O mundo em que vivemos hoje exige cada vez mais ideias inovadoras e sustentáveis para minimizar os impactos ambientais. Nesse contexto, as embalagens recicláveis chegam para revolucionar o setor e alertar para o consumo consciente.
A maioria dessas embalagens são biodegradáveis ou podem ser recicladas, diminuindo o impacto de acúmulo de resíduos sólidos em locais inadequados. Elas também proporcionam e incentivam a economia circular para a renovação de matérias-primas.
Conheça mais sobre as embalagens sustentáveis e confira alguns exemplos.
O que é uma embalagem reciclável?
Primeiramente, precisamos entender que existe diferença entre embalagem reciclável e embalagem reciclada. Isso porque, na primeira, a sacolinha pode passar pelo processo de reciclagem e se tornar matéria-prima para a indústria novamente.
No segundo caso, vale ressaltar que nem toda embalagem reciclável é de fato reciclada. Isso porque alguns materiais usados em embalagens possuem um processo de reciclagem muito caro, o que acaba não justificando o valor da reciclagem. Em algumas situações, o processo ainda pode gerar um material de baixa qualidade, o que também não compensa para as indústrias.
De maneira geral, as embalagens sustentáveis são utilizadas para substituir aquelas de plásticos que demoram para se decompor, se acumulam nos oceanos e consomem petróleo em sua produção.
Por isso, geralmente elas são feitas com papel reciclado, plásticos biodegradáveis, material orgânico, que não demandam muita energia e recursos naturais em sua produção e que, após o seu descarte, tenham impactos ambientais reduzidos.
Como saber se a embalagem é reciclável?
Geralmente as embalagens industrializadas possuem um símbolo de reciclagem em sua parte inferior. A marcação corresponde ao símbolo universal da reciclagem, ou seja, três setas formando um triângulo. Mas ao contrário do convencional, o símbolo pode ter cores diferenciadas e números em seu interior.
Essa identificação destaca qual o tipo de plástico foi utilizado naquela embalagem e com isso ela pode ser separada para a reciclagem de forma mais objetiva. Para embalagens de papel, vidro, alumínio e demais materiais, também exitem identificações específicas. Confira:
Existem sete tipos de plásticos recicláveis, cada um deles é indicado por um número dentro do triângulo da reciclagem.
- Número 1 – PET (Polietileno Tereftalato);
- Número 2 – PEAD (Polietileno de Alta Densidade);
- Número 3 – PVC (Policloreto de Vinila);Número 4 – PEBD (Polietileno de Baixa Densidade);
- Número 5 – PP (Polipropileno)
- Número 6 – PS (Poliestireno)
- Número 7 – Outros (Policarbonato, ABS, Poliamida e Acrílicos).
- Papel: símbolo universal da reciclagem com bordas pretas e preenchimento na cor branca ou todo preto;
- Vidro: símbolo universal da reciclagem com uma pessoa descartando uma garrafa de vidro em uma lixeira;
- Alumínio: duas setas formando um círculo com as iniciais “Al” no centro;
- Aço: ímã atraindo uma barra de aço;
- Resíduo não reciclável: símbolo universal da reciclagem com uma tarja ou um “x” em cima;
- Descarte seletivo: a imagem é formada pela figura de uma pessoa descartando lixo em uma lixeira contendo o símbolo universal da reciclagem.
As embalagens que possuem esses selos auxiliam o consumidor a encaminhá-las corretamente nos pontos de coleta de resíduo para a reciclagem.
Qual a diferença entre uma embalagem retornável e uma embalagem reciclável?
As embalagens retornáveis e recicláveis são diferentes quanto ao seu destino. Enquanto a retornável geralmente é feita de plástico grosso ou vidro, as recicláveis são destinadas a uso único ou para poucas reutilizações para no fim se tornarem matérias-primas novamente.
