fbpx
5 Rs sustentabilidade

5 Rs da sustentabilidade: Saiba como preservar o meio ambiente

Nem todos os resíduos se degradam rapidamente no meio ambiente. O plástico, por exemplo, é um tipo de lixo que pode chegar aos nossos oceanos e demorar por volta de 400 anos para degradar, podendo prejudicar as espécies marinhas. Apesar dos diversos destinos errados na eliminação de resíduos, podemos encontrar maneiras positivas de se envolver no ciclo de produção, consumo e desperdício. Entra então os 5 Rs da sustentabilidade.

O que são os 5 rs?

Os 5 rs são um estilo de vida sustentável preocupado com a diminuição geração de resíduos no planeta. As cinco palavras, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ajudam a construir um comportamento humano em compromisso com meio ambiente.

  • Repensar
  • Recusar
  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar
5 rs da sustentabilidade

REPENSAR : Seja um consumidor consciente

Quem nunca comprou alguma coisa por impulso? Quem nunca comprou algo que já tinha? E o pior, quem nunca comprou algo que não precisava?

Todos nós já cometemos alguns desses erros em alguma fase da vida. Muitas vezes não paramos e refletimos a real necessidade de adquirir tal produto. 

O consumo exagerado é uma das maiores causas para a degradação do meio ambiente. Antes da compra é importante avaliar todo o ciclo de vida do produto, desde a sua produção até o seu descarte, avaliando principalmente, sua rotulagem ambiental. Adquirindo esse hábito de repensar na hora de consumir um produto, além de ajudar minimizando os impactos no meio ambiente. Essa ação ajuda também no seu orçamento.

O ato de repensar não envolve apenas os consumidores, envolve também as empresas. As organizações devem repensar nos seus hábitos de consumo, descarte do resíduo e a escolha por material para produção do produto.

5 rs da sustentabilidade

RECUSAR: Prefira empresas ligadas a ideias sustentáveis

O segundo  passo para minimizar a produção de resíduos é impedir que os resíduos entrem em sua casa. A etapa “recusar” envolve dizer “não” para desperdiçar sob a forma de descartáveis ​​de uso único, como: sacolas, canudo, lixo eletrônico, entre outros objetos de  vida curta que possuem uma única passagem para a lata de lixo.

Recuse coisas que você não precisa. Prefira empresas que firmam um compromisso com o meio ambiente. Está ficando cada vez mais recorrentes empresas que buscam substituir ações que provocam grande dano ao meio ambiente e se ligando a ideias sustentáveis, para que no final do processo, tenha um produto mais limpo. 

A tendência daqui a pouco tempo é consumir apenas produtos das empresas que têm uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais. A  moda é um mercado que está em alta, uma vez que eles perceberam em seu público uma necessidade de entender sobre toda a fabricação do produto. 

O mercado de sapatos sustentáveis, por exemplo, está crescendo exponencialmente e está  surgindo, cada vez mais, marcas que além de declarar seu resultado financeiro, declaram também o que fazem para minimizar o impacto ambiental, suas metas e causas que defendem.

Alguns exemplos de marca dos sapatos sustentáveis:

  • Urban flowers
  • Kasulo
  • Vegalli
  • Insecta Shoes
  • Ahimsa

Largue as sacolas plásticas, as embalagens não recicláveis e as lâmpadas incandescentes e prestem atenção nas empresas com uma pegada sustentável.

Saiba mais sobre Embalagens Sustentáveis.

REDUZIR: Preste atenção na durabilidade dos produtos

Existem várias ações que podemos tomar para reduzir o nosso consumo. Creio que a principal delas seja comprar produtos que tenham uma maior qualidade e durabilidade, mesmo que isso saia por hora, um pouco mais caro. 

Evite o desperdício e adquira hábitos que diminuirá os impactos ao meio ambiente, como:

  • imprimir frente e verso no papel
  • trocar roupas entre os amigos e familiares
  • usar canecas ao invés dos copos plásticos
  • dar preferência para as embalagens retornáveis
  • usar lâmpadas econômicas
  • de preferência para coador de pano para fazer seu café

Esses são só alguns exemplos que poderíamos adaptar no nosso dia a dia para que possamos reduzir o nosso consumo. 

REUTILIZAR: Dê uma nova utilidade para o seu produto e cumpra mais um dos 5 rs da sustentabilidade

Hoje em dia, quase não vemos mais a reutilização dos produtos. Tudo que não serve mais é rapidamente descartado. A ação da reutilização é a que mais precisa ser entendida e colocada em prática por nós.

Reaproveitar o produto significa dar uma nova utilidade para um item já usado, dessa forma, evitando um novo processo de produção daquela mercadoria. Aumentando a sua vida útil é possível produzir menos resíduos, impactando de forma positiva no meio ambiente.

Use sua criatividade para transformar seus produtos em material de artesanato a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, entre outros. As empresas também buscam a utilizar esse R da sustentabilidade, uma vez que  ajuda a empresa a diminuir seus custos de aquisição, já que não será necessário adquirir a matéria-prima para fabricação.

RECICLAR: um dos 5 rs da sustentabilidade mais comentados.

Essa ação é imprescindível colocar em prática o mais rápido possível. A reciclagem consiste na  transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado em um novo produto. No processo, existem mudanças em seus estados físicos, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que este se torne novamente matéria-prima ou produto. 

Além de contribuir economizando água e nossas matérias-primas, gera emprego e renda para a população. A coleta seletiva deve fazer parte da realidade de todas as casas e já que, dessa forma, estaríamos contribuindo para  acelerar o processo para esses trabalhadores além diminuindo a quantidade de lixo descartado.

Agora que você já sabe o que fazer para ajudar a preservar o meio ambiente, podemos contar com você para um mundo melhor?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

5 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.