fbpx
embalagens sustentáveis

Embalagens sustentáveis: o que são, exemplos, vantagens e importância

Conheça os tipos de embalagem sustentáveis e as marcas que a utilizam 

Já existem diversos tipos de embalagens sustentáveis, feitas com papel reciclado, plásticos biodegradáveis, material orgânico, que não demandam muita energia e recursos naturais em sua produção e que, após o seu descarte, tenham impactos ambientais reduzidos. Essas embalagens são utilizadas para substituir aquelas de plásticos que demoram para se decompor, se acumulam nos oceanos e consomem petróleo em sua produção. 

Ser sustentável faz parte da nova geração, tanto na visão dos consumidores, tanto na visão das marcas. As empresas, a fim de conquistar os seus clientes, estão apostando nas embalagens sustentáveis como tentativa de ser ecologicamente corretas e de inovar para proporcionar ao seu cliente uma melhor experiência.

 A sustentabilidade se tornou uma prioridade na vida da maioria das pessoas e a tendência é só aumentar, mas é verdade que com alimento não se brinca, por isso, o setor de alimentos tem o grande desafio de manter a qualidade de seus produtos e existem diversas regulações para garantir a segurança dos consumidores. Para isso o artigo 8º da Lei n. 9782/99 atribuiu à ANVISA a responsabilidade de regulamentar, controlar e fiscalizar o uso de embalagens no setor de alimentos.

Por exemplo, para as embalagens feitas de alimentos, é necessária uma documentação e comprovação da qualidade dos processos produtivos mais rígida do que para embalagens em geral ou embalagens que não entram em contato direto com o alimento. Isso faz com que as opções de embalagens sejam mais restritas e dificulta a implementação em escala de novas tecnologias. 

Mas apesar disso, existem várias outras possibilidades de embalagens recicláveis .

Embalagens sustentaveis

8 principais embalagens recicláveis:

Embalagens de vidros

Apesar das embalagens de vidros utilizarem areia em sua produção, elas são facilmente reutilizadas em casa, não liberam substâncias tóxicas e podem ser recicladas e transformada em outra, sem nenhuma perda de matéria-prima. dessa forma, ela é considerável por muitos a embalagem mais sustentável do planeta.A cada 10 embalagens de vidro, por exemplo, quatro são recicladas, duas são reutilizadas pelos consumidores e quatro são retornáveis, sendo que estas podem equivaler a 30 embalagens descartáveis, pois são retornadas aos fabricantes após o consumo, envasadas e revendidas novamente por até 30 vezes

Embalagens de aluminio 

 O alumínio também é considerado como uma ótima solução para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis.As características únicas do metal, aliadas ao comprometimento das empresas da cadeia produtiva do alumínio – da extração de bauxita à reciclagem – contribuem com políticas globais alinhadas a valores de ecoeficiência e de responsabilidade socioambiental.

 Além disso, ele é considerado uma embalagem extremamente eficiente, já que alimentos, bebidas, medicamentos produtos de higiene pessoal e de limpeza contam com o alumínio como barreira contra a luz, umidade e impurezas, o que garante a preservação das características, o consumo seguro e o aumento da vida útil dos produtos

Embalagens de cogumelos

Apesar do seu custo alto de confecção, existem embalagens feitas a partir das raízes de cogumelos crescidas em folhas mortas, húmus e uma variedade de substâncias, o que permite obter materiais de diferentes texturas, flexibilidade e durabilidade. Além de biodegradável, o material pode ser comestível, dependendo do tratamento que receber.

Em parceria de estudantes do Instituto Politécnico Rensselaer com  a empresa Ecovative Design, em Nova York eles criaram a embalagem de cogumelos, chamadas de Mycobond.Vendidas sob encomenda no site da empr

esa, as embalagens são elaboradas com os fungos mycelium, que ficam isolados por uma semana, em local escuro com temperatura ambiente. 

Durante a produção da embalagem, as emissões de gás carbônico são dez vezes menores do que na fabricação das embalagens convencionais e processo de fabricação utiliza uma quantidade de energia oito vezes inferior à necessária para produzir embalagens convencionais. 

Embalagem cogumelo

Embalagens de papel reciclado

As embalagens de papel reciclado também são embalagens sustentáveis. Elas são desenvolvidas principalmente para exercer a função de proteção de utensílios que precisam ser carregados. Os principais benefícios das embalagens de papel reciclado são a potencialização do tempo de vida do produto e a maximização do valor extraído das matérias-primas. Outra vantagem é a energia economizada.

