fbpx
vida sustentável

Vida sustentável: como ter hábitos saudáveis e que ainda ajude o meio ambiente

Vida sustentável é a prática de reduzir sua demanda por recursos naturais, certificando-se de substituir o que você usa da melhor maneira possível. Às vezes, isso pode significar não optar por consumir um produto fabricado usando práticas que não promovem a sustentabilidade, e às vezes significa mudar a maneira como você faz as coisas para começar a se tornar uma parte mais ativa do ciclo da vida.

Todos sabemos que as mudanças climáticas , o aquecimento global, o esgotamento da camada de ozônio e o esgotamento de recursos são reais e seu impacto na vida humana e animal pode ser devastador. É uma oportunidade para as pessoas adotarem ações de vida sustentável que podem ajudá-las a reduzir sua pegada de carbono ou impacto ambiental, alterando seu estilo de vida .

Medidas simples, como usar o transporte público com mais frequência, reduzir o consumo de energia, tornar-se mais ecológico, podem ajudar bastante a reduzir o impacto ambiental e tornar este planeta um lugar limpo e seguro.

Atitudes para uma vida sustentável

Deseja começar a praticar uma vida sustentável? É mais fácil do que você pensa. Embora existam várias maneiras de viver e praticar uma vida sustentável, aqui estão mais de 25 ideias rápidas e fáceis para viver uma vida sustentável .

1. Torne-se membro de uma horta comunitária

Não se trata apenas de cultivar sua própria comida, ser membro de uma horta comunitária ajuda a promover a sustentabilidade vida em sua área. Os jardins criam espaços verdes e os resíduos do jardim podem ser plantados e devolvidos para apoiar o solo saudável.

Espaços verdes não são importantes apenas para o seu estado de espírito; nas áreas urbanas, eles podem desempenhar um papel importante na compensação das emissões de carbono.

2. Pratique o minimalismo

Minimalismo não significa viver sem nada, significa que você está se certificando de que tudo o que você possui e usa é colocado em seu objetivo máximo.

Isso significa resíduos também. Com um estilo de vida minimalista , você reciclará mais e estará mais atento aos itens que você apoia que estão sendo produzidos para que a sustentabilidade seja enfatizada.

3. Troque as luzes da sua casa

Alterando a iluminação da sua casa das lâmpadas tradicionais para CFL, usando clarabóias e mais luz natural, você reduzirá significativamente a demanda por recursos energéticos. O uso de  fontes de luz duradouras e com baixo  consumo de energia também reduz substancialmente a quantidade de resíduos que entra em  aterros sanitários .

4. Torne-se mais eficiente com suas tarefas

Você não precisa comprar um híbrido para reduzir sua dependência de combustíveis fósseis . Ao optar por se tornar mais eficiente com suas tarefas, você pode criar um sistema de vida sustentável, baseado na redução do número de recursos naturais que você consome.

5. Comece a usar produtos de limpeza naturais

Demore uma hora para pesquisar algumas opções caseiras para produtos de limpeza naturais. O vinagre e a água podem limpar a maioria das superfícies, e a saponina da quinoa é um detergente natural para a roupa.

Ao usar produtos de limpeza naturais, você reduz a quantidade de embalagens plásticas sendo feitas e o número de produtos químicos que estão sendo introduzidos no sistema de água.

6. Gaste mais tempo lendo e jogando

Você deve estar se perguntando como isso pode fazer parte da vida sustentável. Tocar, ler ou cantar não precisa de energia. Ao reduzir sua dependência de formas de entretenimento que exijam energia e  recursos naturais , você pode ajudar a reduzir a demanda e drená-las.

7. Tente manter um horário de sono mais natural

Entrar em um horário de sono natural significa tornar-se mais sintonizado com a luz natural do dia. Isso não é apenas melhor para sua saúde, mas também começará a diminuir a quantidade de energia que você usa enquanto está em atividade.

8. Reduzir, reutilizar e reciclar

Reduza sua necessidade de comprar novos produtos. Se houver menos desperdício, haverá menos para reciclar ou reutilizar . Aprender a reutilizar itens ou redirecioná-los para uso diferente do que eles se destinam é essencial na hierarquia de resíduos.

Recicle garrafas de vidro velhas ou latas de alumínio. Mantenha uma lixeira em sua casa e tente fazer mais viagens para a estação de reciclagem do que para o aterro .

