fbpx
sacolas sustentaveis

Sacolas sustentáveis: como elas podem salvar o mundo

À medida que o mundo muda, nossos hábitos também precisam mudar. Surgem formas, meios e objetos para minimizar o impacto do ser humano no planeta, uma dessas são as sacolas sustentáveis. 

Existe uma certa discussão quando se trata do uso das sacolas sustentabilidade, uma vez que essas sacolas provocam um grande impacto no meio ambiente – são produzidas, geralmente, a partir de fontes de energia não-renováveis, como petróleo e gás natural, e levam cerca de 300 anos para se decomporem, dessa forma, usar esse tipo de sacola já saiu de moda a muito tempo.

Algumas lojas ainda insistem no uso das sacolas plásticas, mas é possível perceber uma grande conscientização e mudança no comportamento da sociedade que adquiriu o uso da sua própria sacola, as chamadas ecobags, sacolas feitas de pano.

Essas sacolas retornáveis, são uma ótima opção para a substituição dos sacos de plástico. Por serem duráveis, quem as utiliza contribui para a diminuição de resíduos das sacolinhas não biodegradáveis, que são poluentes. Se bem cuidadas e higienizadas, as ecobags podem ser usadas diversas vezes, o que as torna uma ótima escolha para uso no dia a dia.

Algumas empresas, deram como brinde ecobag personalizada para seus consumidores e funcionários, deixando claro que sua marca preocupa-se com o meio ambiente, além de ser uma plataforma de marketing verde, o que tem muito chamado atenção dos consumidores.

Isso tudo abriu os olhos de algumas marcas famosas que estão apostando na sustentabilidade na hora de confeccionar a coleção de suas bolsas. Existem muitos materiais diferentes e todos têm prós e contras. A verdade é que  não há opções “perfeitas”, no entanto, existem uma boa variedade de opções para atender a diferentes necessidades, estilos e valores éticos / sustentáveis e diversas marcas que estão produzindo seus produtos de maneira mais consciente.

Sacolas sustentáveis: cortiça

A cortiça, além de ser um excelente material para fazer rolha de garrafa,surge também  como um ótimo material para a moda e a decoração. Retirado da casca do sobreiro este material é extremamente sustentável. Ao contrário da maioria das árvores, o sobreiro não precisa ser cortado a fim de colher o material. Em vez disso, apenas o casca é retirada enquanto o resto do tronco da árvore continua intacto. Estas árvores crescem de forma muito lenta e podem viver de 170 a 250 anos, durante os quais a colheita da cortiça pode ser feita cerca de 16 vezes.

Atualmente, a cortiça parece ser uma das melhores opções para sacolas sustentáveis. É um material natural e renovável (embora os materiais de cortiça geralmente venham com um suporte sintético) e possa ser flexível e durável, semelhante ao couro, uma vez que é menos afetada pelo impacto e atrito do que outras superfícies duras como o couro animal, devido à sua composição celular.

Uma marca muito conhecida é a Corkor. Fabricadas localmente em Portugal, as sacolas da Corkor usam cortiça certificada FSC®, de colheita sustentável. Eles têm uma grande variedade de estilos e cores naturais e também são aprovados pela PETA, o que garante que não haja produtos de origem animal utilizados durante toda a produção.

Bolsas sustentáveis: material reciclável 

 Essa é a forma mais sustentável, uma vez que não é necessário criar novos materiais (economizando muitos recursos e energia) e também evita que os materiais existentes sejam desperdiçados. Além disso, após o seu descarte, tenham impactos ambientais reduzidos, podendo ser medidos por meio da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos.

Uma marca que tem muito essa pegada é a  grünBAG, usando materiais quase totalmente reutilizados e reciclados (como lona, ​​velas, faixas publicitárias e cintos de segurança para automóveis),e além disso  a coleção é composta por bolsas funcionais e duradouras. 

A Elvis & Kresse usa materiais inovadores e duradouros, como mangueiras reaproveitadas, mantas de impressão e seda de pára-quedas para suas malas; eles também têm uma coleção feita de aparas de couro. Como outro recurso sustentável, eles oferecem reparos vitalícios em seus produtos.

E existem aquelas empresas que apostam em outros materiais, como por exemplo a AAKS, que fazem bolsas coloridos feitos de ráfia (uma fibra de folhas de palmeira de ráfia). São todas feitas no Gana por artesãos bem pagos, usando uma técnica tradicional de tecelagem manual. (Bolsas também têm detalhes de couro)

Sacolas sustentáveis: veganas 

Angela Roi dominou a filosofia da elegância atemporal e da moda para o futuro. As sacolas veganas e sem couro da marca são eticamente feitas por artesãos que recebem salários justos em fábricas limpas . Essas sacolas de couro vegano,são simples, com compartimentos organizados, tiras para facilitar o uso e um acabamento de textura seixos moderno e minimalista.

Esses são exemplos de algumas marcas preocupadas com a sustentabilidade e mudança de comportamento frente aos problemas ambientais que enfrentamos hoje. Seja ecobags, seja bolsas que usamos para passear, é sempre importante estarmos atentos ao produto que usamos, afinal, em qual meio você quer viver? 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.