O que é veganismo?
Atualmente tem se falado muito sobre o veganismo, mas poucas pessoas realmente sabem o que envolve essa dieta. O vegano é aquele que respeita e preza pelos animais não somente na sua base alimentar. Além de não comer carne e derivados de animais, ele também se compromete a não utilizar qualquer objeto de origem animal, como roupas e sapatos, produtos de beleza que testam em animais e até atrações ou parques que os utilizem como entretenimento.
Os veganos defendem a teoria de que os animais são seres sencientes, ou seja, que têm emoções como os humanos, e por isso não merecem nenhum tipo de abuso físico ou psicológico. Eles defendem que os animais merecem uma vida livre de maus tratos e sacrifícios em prol da qualidade de vida humana.
Qual a importância do veganismo?
Acabar com a dieta à base de carne, é praticamente impossível, mas o veganismo é um grande meio de diminuir e, eventualmente, até acabar com a crueldade animal. Para o vegano os animais também têm sentimentos como medo, dor, prazer, amor, e o que eles buscam é uma melhor qualidade de vida para esses animais.
Eles defendem que os animais merecem uma vida sem abusos, exploração e dor. Por isso são contra principalmente a morte desses animais, mas também a maus tratos como gaiolas, abusos físicos e confinamento, já que o estresse psicológico causado nesses animais em decorrência desse tipo de tratamento abusivo, também é uma prioridade para os veganistas.
Além dos benefícios em prol dos direitos dos animais, a dieta vegana também é mais saudável, já que retira todos os laticínios e as gorduras ligadas à doenças cardíacas. Com uma dieta a base de plantas o consumo de vitaminas é maior, mas ainda existem certos tipos de vitaminas, como por exemplo a vitamina B12, que está presente somente nos produtos de origem animal. Para suprir a falta desta vitamina são necessários suplementos alimentares.
(Dica: entenda também o que é agricultura sustentável.)
Vegano ou Vegetariano
A principal diferença entre o vegano e o vegetariano está em que o vegetariano ainda como produtos derivados do animais, ou seja, ele só não come carne, mas ovos e leite não há problema. É importante frisar que o que diferencia o veganismo de outras dietas, é o compromisso com os animais, pois não é uma mudança só na alimentação, mas também no estilo de vida.
Os vegetarianos se dividem em categorias um pouco diferentes umas das outras, mas basicamente o que muda é somente as restrições em torno da alimentação, só o vegano tem uma mudança de comportamento real em seu dia-a-dia.
- Ovolactovegetarianismo: Não consome carne, mas leite, ovos e derivados estão incluídos na dieta.
- Ovovegetarianismo: Não consome carne, leite e derivados, mas ovo está incluído na dieta
- Lactovegetarianismo: Não consome carne, ovos e derivados, mas leite está incluído na dieta
- Vegetarianismo estrito: Não consome carne, leite, ovos e derivados. Não está incluído nenhum tipo de produto de origem animal na dieta.
- Vegano: Não consome carne, leite, ovos e derivados. Não está incluído nenhum tipo de produto de origem animal na dieta. Defende os direitos dos animais dentro e fora da dieta.
Produtos veganos
Os produtos veganos são aqueles que não contém nenhum traço animal, nem em sua fabricação nem em seu desenvolvimento. Isso significa que os animais também não podem ser testadores daquele produto, ou ter tido qualquer tipo de participação no processo de fabricação e desenvolvimento do produto.
Vestuário Vegano
As peças de roupa do vegano não devem incluir matéria-prima animal em sua composição, como por exemplo:
- couro
- lã
- penas
- seda
- peles
- plumas
Já existem falsificações dessas matérias primas o que facilita muito, mas é importante que até mesmo na cola utilizada para fabricar esses materiais não tenha nenhum produto animal.
Cosméticos Veganos
Os cosméticos veganos tem uma seleção de ingredientes mais cuidadosa, para que não tenha nenhum componente animal, de qualquer tipo. Exemplos de empresas que comercializam cosméticos totalmente veganos:
- Face It
- NU Cosméticos
- TwoOne OneTwo
- MoNA Cosmetics
- Cativa Natureza
- Elemento Mineral
- Organela
- Lá do Mato
Além disso, também não pode haver testes em animais, geralmente isso é indicado pelo rótulo ou então pode ser citado na descrição de ética da empresa. Exemplos de empresas que não fazem testes em animais: