Cosmético Sustentável Cosmético Sustentável

Cosmético Vegano: Entenda os benefícios de consumir esse produto

6 minutos para ler

O veganismo é um estilo de vida que parte do pressuposto de que todas as espécies que habitam nosso planeta merecem dignidade e respeito. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o veganismo vai além do estilo de alimentação sem produtos de origem animal.

É importante lembrar que o vegano busca consumir e utilizar produtos que sigam seu estilo de vida em todas as áreas, desde alimentação até vestuários, beleza e cosméticos. Mas afinal, o que são e porque usar os cosméticos veganos?

As pessoas estão mais conscientes sobre a importância de preservar a natureza, e cada vez mais estão com muito cuidado na hora de escolher os alimentos e produtos que irão utilizar em suas vidas. Está cada vez mais frequente, os consumidores analisarem o rótulo observando, a origem do produto, os ingredientes e como é feita a fabricação.

Em relação a produção de alguns produtos, um assunto abordado pelos veganos é o teste feito em animais. Essa temática é uma das causas principais para os veganos procurarem sempre reduzir ao máximo possível o uso ou o consumo de itens produzidos a partir de origem animal, já que os testes podem ser prejudiciais para o bem estar dos bichos.

Visão da sociedade

Na sociedade existe um certo preconceito em relação ao estilo de vida dos veganos. Porém, no ramo empresarial, as empresas estão conseguindo notar que esse público é altamente fiel. Por isso, no mercado, está cada vez mais fácil encontrar produtos veganos, o que torna um processo mais fácil para as pessoas que já estão seguindo esse estilo de vida e para aqueles que estão nessa transição para a mudança.

Em relação à alimentação, o veganismo é desafiador de ser seguido por algumas pessoas, mas utilizar cosméticos veganos é algo que até os não veganos estão aderindo.

Falar sobre os cosméticos veganos e aprender sobre o que é e porque usar pode contribuir no aderência desses produtos.

O que são os cosméticos veganos

O cosmético vegano consiste em um produto feito com ingredientes diferentes, que não utilizam nada de origem animal e não façam teste em animais. São considerados cosméticos veganos esses produtos que são livres 100% da crueldade animal durante o processo. Ao contrário do que muitos pensam, por ele ser vegano não significa que ele possui qualidade inferior. A qualidade está relacionada com a escolha de seus ingredientes

Os cosméticos veganos podem ser facilmente identificados pelo consumidor, pois as empresas costumam especificar isto em seus rótulos de forma bem visível. Os veganos defensores desses cosméticos sempre procuram lembrar que os cosméticos feitos com o mel não são veganos, já que o mel é de origem animal.

Utilizar um cosmético vegano significa que você está participando e contribuindo para uma mudança futurística. Uma sociedade que consegue fabricar produtos sem praticar a crueldade contra animais, é uma sociedade que está evoluindo cientificamente e moralmente.

Porque usar cosméticos veganos

Existem vários motivos para aderir aos cosméticos veganos:

  • Sem crueldade contra os animais: salve vidas!
  • Menor risco de alergia
  • Menor impacto ambiental
  • Respeito

Sem crueldade contra os animais: salve vidas!

Quando optamos por comprar um produto vegano e que não praticou testes em animais, estamos dando um passo importante para o futuro. Essa talvez seja a vantagem mais óbvia por optar por linhas veganas.

Quando vc opta por um cosmético vegano você está salvando vidas!  Animais de laboratório são mantidos em minúsculas gaiolas e a única emoção que experimentam durante toda a vida é o medo. Uma vez que os pesquisadores não precisam mais dos animais, eles são sacrificados e jogados fora.

A crueldade não deve ser incentivada de nenhuma maneira, principalmente contra os animais. Eles não possuem voz para lutar por conta própria, então é preciso que as pessoas utilizem sua voz para lutar por eles.

Escolher um cosmético vegano e que não faça testes em animais já é um grande feito, pois é uma contribuição visível na luta a favor do bem estar animal.

Menor risco de alergia

Os cosméticos veganos oferecem um risco menor de desencadear algum tipo de reação alérgica. É necessário que se analise o rótulo do cosmético para possuir o conhecimento dos ingredientes e evitar qualquer imprevisto.

É recomendado que pessoas com pele sensível optem por utilizar os cosméticos veganos, pois os ingredientes são mais naturais e as chances de causar danos e reações alérgicas são menores.

Menor impacto ambiental

Ao desenvolver o produto, as empresas pensam em todo o impacto ambiental que podem causar, desde a produção até o descarte. As embalagens dos cosméticos veganos costumam seguir a mesma linha de pensamento dos produtos. Por isso, as empresas investem em tecnologia e dinheiro para que os resíduos possam ser descartados da melhor maneira.

Geralmente as embalagens dos cosméticos veganos são feitas de material reciclável para atingir por completo seu público que repara em tudo na hora de efetivar a compra. Essa também é uma estratégia utilizada pelas empresas na hora de fazer o marketing verde. (Ler mais sobre empresas sustentáveis e marketing)

Respeito

O respeito é um pilar importante para vivermos em sociedade. Isso está muito presente nos cosméticos veganos pois ele respeita a vida, independente de qual tipo seja.

Exemplos de produtos

O mercado está cada vez mais vegano. Existe uma grande variedade de produtos que são feitos com ingredientes veganos e sem praticar nenhum tipo de crueldade contra os animais. Hoje em dia, esses produtos são encontrados com uma facilidade maior pelos seus consumidores, mas em muitas regiões do Brasil o comércio local não se adaptou a essa ideologia.

Cidades menores podem possuir um mercado um pouco mais fechado para esse tipo de produto e por isso, os consumidores optam por fazer suas compras online. A variedade de cosméticos veganos engloba maquiagens, produtos para o cabelo, produtos para a pele e até esmaltes.

O aumento da quantidade de pessoas que se interessam por produtos veganos fez com que as empresas investissem pesado no mercado vegano. A Da Horta, localizada em Diamatina -MG é um exemplo de empresa com produtos naturais, livres de crueldade animal, biodegradáveis, de origem vegetal (veganos), livres de químicas sintéticas nocivas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Billa Pop-Up