Com isso, a escolha para que elas sejam recicláveis ou retornáveis é feita na indústria com o tipo de material usado, sendo um material mais robusto, como o vidro que pode ser reutilizado por até 30 vezes, por exemplo.
O processo para essa reutilização compete em retornar com a garrafa vazia para as indústrias onde elas passam por uma limpeza e um novo envasamento do líquido. Em seguida elas voltam para os comércios e são vendidas com desconto para quem levar os “cascos” vazios.
Quais são as embalagens sustentáveis?
1. ZigPack
Feita para transporte de garrafas de vinho de maneira sustentável. Ela se baseia na teoria dos três pontos de apoio e é confeccionada com papel kraft 100% reciclável e reutilizável.
2. Vin Grâce
Essa é uma embalagem conceito feita de papel texturizado para armazenar o vinho. Ela é mais leve, fácil de carregar e barato de produzir.
3. Koa Organic Water
Esse produto envolve um método de purificação e obtenção de água de frutas e vegetais orgânicos. Esse processo acontece em uma garrafa 100% biodegradável.
4. Plain T
São garrafas de vidro com chá com um design diferenciado e moderno que permite a reutilização para diferentes propósitos.
5. Crest Wine
Possui um design diferenciado para melhorar a visualização do vinho na garrafa. Com isso, ele utiliza um “pescoço” feito de plástico PET e uma caixa para armazenamento de papelão.
6. Leite Orgânico da Delta
A embalagem em si não traz formulações inovadoras, mas apresenta um design chamativo para o consumo de alimentos orgânicos.
7. Redesenhando os Ovos
Essa é uma reformulação das embalagens de ovo que possui um design prático e sustentável. Ela é feita de papelão e um elástico de borracha.
8. Happy Eggs
Essa é uma embalagem conceito feita de feno, a partir de um processo de aquecimento que molda o material. A ideia foi simplificar o modo de uso.
9. Re-Wine
A embalagem em questão é reutilizável e sustentável para proteger garrafas de vinho. É feita de material reciclável e é altamente resistente.
10. Salmão Sitka
A empresa do ramo de pescados desenvolveu uma caixa reutilizável que pode ser compartilhada com amigos e pode ser até guardada.
11. Nezinscot Farm
Essas são embalagens de leite e derivados produzidas para serem orgânicas, sustentáveis e sem rótulos. Com isso, elas são 100% recicláveis, biodegradáveis e feitas com sementes de grama que crescerão onde forem descartadas.
12. CUP.FEE
Essa embalagem é uma mistura de copo e colher portáteis feitos a partir de papel reciclável.
13. Toni’s Eierlikör
Embalagem de bebida produzida com material reciclável, sendo possível ainda a reutilização sem alteração do gosto dos líquidos.
14. Kru 82 Vodka
Garrafa de vodka feita de aço reutilizável, reciclável e à prova de quebra.
15. Nurture, uma embalagem viva
A embalagem foi desenvolvida incorporando as raízes dos alimentos e permitindo que eles cresçam até o consumo.
16. Soy Mamelle
A ideia foi criar uma garrafa de PET ou vidro que imitasse o úbere da vaca para o armazenamento de leite de soja, mostrando leite de soja é idêntico ao leite da vaca.
17. Method
Aqui a ideia foi substituir os propelentes variados de petróleo para a pressurização de ar por sprays armazenados previamente em câmara hermética que, quando usada, lança sua fragrâncias com componentes não tóxicos.
18. Alface verde
A ideia foi produzir uma embalagem sustentável de cartolina para a alface hidropônica.
19. A tinta mais verde
Essa embalagem possui uma bolsa feita de polietileno de baixa densidade que usa 70% menos plástico, revestido de uma capa feita de papel reciclável 100% biodegradável. O material plástico ainda é resistente a reações químicas e materiais corrosivos.
20. Treeson
Essa garrafa foi feita com material biodegradável e livre de toxinas. Ela possui uma ideia de retornar à indústria para realização da biodigestão e assim obter energia e fazer mais garrafas.
