fbpx
Empresa Sustentavel

Empresas sustentáveis: as tops 5 do Brasil e as tops 20 do mundo

A sustentabilidade empresarial é o nome que se dá para o conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente, aliando sempre o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida. Por isso, empresas sustentáveis tem sido a pauta do momento.

 Nos últimos anos, muitas empresas fizeram um enorme progresso em termos de sustentabilidade já que esse assunto se tornou uma preocupação para o consumidor final. Segundo a mais recente pesquisa ambiental da Tetra Pak, dois terços dos consumidores optam conscientemente por evitar marcas ou itens específicos , devido a preocupações ambientais, um número que aumentou 26% nos últimos seis anos.

Os grandes impactos da atividade humana, principalmente a industrial, sobre a natureza já provocaram danos profundos e alguns irreversíveis. Por isso, é importante destacar aquelas empresas que tem a preocupação socioambiental e procuram ser sustentáveis, ou seja,  equilibrar seu desenvolvimento para ter um impacto negativo mínimo em seu ambiente global e local.

Ao longo da história, diversos acontecimento demonstraram como a produção irresponsável pode gerar danos irreversíveis à natureza e à sociedade em geral. Trabalhar de forma que não prejudique o ambiente e conciliar produzir com poluir é  o novo desafio das empresas sustentáveis do século XXI.

Empresa Sustentavel

As 5 empresas mais sustentáveis do Brasil 

1.Natura Cosméticos – um grande case nacional de empresa sustentável

A Natura é reconhecida por ser uma fabricante de produtos de beleza , tem um verdadeiro  processo de branding utilizando os conceitos de sustentabilidade como estratégia. Para isso, a marca utiliza boas estratégias de marketing e projetos colaborativos com comunidades tradicionais. A Natura desenvolve parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais do país: castanha do pará, erva doce, dentre outros.

As causas e as escolhas que a empresa faz é com o objetivo de  deixar o mundo mais bonito e ser uma empresa sustentável:

  •  Amazônia Viva
  •  Mais Beleza
  •  Menos Lixo 
  • Cada Pessoa Importa. 

Para defendê-las,  eles criaram uma série de compromissos, definidos no documento Visão de Sustentabilidade 2050.Além disso, eles investiram em um modelo de desenvolvimento que valoriza o manejo da Floresta Amazônica e práticas agrícolas sustentáveis, combatendo o desmatamento.

 É por isso, entre outras razões, que eles fazem parte do movimento B-Corp – grupo mundial de empresas que unem lucro com benefícios socioambientais – e a marca Ekos tem o selo UEBT (Union for Ethical Biotrade), que reconhece que usam ingredientes de origem sustentável e mantém uma relação ética com comunidades fornecedoras.

90% de nossas fórmulas são feitas com ingredientes naturais e, portanto, renováveis. Eles unem  os ativos mais eficazes da biodiversidade brasileira com as substâncias mais potentes da ciência mundial. Também os produtos não são testados em animais desde 2006. Para eles, natureza, beleza e tecnologia podem e devem caminhar juntas

A empresa é guiada pelo compromisso de desenvolver produtos que expressam valores e práticas sustentáveis, por isso, existe um documento chamado visão 2050 com todas as  metas a médio e a longo prazo da empresa.

Natura

2. Unilever

A Unilever é uma multinacional anglo-holandesa que possui diversos produtos e marcas bastante conhecidos pelos clientes no país. Ela é uma das líderes mundiais quando o assunto é empresas sustentáveis.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever está centrado em três grandes áreas: saúde e bem-estar, meio ambiente e melhores condições de vida e trabalho. 

Saúde e bem-estar é o ponto inicial. Ao promover uma boa nutrição e uma boa higiene, os produtos têm um impacto positivo em dois dos maiores desafios da saúde no mundo: a doença cardiovascular e a diarréia. 

Com relação ao meio ambiente, a Unilever vai se concentrar na redução dos gases de efeito estufa, no melhor aproveitamento da água, no tratamento dos resíduos e em recursos agrícolas sustentáveis. 

A escolha desses tópicos se deve aos seguintes fatores: 

Gases de efeito estufa (GEE): porque a maioria dos produtos – sabonetes, xampus e itens de lavanderia – são usados com água aquecida e, portanto, consomem muita energia. 