9. Andar de bicicleta ou carona para o trabalho

Quanto menos uso pessoal do seu carro você fizer, mais você e o meio ambiente serão beneficiados. A vida sustentável não apenas promove a sustentabilidade, reduzindo a poluição e o consumo de recursos naturais; caminhar ou andar de bicicleta para o trabalho também melhorará sua saúde e reduzirá a pressão sobre os recursos de saúde pública.

Até o compartilhamento de carros auxilia a sustentabilidade, pois pode proporcionar um maior meio social que pode melhorar a qualidade de vida. A ciência descobriu que há uma conexão direta entre sua qualidade de vida e a sustentabilidade da vida que você escolherá levar.

10. Desconecte o dispositivo quando não estiver em uso

A maioria dos dispositivos eletrônicos continua consumindo eletricidade, mesmo quando estão desligados. Para reduzir o uso de energia , basta puxar o plugue quando não estiver em uso. Isso ajudará você a economizar energia e reduzir sua conta mensal de eletricidade.

11. Compre a casa do tamanho certo

Praticantes de vida sustentável conduzem suas vidas de maneira consistente com a sustentabilidade. Entre muitas maneiras de promover a sustentabilidade, uma delas é comprar uma casa menor, que consumirá menos energia em comparação com uma casa grande. Você gastará menos em iluminação, móveis e móveis em geral.

Você pode até comprar itens em brechós e doá-los novamente quando não forem mais necessários. Faça uso de idéias e técnicas de construção de casas verdes ao construir uma nova casa.

12. Use a luz do dia o máximo possível

A luz solar é gratuita e não custa nada. O uso da luz solar durante o dia ajuda a reduzir a dependência de combustíveis fósseis para produzir eletricidade, e as lâmpadas e os tubos vão durar mais tempo.

13. Parar correio indesejado

Economize recursos naturais recusando bilhões de correspondências indesejadas e simplifique sua vida. Vários sites oferecem serviço gratuito para optar por não receber catálogos, cupons, ofertas de cartão de crédito, listas telefônicas, circulares e muito mais. Ajuda a reduzir a desordem, proteger a privacidade e salvar o meio ambiente. 

14. Pratique manter um orçamento de “balanço energético zero”

Um orçamento equilibrado de energia zero significa que o que você recebe, você também os devolve. É realmente o  núcleo de toda a vida sustentável . Se você pratica manter um orçamento com um balanço energético zero, ficará surpreso com a forma como seus hábitos de consumo mudarão e reduzirão sua marca no mundo.

15. Mude seus hábitos de lavagem

Este é importante para alcançar uma vida sustentável. Lavamos tudo demais.

Não apenas a ciência descobriu que nossa ênfase excessiva em ser limpo reduziu nossa resistência imune natural a doenças (que requerem exposição a bactérias para se desenvolver), mas cada pessoa gasta uma quantidade enorme de água quando toma banho, lava a louça ou lava a roupa.

Pratique tomar banhos curtos e regulares, lavar a louça em uma pia de água e depois enxaguar e reduzir a quantidade de roupa que você lava.

16. Escolha energia renovável

A escolha de energia renovável em detrimento de combustíveis fósseis é uma ótima maneira de parar as mudanças climáticas e fazer sua parte para que as coisas aconteçam. Instale painéis solares para aquecimento solar de água.

Explore as opções para obter crédito tributário do governo. Fale com a sua concessionária se há alguma maneira de adicionar energia limpa à rede para compensar sua pegada de carbono .

17. Compre produtos com menos embalagem

Sempre que você sai para fazer compras, sempre compre produtos com menos embalagem. O excesso de embalagem vai para o lixo e, a partir daí, vai para os  aterros sanitários  na maioria dos casos. Além de contaminar ainda mais  o meio ambiente,  também apresenta sérios efeitos à saúde de seres humanos e animais.

18. Abandone o plástico

O plástico nunca vai embora. Leva milhões de anos para o plástico se decompor. O plástico pode ser encontrado girando nas superfícies do oceano. Isso afeta muito a vida marinha . Todos os anos, um grande número de mamíferos, focas e aves marinhas é morto após ingerir plástico ou se enroscar nele.

É hora de todos nós mudarmos para sacolas reutilizáveis quando compramos e descartamos garrafas de água plásticas usadas uma vez.

19. Ignorar itens de uso único

Encontramos itens de uso único no dia a dia. Itens descartáveis, como canudos de plástico, papel higiênico, toalhas de papel, sacolas plásticas , talheres de plástico , são uma grande maldição para o meio ambiente. Talvez você não consiga remover todos os itens, mas certamente poderá reduzir o uso de alguns desses itens.