21. Elixir
Desenvolvida para ser uma garrafa de vidro prática que vem com copo para consumo.
22. Eco package
Embalagem para temperos frescos feito de papel e fica ecológica. O material ainda é biodegradável.
23. Lata Comprimida Unilever
Tecnologia de compressão que fabrica latas de desodorantes menores para a economia de alumínio.
24. Embalagem isotérmica e biodegradável para champanhe
Essa embalagem é produzida com fécula de batata e papel, é eco friendly e prática para transportar.
25. Drip
Esse é um recipiente flexível, feito de plástico reciclado, resistente e minimiza o desperdício de produto.
26. Garrafa de gelo da Coca-Cola
A ideia foi feita para permitir a bebida gelada por mais tempo. Assim, são feitas garrafas de gelo em moldes de silicone para serem preenchidos com o refrigerante. Para livrar os dedos do congelamento, essas garrafas são embaladas com uma pulseira de borracha vermelha.
Quais tipos de embalagens podem ser recicladas?
Existem alguns tipos de embalagem que podem ser facilmente recicladas. Confira:
Embalagens de vidros
Podem ser reutilizadas em casa ou recicladas com facilidade. Elas não liberam substâncias tóxicas e podem ser transformadas em outra, sem nenhuma perda de matéria-prima. Dessa forma, ela é considerada por muitos a embalagem mais sustentável do planeta.
A cada 10 embalagens de vidro, por exemplo, quatro são recicladas, duas são reutilizadas pelos consumidores e quatro são retornáveis, sendo que estas podem equivaler a 30 embalagens descartáveis, pois são retornadas aos fabricantes após o consumo, envasadas e revendidas novamente por até 30 vezes.
Embalagens de alumínio
As características únicas do metal, aliadas ao comprometimento das empresas da cadeia produtiva do alumínio – da extração de bauxita à reciclagem – contribuem com políticas globais alinhadas a valores de ecoeficiência e de responsabilidade socioambiental.
Além disso, ele é considerado uma embalagem extremamente eficiente, já que alimentos, bebidas, medicamentos produtos de higiene pessoal e de limpeza contam com o alumínio como barreira contra a luz, umidade e impurezas, o que garante a preservação das características, o consumo seguro e o aumento da vida útil dos produtos
Embalagens de cogumelos
Apesar do seu custo alto de confecção, existem embalagens feitas a partir das raízes de cogumelos crescidas em folhas mortas, húmus e uma variedade de substâncias, o que permite obter materiais de diferentes texturas, flexibilidade e durabilidade.
Em parceria de estudantes do Instituto Politécnico Rensselaer com a empresa Ecovative Design, em Nova York eles criaram a embalagem de cogumelos, chamadas de Mycobond.Vendidas sob encomenda no site da empresa, as embalagens são elaboradas com os fungos mycelium, que ficam isolados por uma semana, em local escuro com temperatura ambiente.
Durante a produção da embalagem, as emissões de gás carbônico são dez vezes menores do que na fabricação das embalagens convencionais e utiliza uma quantidade de energia oito vezes inferior à necessária para produzir embalagens convencionais.
Embalagens de papel reciclado
As embalagens de papel reciclado também são embalagens sustentáveis. Elas são desenvolvidas principalmente para exercer a função de proteção de utensílios que precisam ser carregados. Os principais benefícios das embalagens de papel reciclado são a potencialização do tempo de vida do produto e a maximização do valor extraído das matérias-primas. Outra vantagem é a energia economizada.
Embalagens de bagaço de cana de açúcar
Uma jovem curitibana percebeu que as plantações produzem cerca de 200 mil toneladas de bagaço todos os anos e decidiu utilizar todo esse bagaço para substituir as embalagens de isopor.
