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Tâmaras: quais são os seus benefícios

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Meio Sustentável

O que são tâmaras?

A tâmara não é uma fruta comumente falada ou utilizada aqui no Brasil, mas é uma fruta da tamareira, obviamente, e pode ser encontrada facilmente em  supermercados, geralmente desidratada e pode ser usada em várias receitas e tem inúmeros benefícios. E não se engane, ela não é bem uma fruta, alguns especialistas dizem que ela é meramente um fruto da tamareira.Dependendo de onde é cultivada, ou clima, o ambiente ou até a técnica de plantio usada, a tamera pode apresentar diferentes texturas, cores, formas e até mesmo diferentes composições químicas, o que a tornam muito saudável, e também muito saborosa. 

Ela é cultivada há pelo menos mil anos e não se sabe a sua origem, talvez no norte da África ou no sudoeste da Ásia. A tâmara seca tem mais calorias do que a fruta fresca, pois quando se tira a água os nutrientes dentro do fruto tornam-se mais concentrados, por isso é bom dosar a quantidade de consumo. Principalmente se você já tem alguma deficiência nutricional. 

A tamara possui vitaminas do complexo B,  A, K, ácido fólico, riboflavina, tiamina,niacina, minerais, potássio, zinco, fósforo, ferro, manganês, cálcio que ajudam a manter o organismo regulado. Possui muita fibra e é muito boa para substituir o açúcar refinado na dieta, já que possui muito açúcar natural. Além disso, é uma excelente fonte de antioxidantes e de energia.

Quais os benefícios da tâmara?

Já deu para entender que a tamara tem muitas substâncias importantes, mas quais são realmente os seus benefícios? 

  • Bom funcionamento do intestino;
  • Substitui o açúcar;
  • Reduz a tensão;
  • Protege o organismos dos radicais livres;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Controla o nível de glicose no sangue;
  • Ajuda no desenvolvimento muscular;
  • Estimula o sistema imunológico, prevenindo doenças;
  • Ajuda a prevenir a anemia, devido ao ferro;
  • Melhora a memória e o raciocínio;
  • Diminui o risco de Alzheimer;
  • Evita o risco de se ter doenças oculares;
  • Promove a saúde do coração;

Ela ainda é um ótimo estimulante, pois dá muita energia, e tem efeito anti inflamatório, além de ser um ótimo meio de obtenção de vitaminas, fibras e antioxidantes. Alivia os sintomas da alergia e da ressaca,  diminui sintomas de ansiedade, aumenta capacidade de aprendizado, reduz inflamação. 

Para as grávidas também é muito bom pois facilita o parto natural tardio, ajuda a diminuir o tempo de trabalho de parto e promove a dilatação cervical. Além de ajudar no emagrecimento, graças ao efeito de saciedade que causa no organismo. E por fim, ainda ajuda a diminuir os riscos de alguns tipos de câncer, como câncer no abdômen, cólon, próstata e mama. A tamara reduz a propensão de células cancerígenas por causa do seu  efeito antiinflamatório e os antioxidantes presentes no fruto.

Modos de consumo da tâmara

Mesmo que seja um alimento extremamente benéfico, é recomendado a consulta de um especialista, no caso um nutricionista deve ser contatado. Dito isso, há restrições de uso para os diabéticos, mas além disso a tamara é uma fruta muito prática de se consumir.

Você pode comê-la pura ou em alguma receita, mas devido ao seu alto teor calórico, certifique-se de consumir apenas duas ou três por dia. As receitas possíveis variam de massas e sucos até brigadeiro e mousses, a criatividade pode reinar. 

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