20. Substitua todos os descartáveis ​​possíveis

Identifique produtos descartáveis ​​que podem ser substituídos por reutilizáveis. A lista inclui toalhas, sacolas de compras, máquinas de barbear, xícaras, pratos, armazenamento de alimentos, fraldas, baterias, canetas para escrever, cartuchos de tinta, filtros de café, filtros de forno ou de ar condicionado, etc.

Você pode comprar produtos recondicionados, locais ou usados ​​sempre que possível.

21. Leve suas próprias sacolas reutilizáveis

Sempre que você for a um mercado local ou a um shopping próximo para fazer compras, sempre leve suas sacolas reutilizáveis. Nunca é uma vergonha carregar uma sacola reutilizável junto com você. Em vez disso, mostra o quanto você se preocupa com o meio ambiente e como está ansioso para viver uma vida sustentável.

22. Use tecnologias sustentáveis

Faça uso de baterias recarregáveis. Mude para um mecanismo de pesquisa sustentável como o  Ecosia . Eles usam 100% de energia renovável e usam parte de seus lucros para plantar árvores.

Use carregadores de energia solar. Doe seus dispositivos antigos para crianças pobres ou ONGs. Descarte seus itens eletrônicos nos programas locais de reciclagem de resíduos.

23. Observe um eco-sábado

Um único dia ou tarde ou pelo menos uma hora por semana, defina seu próprio tempo e dê uma pausa a si e ao planeta. Durante esse período, não compre nada, não use máquinas, não troque itens elétricos, não cozinhe, não atenda o telefone, significa que não use recursos.

A cada hora em uma semana reduz suas emissões de carbono em 0,6% ao ano. Se você se comprometer a quatro horas por semana, isso representa 2,4% e, durante um dia inteiro, o impacto de cada semana será de 14,4% ao ano.

24. Compartilhe com amigos ou peça emprestado

Coisas como livros, revistas, filmes, jogos e jornais podem ser facilmente compartilhadas entre amigos e vizinhos. Da mesma forma, se você precisar de algo temporariamente, pergunte se um amigo ou vizinho o emprestará. O compartilhamento e o empréstimo podem facilmente ir lado a lado.

25. Tenha uma casa sem árvores

Substitua os guardanapos de papel e toalhas por guardanapos / toalhas de pano. Você pode até usar suas camisetas velhas, como toalhas, guardanapos, esfregões, espanador e muitas outras opções que você precisa. Apenas lave e reutilize.

Instale um bidê e complemente com papel higiênico reciclado, 100% pós-consumo, sem alvejante.

Reutilize envelopes, invólucros, a frente de cartões-presente ou cartões-postais e qualquer outro material de papel recebido, convertendo-os em bloco de notas ou caderno de mensagens para fazer anotações ou para deixar uma mensagem, fazer uma lista de compras ou fazer seus cartões.

Alterne para um organizador digital para rastrear listas de tarefas e compras ou usar papéis artesanais.

Leia livros, revistas e jornais da biblioteca local ou on-line (muitos têm boletins por e-mail).

Imprima documentos em papel usado uma vez, nos dois lados ou em papel reciclado sem lixívia.

26. Remodelar com algumas opções de construção ecológica

Existem alguns materiais de revestimento ecológicos, como fardos de palha, bambu, linóleo verdadeiro (natural), madeira usada anteriormente (obras de vindima ou madeira) e até espiga.

Outras maneiras são ecocimento, janelas com eficiência energética,  isolamento verde , aquecedor de água movido a energia solar, eletrodomésticos Energy Star e banheiros de menor fluxo.

27. Faça o seu próprio

Hoje em dia, o bricolage é muito popular na internet. Faça uso disso. Faça seus próprios produtos de limpeza caseiros não tóxicos, produtos naturais para o corpo, produtos para cuidados pessoais e outros produtos utilitários. 

28. Finalmente sua comida

” O mundo está produzindo o tipo errado de comida, por um processo que deixa milhões de pessoas sem terra, sem teto, sem dinheiro e incapazes de se alimentar “. Anita Roddick.

Uma dieta vegana é uma maneira poderosa de melhorar sua saúde, ajudar a garantir que todos tenham o suficiente para comer e ajudar a proteger nosso meio ambiente . Portanto, mude para uma dieta sem animais.

A pecuária é uma das maiores fontes de gases de efeito estufa responsáveis ​​por 18% das emissões globais de gases de efeito estufa medidas em equivalentes de CO2.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.