fbpx
energia limpa

Energia limpa: o que é, tipos, vantagens e desvantagens

O que é energia limpa

Energia limpa é a energia produzida por métodos que não liberam gases de efeito estufa ou quaisquer outros poluentes. A sua geração é a partir de fontes renováveis, como o sol, vento, água e outros.

Contudo, apesar do termo “Energia Limpa“, os métodos de geração de energia a partir de fontes naturais causam impactos no meio ambiente. A verdade é que até hoje ainda não se encontrou nenhuma forma de produzir energia sem gerar algum impacto ambiental.

Tipos de energia limpa

Energia Solar

Energia limpa
Energia solar: placas fotovoltaicas.

A energia solar é o recurso energético mais abundante da Terra. Ele pode ser capturado e usado de várias maneiras e, como fonte de energia renovável, é uma parte importante do nosso futuro de energia limpa. A energia proveniente do sol pode ser capturada com várias tecnologias, principalmente painéis solares.

Nesse sentido, o “efeito fotovoltaico” é o mecanismo pelo qual os painéis solares de silício aproveitam a energia do sol e geram eletricidade.

Energia Eólica

Energia limpa
Energia Eólica: turbinas eólicas.

Obtida a partir do vento, é uma fonte de energia renovável limpa e facilmente disponível. Todos os dias, em todo o mundo, as turbinas eólicas movidas a partir do vento, produzem eletricidade. A geração de energia eólica desempenha um papel cada vez mais importante na maneira como alimentamos nosso mundo – de maneira limpa e sustentável.

Assim, as turbinas eólicas nos permitem aproveitar o poder do vento e transformá-lo em energia. Quando o vento sopra, as pás da turbina giram no sentido horário, captando energia. Isso aciona o eixo principal da turbina eólica, conectado a uma caixa de engrenagens dentro da barquinha, para girar. A caixa de velocidades envia essa energia eólica para o gerador, convertendo-a em eletricidade. A eletricidade gerada é conduzida para um transformador, onde os níveis de tensão são ajustados para coincidir com a rede.

Energia Hidrelétrica

Energia limpa
Energia Hidrelétrica: Barragem.

A energia hidrelétrica , também chamada de hidroeletricidade , é uma forma de energia que aproveita o poder da água em movimento para gerar eletricidade. Há mais de dois mil anos, as pessoas na Grécia usavam água corrente para girar a roda do moinho para moer trigo em farinha.

Energia Geotérmica

Energia limpa
Energia Geotérmica.

Essa fonte de energia é usada há milhares de anos em alguns países para cozinhar e aquecer. A energia geotérmica é derivada do calor interno da Terra.

Tal fonte de energia está contida nas rochas e nos fluidos abaixo da crosta terrestre . Ele pode ser encontrado de terreno raso a vários quilômetros abaixo da superfície, e ainda mais longe, até a rocha derretida extremamente quente chamada magma .

Energia Nuclear

Energia limpa
Energia Nuclear

Energia nuclear é a energia no núcleo de um átomo. Os átomos são minúsculas unidades que compõem toda a matéria do universo, e é a energia que mantém o núcleo unido. Há uma enorme quantidade de energia no núcleo denso de um átomo. De fato, o poder que mantém o núcleo unido é oficialmente chamado de ” força forte “.

Sendo assim, a energia nuclear pode ser usada para gerar eletricidade, porém deve primeiro ser liberada do átomo. No processo de  fissão nuclear , os átomos são divididos para liberar essa energia.

Biocombustíveis

Energia limpa
Biocombustíveis: bagaço da cana de açúcar.

Essa fonte de energia é gerada através de material orgânico. Pallets de madeira, aparas de grama, esterco, resto de alimentos, dentro outros são transformados em biomassa e, através disso, torna-se possível gerar energia.

Além das matérias citadas acima, a cana de açúcar e o milho são bastante utilizados para gerar biocombustíveis. E como a matéria vegetal pode ser recuperada, é uma fonte renovável de energia.

Vantagens e desvantagens das energias limpas

A energia limpa é uma alternativa que visa alinhar aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Porém, apesar das energias limpas contribuirem para vida e manutenção do planeta, existem alguns fatores que impedem a sua disseminação pelo Brasil e o mundo.

Vantagens da energia limpa:

  • Baixa manutenção;
  • Economia de recursos;
  • Benefícios a saúde e ao meio ambiente;
  • Descarbonização;
  • Fortalecimento da produção nacional, sem depender de fontes estrangeiras.

Desvantagens da energia limpa

  • Recursos de armazenamento;
  • Limitações geográficas;
  • Intermitência de recursos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Billa Pop-Up