fbpx
kit sustentavel

Kit Sustentável: conheça os itens que podem salvar o planeta

Kit sustentável: conheça os principais produtos que ajudam salvar o planeta.

Conhecer melhor os produtos que fazem parte do kit sustentável é o primeiro passo para alinhar consumo e meio ambiente. Além disso, fará com que você pense diferente sobre os itens usados em seu dia a dia, o que podemos mudar para garantir a sustentabilidade e vida futura. 

Veja os produtos que fazem parte de um KIT sustentável!

Canudo ecológico: útil, portátil e salva o meio ambiente

Duas frases serão suficientes para que você nunca mais use o canudo de plástico:  

1º) O canudo de plástico descartável representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente.

2º) Seria possível dar uma volta na Terra de mais de dois metros de altura com os canudos de plástico consumidos pelos brasileiros em um ano”.

Essas duas frases já são o  suficiente para convencer todo mundo sobre não usar os canudos de plástico. Uma alternativa para substituir o canudo de plástico, seria os  canudos ecológicos. Esse representa  uma opção com menor impacto ambiental que têm sido adotado por várias pessoas que pensam no meio ambiente, já que é uma opção  duradoura e não descartável. 

Em  torno de 20 cidades brasileiras, já transformaram esse combate aos canudos de plástico em lei e as pessoas adotaram os canudos ecológicos, como por exemplo de bambu, inox, vidro, palha. 

Mas você já parou para pensar se o canudo, seja ele de metal ou de plástico, é mesmo necessário? O ideal  seria consumir a bebida diretamente do copo ( de preferência, não descartável), assim não estaríamos contribuindo para os dados impactantes.

Copo de silicone : agente de transformação de comportamento

Os números relacionados com os copos de plásticos ainda são assustadores. O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano e que não são recicláveis Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), são consumidos por volta de 720 milhões de copos descartáveis por dia, no Brasil. E os dados e as pesquisas sobre isso não param. Há estudos que apontam que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. 

Esses dados já seriam suficientes para convencer qualquer um a nunca mais utilizar um copo de plástico. Fato é que em qualquer segmento, o principal caminho rumo a uma vida mais sustentável é a redução de lixo. (Conheça como a logística reversa pode ajudar na redução do lixo).

Dessa forma, entra em evidência o copo de silicone que já é considerado um  agente de transformação de comportamento, porque, além de substituir o copo de plástico e não ser descartável,  quando as pessoas usam o copo, elas passam a reparar em outros lixos

Dessa forma, reduzem ainda mais a quantidade de resíduos em outros aspectos da vida delas, passando a ter uma consciência maior quanto ao seu papel na preservação da natureza e de autorresponsabilidade.

Então lembre-se , a mudança de hábitos começa por você . 

Algumas dicas para você nunca mais utilizar o copo de plástico, ter uma rotina mais sustentável e uma vida mais consciente :

  • Não se esqueça de andar sempre com o seu copo reutilizável dentro da bolsa;
  • Prefira um copo de plástico durável , que você consiga utilizar por muitas vezes 
  • No trabalho ou na aula  adote uma caneca ou copo para chamar de seu;
  • No restaurante: opte por copos duráveis, caso o restaurante/lanchonete ofereça de plástico descartável, peça um de vidro e explique o motivo pelo qual você está fazendo esta troca, às vezes rende até uma boa conversa sobre o assunto

Ecobag: um item do kit sustentável que não pode faltar

Com as sacolas de plásticos, os números não são menos assustadores do que os canudos e os copos plásticos. Segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA), mais de 3 trilhões de sacolas plásticas são consumidas a cada ano em todo o mundo. Os Estados Unidos usam 380 bilhões de sacolas plásticas por ano e são necessários 12 milhões de barris de petróleo para fabricar esses saquinhos. No Brasil são distribuídas cerca de 1,5 milhão de sacolinhas a cada hora, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Ou seja, 13 bilhões de sacos plásticos por ano.

Lembrando que essas sacolas de plásticos não são biodegradáveis, elas chegam causando um volume enorme nos aterros e demorando mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente a conscientização para o uso das ecobags se torna ainda mais importante para a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e para a diminuição do impacto ambiental.

Por isso, as ecobags estão cada vez mais na moda e estão sendo utilizadas para substituir as sacolas de plásticos.  Elas são feitas geralmente de algodão ou outros materiais considerados sustentáveis e  biodegradáveis.As ecogabs são reutilizáveis para consumo, podendo ser lavadas e usadas em diferentes situações do dia a dia. Em média, estima-se que uma ecobag dure cinco anos, tempo em que uma única pessoa utilizaria cerca de mil sacolas plásticas.

Além desses dados que comprovam o grande impacto que a sacola de plástico tem no ambiente,  aqui vão 5 motivos para você adquirir as ecobags:

  • MAIS RESISTENTES E SEGURAS

Elas são mais confortáveis de carregar

  • MAIS ECONOMIA

             Em muitas capitais do Brasil, as sacolas de plásticos são pagas 

  • ESPALHE A IDEIA DO RESPEITO AO MEIO AMBIENTE SEM ESFORÇO

Importante ser um influenciador das ideias sustentáveis 

  • VERSATILIDADE

As ecobags são utilizadas para sair, ir a praia, ir ao shopping, passeio com as crianças

  •    ECOBAGS 100% NATURAIS

Se sua ecobag for feita integralmente de algodão, ela irá durar muito e não terá impacto algum no meio ambiente.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.