casa sustentável casa sustentável

Casa sustentável: descubra o que é e como colocar sua moradia unida ao meio ambiente

5 minutos para ler

Para você ter uma casa sustentável parece algo caro e difícil de conseguir? Pois se você pensa assim, está enganado. Ser ecologicamente comprometido com o meio ambiente é bem mais fácil do que parece. Só é necessário aprender algumas maneiras de contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Existem diversas maneiras de tornar sua casa sustentável, de modo que você ajude a natureza e também a si mesmo, economizando e evitando desperdícios. Pode ser que nem todas as formas de sustentabilidade possam ser implementadas de imediato, mas se você aderir a algumas delas já estará fazendo a sua parte na conservação do planeta.

Como tornar sua casa sustentável?

Existem muitas pessoas interessadas em verdadeiramente contribuir com a preservação dos ecossistemas, mas nem todas sabem como fazê-lo. Para ajudá-las separamos algumas dicas simples, porém valiosas, para implementar no dia a dia e ter uma casa com aspectos de sustentabilidade:

Reduza o consumo de água e energia

Em primeiro lugar, vamos para o básico: tenha como objetivo economizar energia e água. O seu consumo está refletido direto nelas, portanto, verificar os gastos mês a mês já é um ótimo parâmetro para que você saiba se está sendo muito econômico ou ao contrário. Existem algumas formas simples de economizar tanto na energia quanto no gasto da água, tais como:

  • Apague a luz ao se retirar de qualquer ambiente da casa;
  • Aproveite a luz natural do sol. deixando as janelas abertas e dando preferência às cortinas claras;
  • Feche a torneira do lavabo enquanto escova os dentes;
  • Mantenha o chuveiro fechado, enquanto usa o shampoo, sabonete ou condicionador;
  • Reutilize a água da máquina de lavar para limpar o piso.

Diminua o consumo de descartáveis

Quando se fala em sustentabilidade, aprender a diminuir o lixo produzido pelo nosso consumo é uma tarefa fundamental. Essa atividade se torna crucial quando vemos o excesso de produtos descartáveis: pratos, copos, sacolas de supermercado, talheres, embalagens de isopor e garrafas pets. Esses produtos não se decompõem com facilidade e levam cerca de 200 anos para sumir na natureza.

Com isso em mente, por que não buscar por alternativas viáveis? Por exemplo, há diversos produtos com embalagens biodegradáveis, portanto dê preferência a eles. Também prefira itens que usem embrulhos de papel e evite as antigas sacolas de supermercado. Uma boa alternativa é uma bolsa reutilizável como forma de diminuir o consumo de plástico.

Reaproveite embalagens

Mas se não for possível comprar produtos com embalagens difíceis de descartar, tente reutilizá-las. Por exemplo, os potes com papinha de bebê, são ótimos para armazenar temperos. Os vidros de café solúvel podem ser utilizados para guardar cereais, produtos de limpeza e até mesmo objetos pequenos.

É possível encontrar uma boa utilidade para muitas embalagens sem que seja preciso descartá-las no meio ambiente. Aderir a cultura da reutilização está totalmente relacionado a colaborar para a sustentabilidade e preservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos.

Tenha uma pequena horta em sua casa sustentável

Falando em reutilização, você pode utilizar os velhos potes de margarina ou sorvete para fazer uma horta em casa. Também pode reutilizar as garrafas pet de água e refrigerante. Uma vantagem dessas pequenas hortas é que cabem em qualquer espaço e podem ser feitas na vertical. Lembre-se daquele cantinho na área de serviço onde há luz do sol o dia todo ou até mesmo de uma parede da varanda. E para te ajudar, confira nosso passo a passo para montar sua horta orgânica.

Utilize lâmpadas de LED

Esse tipo de lâmpada é a que tem o menor consumo de energia. Somente para você ter uma noção, enquanto ela gasta em torno de 7W de potência, a lâmpada incandescente consome 60W e a fluorescente 15W. Falando em preço, as lâmpadas de LED são bem mais caras, mas mesmo assim, vale a pena fazer esse investimento para ter uma casa sustentável. Além disso, as lâmpadas de LED duram muito mais e com isso, acabam compensando o investimento.

Aproveite a energia solar

Lembra quando falamos em abrir as janelas para aproveitara luz do sol? Pois bem, ela é ótima para economizar energia e também favorece a renovação do ar nos ambientes internos. Então, abra todas as janelas sempre que possível. Outra alternativa é ter claraboias ou telhados com telhas transparentes em alguns pontos da casa, para aproveitar a luz solar.

E você pode ir além, pense na ideia de instalar painéis solares. Eles transformam a energia do sol em energia elétrica (descubra o que é energia limpa) e podem ser usados para aquecer a água do chuveiro, por exemplo. Dessa forma você economiza energia e dinheiro.

Está difícil instalar esses painéis solares por questões financeiras? Sem problemas. Uma outra alternativa é comprar lâmpadas solares para áreas externas. existem spots que armazenam a luz solar durante o dia e a usam para iluminar jardins, por exemplo. Dessa forma, você evita o gasto com lâmpadas, mesmo que sejam as de LED, nesses ambientes.

Use sensores de presença nos ambientes da casa sustentável

Essa atitude requer algum investimento, mas que é compensado na economia de energia elétrica, Sempre que alguém esquecer a luz do corredor, por exemplo, acesa, o sensor vai apagá-la.

Bom, vimos algumas formas de tornar a sua casa sustentável, agora depende de você colocá-las em prática.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Billa Pop-Up