mirtilo mirtilo

Mirtilo: quais os benefícios, como consumir e o que é

3 minutos para ler

O que são mirtilos?

O mirtilo ou, no inglês, blueberry , é uma fruta pequena e redonda que tem muitas sementes, que cresce em arbustos baixos, tem uma coloração azul pouco comum, de origem do norte da Europa, mas também encontrada em florestas úmidas de coníferas na América do Norte e Ásia. 

Apesar de não ser comum no Brasil, é uma fruta muito rica em antioxidantes, fibras e vitamina C, além de ser  uma fonte natural de antocianinas, que são substâncias anti-inflamatórias e anticancerígenas, o que também, dá à fruta a cor azul. Essa fruta é muito incluída em dietas de emagrecimento por ter poucas calorias e ser facilmente incluída, já que vai bem em sucos, iogurtes, e até pura. Estudos ainda indicam que o mirtilo pode ser também antimicrobiano.   

Benefícios do mirtilo

Por conter uma série de vitaminas como, Os principais benefícios do consumo de mirtilos para a saúde, são:

  • Diminui o colesterol ruim
  • Diminui o açúcar no sangue
  • Diminui o acúmulo de gordura no fígado
  • Ajuda a regular a pressão arterial
  • Ajuda a melhorar o humor e o bem-estar 
  • Auxilia no combate a infecções urinárias
  • Ajuda a melhorar a memória 

É antioxidante, protegendo o organismo de danos causados pelos radicais livres, antiviral,  e ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, diminuindo o risco de uma aterosclerose. Além disso, o mirtilo também pode ajudar a reduzir a fadiga muscular após a atividade física, diminuindo o dano nas células musculares, por isso é um ótimo alimento pós-treino, ou em shakes e vitaminas.

Obs.: Aterosclerose é uma formação de placas de gordura e colesterol nas paredes das artérias e que obstruem o fluxo sanguíneo

Estudos ainda mostram que as antocianinas do mirtilo podem prevenir o câncer através do seu efeito antioxidante, e ainda tem efeitos anti-hipertensivos e anti trombóticos. O mirtilo é também conhecido por auxiliar no tratamento de distúrbios oculares, já que ele proporciona melhora em condições como, catarata, retinopatia, degeneração macular e perda da visão pela idade.

Modos de consumo do mirtilo

O mirtilo é uma fruta que pode ser utilizada de várias maneiras, como óleo essencial ou a fruta pura, em sucos e vitaminas, chás, suplementos e em diversas  receitas. Alguns podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, lojas online ou até algumas farmácias, como suplemento. É recomendado que o consumo da fruta natural não ultrapasse 60 a 120 g.

A fruta em si pode ser comida pura, acompanhada de iogurtes e outras frutas, ou pode ser processada em compotas, geléias, sucos, vitaminas, iogurtes caseiros, purês e etc. Já que no Brasil não é uma fruta muito comum, pode não ser encontrada facilmente, mas alguns sacolões e supermercados selecionados vendem, além de ser encontrado facilmente na internet. No momento da compra é essencial observar a coloração da casca, ela deve ser um roxo levemente azulado, se estiver vermelho,significa que a fruta não está madura. Não deve ser consumido em excesso e o acompanhamento de um profissional é recomendado. 

Já o óleo essencial pode ser utilizado tanto na inalação, quanto no consumo, mas é necessário o auxílio e acompanhamento de um médico ou profissional na área, por se tratar de uma substância altamente concentrada.

Quer saber mais também de uma outra fruta também popular? Descubra mais sobre as tâmaras.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp