eco-friendly eco-friendly

Você realmente sabe o que significa ser eco-friendly?

6 minutos para ler

O que é eco-friendly?

Eco-friendly, em tradução livre do inglês seria algo como “amigável à natureza” ou “amigo da natureza”. Esse termo é utilizado geralmente para se referir a qualquer processo que diminua os impactos negativos no meio ambiente. Isso inclui tanto a reciclagem, o descarte correto de resíduos, a geração de energia limpa, a diminuição de extração de recursos naturais, o reaproveitamento de materiais, a regeneração do meio através de reflorestamento ou reposição de recursos naturais e até mesmo o veganismo.

Você pode conhecer essa expressão por outros nomes como por exemplo:

  • sustentabilidade
  • sustentável
  • ecológico
  • eco
  • verde
  • consumo consciente
  • consumo responsável
  • desenvolvimento sustentável
  • pegada ambiental

Qual a importância de ser eco-friendly?

Ser eco-friendly significa ajudar o meio ambiente diminuindo as práticas que levam a impactos negativos na natureza. E por que isso é importante? Através de processos como os 5 r’s da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar),  é possível que possamos preservar os ecossistemas, não poluir ou, pelo menos, reduzir a poluição das águas, diminuir a emissão de gases tóxicos e diminuir a quantidade de lixo em aterros sanitários.

Tudo isso leva a grandes e inúmeros benefícios, por exemplo, a preservação das florestas, que consequentemente significa preservação dos animais, (sem contar que as plantas que produzem o oxigênio), evitar o desperdício e a poluição de água, que é uma substância tão essencial e importante para as pessoas, animais e plantas, diminuição da erosão da camada de ozônio, impedindo mudanças radicais no clima e no ambiente. 

Como ser eco-friendly?

Nós vamos citar algumas práticas que parecem simples mas que podem ter um grande impacto ambiental. Toda e qualquer prática que respeite e preserve o meio ambiente pode e deve ser feita. Isso é eco-friendly.

Alimentação

A sua alimentação pode sim influenciar no meio ambiente e não é preciso ser vegano para isso. Opte por consumir produtos orgânicos, não desperdice alimentos, reduza os alimentos de origem animal e prefira alimentos de origem vegetal. Aposte na sua própria horta orgânica.

Descarte de lixo

Procure sempre reduzir a quantidade de lixo que descarta, reutilize e recicle seus produtos. Não descarte seu lixo orgânico, em vez disso tente a compostagem, será vantajoso principalmente se já tiver a sua própria horta. Prefira embalagens sustentáveis. Opte por utilizar menos plásticos não recicláveis. Tenha seu próprio kit sustentável, e leve junto com você em sua própria sacola sustentável

Hoje em dia tem muitos objetos fabricados com materiais sustentáveis, que às vezes podemos subestimar, mas é importante para o meio ambiente a diminuição do descarte irresponsável. Por esse motivo substitua suas escovas de dentes e talheres de plástico por escovas e talheres de madeira, use canudos de papel, ou de metal ou de vidro, desse modo diminuindo o consumo de canudos de plástico.

Casa sustentável

Nós sabemos que nem todo mundo mora num local apropriado para ser totalmente sustentável. (A não ser que você more em casas impressas por impressoras 3D, na selva ou em cabanas de bambu. risos). Mesmo assim é possível tornar a sua casa ou seu apartamento um pouco mais eco-friendly com algumas simples práticas como apagar as luzes de cômodos em desuso, fechar a torneira ao escovar os dentes, desligar o chuveiro ao se ensaboar e ao lavar os cabelos.

Você pode também implementar a coleta seletiva em sua residência, reutilizar a água de cisternas, reutilizar e transformar móveis quebrados ou que não são utilizados em novos, praticar a compostagem, separar o lixo, diminuir a quantidade de resíduos, compartilhar espaços, fazer uma horta orgânica (se não tiver muito espaço aposte na horta vertical.)

Empresa sustentável

Se você tem uma empresa, saiba que ela também pode ser eco-friendly. Você pode adotar a prática de compartilhamento de espaços, a redução de lixo, redução de objetos plásticos para opções mais sustentáveis, redução da matéria prima utilizada nos seus meios de produção, utilização de materiais recicláveis e que não contenham crueldade animal. 

Estimule seus funcionários a utilizarem o transporte público ou alternativo, ou ainda é possível implementar uma carona coletiva, com, por exemplo, uma van ou um veículo que suporte mais de cinco pessoas. Aposte em energia limpa, ou seja, energia que venha de fontes renováveis, além de ajudar o meio ambiente você pode economizar na conta de luz.    

Cosméticos e saúde

A área dos cosméticos é onde mais temos opções mais verdes e menos poluentes. Existem várias empresas que fabricam cosméticos sustentáveis de origem 100% vegetal, sem crueldade animal e com embalagens recicláveis. Utilize óleos essenciais, cosméticos veganos e fitocosméticos. Prefira as empresas sustentáveis que estão preocupadas com o meio ambiente.

Transporte

Todos sabemos que ter seu próprio carro é um conforto e um luxo, porém também temos consciência de que os automóveis liberam gases tóxicos na atmosfera. Dito isso, opte por transporte público, ou alternativo como bicicletas, patins, patinetes, até caminhadas. Você pode ir para o trabalho, ou para escola, ou para qualquer lugar do jeito que quiser. Porém se ter um carro é tão importante assim, então faça caronas solidárias, assim pode ter seu próprio veículo, mas ajuda a reduzir um pouco o impacto ambiental e é eco-friendly.

Consumo consciente

Mas de que adianta fazer tudo isso e mesmo assim comprar desenfreadamente? Evite o consumo desnecessário, menos embalagens compradas significa menos lixo. Priorize empresas que se preocupam com o impacto ambiental, que produzem embalagens a partir de material reciclado ou que sejam recicláveis, que não se utilizam de crueldade animal, que não praticam desmatamento, queimadas, extração irresponsável, trabalho forçado ou de menores. Não se esqueça do pequeno produtor que está perto de você, prefira feiras manuais ao invés de grandes empresas.

Se você quiser mais dicas de como ser uma vida sustentável, clique no link.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp