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Food To Save: A mais nova alternativa no combate ao desperdício de alimentos

A Food To Save já chegou a marca de mais de mil toneladas de alimentos salvos e prevê R$ 16 milhões em faturamento
Food To Save

No Brasil, são desperdiçados mais de 30% de toda a comida que é produzida. Em um país com mais de 200 milhões de habitantes, 15 milhões de toneladas de alimentos são jogados fora anualmente. Diante do quadro e do potencial sustentável, nasce a Food To Save. Idealizada em 2020, a empresa nasceu como uma foodtech com o propósito de facilitar a preservação dos alimentos para consumidores e estabelecimentos. Hoje, com mais de 1000 toneladas salvas e 2000 parceiros ao redor do país, a startup mostra como é possível revolucionar o mercado alimentício.

 O que é a Food To Save?

A empresa serve como um marketplace para padarias, restaurantes, hortifrutis, sacolões e outros estabelecimentos que comercializam comida. Através da plataforma, é possível vender alimentos que não estão nos “padrões” de vendas. Ou seja, produtos que estão próximos da data de validade ou com aparência incomum estarão disponíveis para compra ao consumidor, com até 70% de desconto.

“Queremos reeducar os brasileiros em relação aos alimentos, acabando com a aversão ao alimento que está próximo ao vencimento ou que não tem o aspecto estético perfeito”, explica CEO da Food To Save

Método Sacola

O consumidor seleciona a sacola através do aplicativo oficial. Esses produtos não são especificamente selecionados. A plataforma viabiliza a compra de “sacolas surpresas”, com opção da sacola salgada, doce ou ambas. Desse modo, os produtos são selecionados pelos próprios estabelecimentos, de acordo com a disponibilidade.

Os preços são padronizados. De acordo com o tamanho, o valor das sacolas variam entre R$ 10,99, R$ 15,99 e R$ 20,99. É uma queda considerável em relação ao valor original dos produtos, que originalmente seriam R$ 30,00, R$ 45,00 e R$ 60,00 respectivamente. Nessa transição, 60% é do estabelecimento e 40% da Food To Save.

Lucas Infante, CEO e fundador da Food To Save explicou como funciona a plataforma. “Há três pilares no nosso negócio: o parceiro se beneficia com um novo fluxo de clientes e monetizar o que iria descartar. Já no lado do consumidor, ele possui acesso a uma ampla variedade de estabelecimentos e produtos de qualidade com desconto, além de contribuir com a sustentabilidade através da diminuição do descarte incorreto, emissão de carbono, entre outros”.

Sacola Food To Save

As maiores vantagens sustentáveis da Food To Save

Ao reconhecer o potencial de economia e combate ao desperdício com sua plataforma, a Food To Save proporciona um ambiente digital sustentável que impacta 3 grupos:

  • Estabelecimentos: os parceiros da empresa têm a chance de comercializar seus produtos que originalmente iriam para o lixo. Como resultado, evita-se o prejuízo;
  • Consumidores: aderir ao aplicativo facilita aderir a um estilo de vida mais econômico e sustentável. Por meio da Food To Save, é possível conhecer estabelecimentos que promovem um meio de produção consciente e saudável;
  • Meio Ambiente: o desperdício de alimentos é o terceiro maior emissor de Gás Carbônico. Com a Food To Save, mais de 2500 toneladas de CO2 foram poupados.

Centro de distribuição anti-desperdício

Há pouco mais de três meses, a Food To Save começou a testar um modelo de “centro de distribuição anti-desperdício”. A iniciativa tem como objetivo personalizar as sacolas e evitar que os produtos atinjam data de validade antes da venda.

Diferentemente de produtos como pão, leite e demais alimentos que tem data de validade rápida, a ação foca nos mantimentos com alta duração. A Food To Save compra a valores descontados produtos da Nestlé, Americanas, Cacau Show, Shopper, dentre outras. Dessa forma, o período para montar as sacolas torna-se maior e ficam mais personalizadas.

O modelo de sacolas vem da empresa dinamarquesa “Too Good To Go”, que já atua em mais de 15 países na Europa, distribuindo sacolas surpresas.

Brasil inteiro consciente

“O nosso grande desafio é reeducar a sociedade”, explica Lucas Infante para a Revista Globo. Atualmente, a marca conta com mais de 2000 mil estabelecimentos parceiros, que simpatizam com a causa e promovem a sustentabilidade dos seus produtos. Marcas famosas já aderiram. Alguns são Starbucks, Rei do Mate, Hortifruti, The Coffee, Duckbil, Manai Gastronomia e muitos outros.

Recentemente, a plataforma acaba de se estabelecer na capital brasileira, Brasília. Confira a lista dos municípios em que a Food To Save está em funcionamento:

  • Brasília
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Guarulhos
  • Campinas
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Osasco
  • Mauá
  • Mogi das Cruzes
  • Santos
  • Diadema
  • Taboão da Serra
  • Barueri
  • Cotia
  • Americana
  • Hortolândia
  • São Caetano do Sul
  • Valinhos
  • Poá
  • Paulínia

De acordo com o CEO da Food To Save, Lucas Infante, o objetivo é expandir a marca para todas as capitais do Brasil. “Por isso, queremos levar hábitos mais sustentáveis e, desta forma, ajudar o meio ambiente e os estabelecimentos a sanar um problema tão comum e que pode levar a tantos prejuízos, que é o desperdício de alimentos”.

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