Embalagens de bagaço de cana de açúcar

Uma jovem curitibana percebeu que  as plantações produzem  cerca de 200 mil toneladas de bagaço todos os anos e decidiu utilizar todo esse bagaço para substituir as embalagens de isopor.

As embalagens foram criadas para frutas, bebidas e hortaliças feitas a partir de painéis de bagaço de cana. A bandeja criada pela jovem está em processo de patenteamento, e ela espera que o mercado se interesse em comprar sua invenção

Embalagens de plástico PLA

       O plástico PLA (poliácido láctico) é um polímero sintético termoplástico que vem substituindo os plásticos convencionais em diversas aplicações. Para se ter uma ideia, ele pode ser usado em embalagens alimentícias, embalagens cosméticas, sacolas plásticas de mercado, garrafas, canetas, vidros, tampas, talheres, frascos, copos, bandejas, pratos, filmes para a produção de tubetes, filamentos de impressão 3D, dispositivos médicos, tecidos não-trançados e outras coisas mais. 

Em comparação aos plásticos convencionais, tais como o poliestireno (PS) e polietileno (PE), que demoram de 500 a 1000 anos para se degradarem, o PLA ganha em disparada, pois sua degradação leva de seis meses a dois anos para acontecer. E quando é descartado corretamente, transforma-se em substâncias inofensivas porque é facilmente degradado pela água

Embalagens de fibra de coco

As embalagens sustentáveis de fibra de coco foram desenvolvidas principalmente para embalar alimentos e não são nocivas ao organismo humano,diferente de alguns tipos de plástico.São embalagens sustentáveis pois não demandam muita tecnologia para serem desenvolvidas, são feitas a partir de matéria-prima nacional, podem voltar para a fábrica para serem recicladas e podem ser biodegradadas se colocadas no solo.

Sem embalagem: a real sustentabilidade 

Apesar de serem opções interessantes, o uso de embalagens sustentáveis não é o ideal. O certo é reduzir ao máximo a sua produção de embalagens. Sempre que possível,é necessário conscientizar  e reduzir a produção de resíduos. Mesmo se forem ecológicos e biodegradáveis, esses materiais podem escapar para a natureza e causar poluição.

 É verdade que existe uma certa resistência em abandonar as embalagens, uma vez que  são úteis e importantes  para auxiliar as pessoas na vida corrida e moderna. Mas vale sempre lembrar que o melhor jeito de evitar os danos causados por elas é não usá-las.

Embalagem Fibra de Coco

Exemplos de empresas que aderiram embalagens sustentáveis 

Veuve Clicquot 

Veuve Clicquot  é uma marca de champanhe de luxo, produzido na França, reconhecida pelo distinto rótulo laranja em sua garrafa.Na primeira versão de embalagens sustentáveis, a marca  usou uma mistura de batata, fibras naturais, papel e água, e criou uma embalagem ecológica que é também isotérmica.

 Em uma segunda versão, criada para a campanha “Naturally Clicquot”, a Veuve Clicquot conseguiu usar um subproduto de sua própria produção para fazer embalagens, utilizando então,  as cascas de uva foram com fibras naturais e água para criar caixas de vinho.

 Parkside Industries Corp

Essa marca dos Estados Unidos  desenvolveu uma espécie de filme plástico biodegradável à base de pasta de madeira extraída das árvores de eucalipto. O produto elaborado poderia melhorar as condições de armazenagem, já que evita umidade e o contato dos alimentos com o oxigênio.

Caixa de água criada por Will smith 

Todas as pessoas, não importa se famosas ou não, vem se incomodando com a quantidade de plástico produzida e mal descartada em todo o planeta. Jaden, filho de Will Smith percebeu, durante a atividade de surf que a grande quantidade de plástico no mar e resolveu tomar uma decisão com ajuda dos pais. 

Em 2015, ele fundou a JUST Water, vendendo água de origem responsável do interior de Nova York, embalada em uma garrafa feita com 82% de recursos renováveis e 100% reciclável. Recentemente, chegou no Brasil a água em caixinha, que é sucesso nos Estados Unidos, a embalagem é 100%  reciclável e a tampa, ao invés de plástico, é feita de cana-de-açúcar brasileira substitui o plástico. 

A água embalada vem 100% de nascente e naturalmente alcalina, isso a torna uma água muito saudável, de pH8, a embalagem é reutilizável e vem com um campo para você colocar seu nome.O custo é de R$ 7,90 por 500 ml e pode ser encontrada em vários supermercados, incluindo a rede Pão de Açúcar.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Billa Pop-Up