As embalagens foram criadas para frutas, bebidas e hortaliças feitas a partir de painéis de bagaço de cana. A bandeja criada pela jovem está em processo de patenteamento, e ela espera que o mercado se interesse em comprar sua invenção
Embalagens de plástico PLA
O plástico PLA (poliácido láctico) é um polímero sintético termoplástico que vem substituindo os plásticos convencionais em diversas aplicações. Para se ter uma ideia, ele pode ser usado em embalagens alimentícias, embalagens cosméticas, sacolas plásticas de mercado, garrafas, canetas, vidros, tampas, talheres, frascos, copos, bandejas, pratos, filmes para a produção de tubetes, filamentos de impressão 3D, dispositivos médicos, tecidos não-trançados.
Em comparação aos plásticos convencionais, tais como o poliestireno (PS) e polietileno (PE), que demoram de 500 a 1000 anos para se degradarem, o PLA ganha em disparada, pois sua degradação leva de seis meses a dois anos para acontecer. E quando é descartado corretamente, transforma-se em substâncias inofensivas porque é facilmente degradado pela água
Embalagens de fibra de coco
As embalagens sustentáveis de fibra de coco foram desenvolvidas principalmente para embalar alimentos e não são nocivas ao organismo humano,diferente de alguns tipos de plástico.
São embalagens sustentáveis pois não demandam muita tecnologia para serem desenvolvidas, são feitas a partir de matéria-prima nacional, podem voltar para a fábrica para serem recicladas e podem ser biodegradadas se colocadas no solo.
Embalagens de metal
As embalagens de metal são ótimos produtos para a reciclagem, uma vez que esse material é amplamente usado pelas indústrias. Com isso, elas podem ser reaproveitadas e inseridas no mercado produtivo.
Exemplos de embalagens de metal reciclável são: latas de alumínio ou aço, tampas de metal, tampas metálicas de potes de iogurte ou manteigas e papel alumínio.
Embalagem reciclável: exemplos de empresas que já aderiram
Algumas empresas já começaram a aderir às embalagens sustentáveis para minimizar o impacto ao meio ambiente. Confira alguns exemplos:
Veuve Clicquot
Veuve Clicquot é uma marca de champanhe de luxo, produzido na França, reconhecida pelo distinto rótulo laranja em sua garrafa. Na primeira versão de embalagens sustentáveis, a marca usou uma mistura de batata, fibras naturais, papel e água, e criou uma embalagem ecológica que é também isotérmica.
Em uma segunda versão, criada para a campanha “Naturally Clicquot”, a Veuve Clicquot conseguiu usar um subproduto de sua própria produção para fazer embalagens, utilizando então, as cascas de uva foram com fibras naturais e água para criar caixas de vinho.
Parkside Industries Corp
Essa marca dos Estados Unidos desenvolveu uma espécie de filme plástico biodegradável à base de pasta de madeira extraída das árvores de eucalipto. O produto elaborado poderia melhorar as condições de armazenagem, já que evita umidade e o contato dos alimentos com o oxigênio.
Caixa de água criada por Will Smith
Todas as pessoas, não importa se famosas ou não, vem se incomodando com a quantidade de plástico produzida e mal descartada em todo o planeta. Jaden, filho de Will Smith percebeu, durante a atividade de surf que a grande quantidade de plástico no mar e resolveu tomar uma decisão com ajuda dos pais.
Em 2015, ele fundou a JUST Water, vendendo água de origem responsável do interior de Nova York, embalada em uma garrafa feita com 82% de recursos renováveis e 100% reciclável. Recentemente, chegou no Brasil a água em caixinha, que é sucesso nos Estados Unidos, a embalagem é 100% reciclável e a tampa, ao invés de plástico, é feita de cana-de-açúcar brasileira substituindo o plástico.
A água embalada vem 100% de nascente e naturalmente alcalina, isso a torna uma água muito saudável, de pH8, a embalagem é reutilizável e vem com um campo para você colocar seu nome. O custo é de R$ 7,90 por 500 ml e pode ser encontrada em vários supermercados, incluindo a rede Pão de Açúcar.