Água: porque é necessária em grandes quantidades na cadeia de suprimentos agrícolas, e porque as pessoas precisam dela quando utilizam quase todos os produtos da Unilever. 

Resíduos: porque a empresa compra mais de 2 milhões de toneladas de embalagem por ano. 

Recursos agrícolas sustentáveis: porque metade das matérias-primas é de origem agrícola e florestal. 

Como expectativa, a grande meta da empresa é reduzir pela metade, até 2020, a pegada ambiental relacionada à fabricação e ao uso de produtos, à medida que o negócio cresce, com foco na redução dos GEE, em eficiência no uso da água, na redução de resíduos e no uso de recursos sustentáveis. 

3. Nestlé

A Nestlé é uma gigante suíça especializada na produção de alimentos. Suas marcas são reconhecidas nos mais diversos países, além de serem sinônimos de responsabilidade socioambiental. 

Com um escore geral de 92/100 (pdf, 600 Kb), a Nestlé recebeu os melhores escores da indústria em todas as três dimensões: Econômica, Social e Ambiental.

O Índice elogiou a empresa por suas “medidas extraordinárias” para inserir os direitos humanos em suas políticas de gestão de fornecedor, bem como por sua liderança em saúde e nutrição.

A fim de contribuir com o compromisso da Nestlé S.A. de diminuir suas emissões de CO2 por tonelada de produto fabricado em 20% até 2020, em comparação com 2011, são executadas no Brasil ações de modernização tecnológica, mudança de processos e melhorias no uso de energia. Só em 2015, foram 72 projetos específicos sobre o assunto nas fábricas da Nestlé Brasil.

No mundo, a Nestlé mantém a meta ambiciosa de zerar o envio de resíduos para disposição até 2020. Isso significa sempre encontrar alguma alternativa de reaproveitamento para os resíduos gerados nas fábricas, seja reutilizando-os na produção, seja destinando-os a parceiros.

Recuperação energética, reciclagem e compostagem são algumas das alternativas encontradas, dando novos usos a materiais que antes eram descartados em aterros sanitários ou incinerados. No Brasil, já se atingiu a marca de zero resíduo em cinco fábricas – Araçatuba, Araraquara, Carazinho, Jataí e São Lourenço.

Nestlé

4. Valeo

Como empresa líder de mercado, desenvolvedora e produtora de sistemas de ar condicionado para ônibus, a Valeo Climatização do Brasil – Veículos Comerciais sempre tomou para si responsabilidades sociais e ambientais em relação a sua comunidade. Particularmente, desenvolvendo e introduzindo produtos e conceitos tecnologicamente avançados nós sempre tivemos um forte comprometimento com a sustentabilidade.

   Os resultados de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento dão importantes estímulos para a responsável utilização dos recursos a nossa disposição. Com novos sistemas e conceitos de produtos nós fomos capazes de atingir alguns objetivos:

  • Redução do consumo de combustível
  • Operação com combustíveis alternativas ou diferentes aplicações
  • Redução de emissões (som, exaustão)
  • Geração de energia alternativa e.x. energia solar para os ventiladores
  • Economia de energia veicular

  As empresas Valeo Climatização do Brasil – Veículos Comerciais e Reparts se preocupam com o correto descarte de seus produtos, após o término de sua vida útil. Desta forma, orientam e incentivam seus clientes a descartarem os produtos de forma ambientalmente correta e segura o que contribui com a preservação e a diminuição da poluição do meio ambiente, gerando ainda crescimento econômico e sustentável, através de seu Programa de Logística Reversa.

5. Samsung – Planet First

A Samsung é conhecida pelos seus smartphones e pela utilização massiva da tecnologia nos seus produtos. É uma fabricante da Coreia do Sul que procura criar valores sociais e gerar impacto sobre os seus clientes, funcionários e fornecedores.

Na Samsung, a gestão de sustentabilidade visa criar valores integrados. Não apenas criam valores econômicos ao maximizar lucros e valores para acionistas como também assumem uma maior responsabilidade como cidadãos globais visando criar valores sociais. Ao entregar produtos e serviços inovadores na cadeia de valor que são baseados nos principais valores que estimam na Samsung, geram retornos nas esferas econômica, social e ambiental.

A empresa monitoram os impactos financeiros e não financeiros que exercem sobre a sociedade em todo o processo para que possamos maximizar os impactos positivos enquanto minimizam quaisquer negativos.

O slogan da empresa : “Planet first” que incorpora a determinação e a ação da Samsung Electronic para proteger a Terra e o meio ambiente. A Samsung Electronic colocou a base da gestão ecológica como uma filosofia para o século XXI na Declaração Ambiental da Samsung em 1992. Desde então, foram muito além da mera conformidade passiva com normas e leis ambientais. Colocaram a gestão ecológica em ação, oferecendo aos clientes soluções ecologicamente corretas e liderando o caminho para um futuro sustentável. Um meio ambiente preservado é essencial para o  futuro, se tornando uma empresa sustentável

As empresas sustentáveis demonstram como é possível crescer, produzir e vender cada vez mais respeitando os recursos naturais. Afinal, a Terra possui recursos finitos e a utilização moderada e adequada das riquezas ambientais é imprescindível para a continuidade harmônica das relações entre os seres vivos.

As 20 empresas mais sustentáveis do mundo 

Empresas sustentáveis:

1 –  Siemens logo square – A Siemens é um grupo internacional da Alemanha especializado em novas tecnologias.

2 –  Logo cisco – A Cisco é uma empresa americana especializada em hardware de rede.

3 –  Philips – A Philips é da Holanda e é um dos grupos mais importantes do mundo em eletrodomésticos, iluminação e equipamentos médicos.

4 –  Johnson & Johnson – Johnson & Johnson é uma empresa farmacêutica americana criada em 1886.

5 –  Dsm squarelogo  – A DSM é  uma empresa da Holanda e é especializada nos mercados de nutrição e farmacêutica.

6 – Sistemas Dassault – A Dassault Systèmes é uma empresa francesa que oferece software, conteúdo e serviços projetados para apoiar as empresas em seus processos de inovação.

 7 –  Derwent London Logo – Derwent London é a empresa número 1 do Reino Unido que desenvolve e gerencia propriedades de escritórios em Londres.

8 –  Mccormick logo – A MC Cormick é uma empresa multinacional americana especializada no setor agroalimentar.

9 – Henkel Logo square – A Henkel é uma empresa alemã presente em três áreas de atividade: detergentes e manutenção doméstica, beleza e adesivos.

10 BMW – A Bayerische Motoren Werke AG, geralmente conhecida sob sua sigla BMW, é uma empresa alemã de fabricação de veículos, motocicletas e motores de luxo fundada em 1916. É uma das montadoras de luxo mais vendidas no mundo.

11 Nokia – A Nokia é uma empresa multinacional finlandesa especializada em serviços de telecomunicações.

12 Natura – Natura é uma empresa de cosméticos. O desenvolvimento sustentável é o princípio orientador da Natura Brasil desde que foi fundada em 1969.

13 Holmen – A Holmen é uma empresa sueca que baseia seus negócios nas indústrias florestal e de papel.

14 Syngenta A Syngenta AG é um agronegócio suíço global que produz agroquímicos e sementes. Como empresa de biotecnologia, realiza pesquisas genômicas.

15 Schnieder electric A Schneider electric é uma empresa francesa fundada por dois irmãos Adolphe e Joseph-Eugene Schneider, que investiram nas fundições de Creusot, tornando-se grandes players na indústria de aço e máquinas.

16 Marks and Spencer –A Marks and Spencer (também conhecida como M&S) é um grande varejista multinacional britânico, fundado em 1884.A empresa está comprometida em fornecer valor sustentável para seus stakeholders.

17 Novozymes – A Novozymes é uma empresa global de biotecnologia com sede em Bagsværd, fora de Copenhague. Para eles, sustentabilidade significa agregar valor nas esferas econômica, ambiental e social.

18 Pearson – A Pearson é a maior empresa de educação do mundo, com mais de 35.000 funcionários em mais de 70 países, fornecendo uma variedade de produtos e serviços educacionais para instituições.

19 Posco – A POSCO (antiga Pohang Iron and Steel Company) é uma empresa multinacional siderúrgica com sede na Coréia do Sul.

20 L’Oréal – A L’Oréal é uma empresa francesa que comercializa cosméticos desde 1909. O CEO Jean Paul Agon está comprometido em tornar 100% de seus produtos sustentáveis ​​até 2020 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.