Publicidade

Aquecimento global: Entenda como acontece e o que você pode fazer para ajudar

aquecimento global

O que é aquecimento global

Em teoria todo mundo sabe o que é aquecimento global, mas vamos explicar direitinho para você. O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global ao longo do tempo, tanto da atmosfera quanto dos oceanos. Esse fenômeno ocorre devido a intensificação do efeito estufa, o que acontece é que os gases de efeito estufa se acumulam na atmosfera e bloqueiam a saída do calor, retendo o mormaço dentro da camada de ozônio que rodeia o planeta. 

Recapitulando, o Sol emite ondas de calor que atingem a Terra, em tese parte desse calor deveria ser devolvida para o espaço, mas por causa do acúmulo desses gases isso não acontece. Os gases absorvem esse calor devolvido e mandam novamente para o planeta aumentando gradativamente a temperatura.

Porém existem muitas discussões sobre o assunto, alguns afirmam que não são os gases que estão agravando o aquecimento global, e alguns acreditam que nem existe aquecimento global. O fato é que nas últimas décadas tem se observado um aumento considerável da temperatura média do planeta. Estamos vendo um aumento de quase 1º Celsius, pode parecer pouco, mas especialistas especulam que se aumentar mais 1 grau podemos perder pelo menos 90% dos corais de água quente, desestabilizar os mantos de gelo, causar sérios problemas às pessoas, a vida marinha e do ártico.

Efeito estufa ou aquecimento global

Não odeie o efeito estufa ele é um processo fundamental para a nossa vida, pois mantém o planeta em temperaturas amenas fundamentais para a vida na Terra. Se o calor fosse totalmente devolvido para o espaço a Terra seria muito fria e provavelmente não estaríamos aqui. Os gases do efeito estufa são vapor d’água, clorofluorcarbono (CFC), ozônio, metano, dióxido de carbono e óxido nitroso. Mas é a concentração desproporcional desses gases que causam o aquecimento global. 

Como acontece o aquecimento global

Já que existem estudiosos que dizem que aumento de gases é bobagem, vamos pôr as cartas na mesa. Mesmo que não seja totalmente nossa culpa, uma grande parte dela é sim. Aliás, a maior parte da sociedade científica reconhece que as ações humanas são as principais causas do aquecimento global. Mas como nós emitimos esses gases para a atmosfera? Simples, degradando o meio ambiente. As maiores causas são as queimadas, o desmatamento e a poluição.

As queimadas já deixam claro onde está o problema. A fumaça emitida leva esses gases poluentes para a atmosfera. O desmatamento das florestas promove desequilíbrio ambiental, pois são elas que regulam a temperatura e detém o controle de chuvas. Com poluição queremos dizer ela como um todo, não só a emissão de gases tóxicos vindos das fábricas, mas também a fumaça que sai do escapamento do seu carro, os gases emitidos pela pecuária, aterros sanitários, e até a poluição das águas. 

Você pode estar pensando: mas eu não tenho nada a ver com isso. Tem sim, o lixo não reciclável que você joga fora vai para os aterros sanitários. Os plásticos que você usa podem ir parar no mar. No mar existem fitoplânctons e algas marinhas que absorvem gás carbônico e emitem oxigênio, a destruição do seu habitat pode significar a sua morte.

Consequências do aquecimento global

Já entendemos que o aquecimento global é ruim, mas por que exatamente é ruim? Não é só um calorzinho a mais que você vai sentir não. As mudanças climáticas sejam de calor ou frio (sim, o frio intenso também é em decorrência do aquecimento global) causam impactos na fauna, flora, no oceano, na atmosfera e na saúde das pessoas.

Veja também

Cosmético Sustentável

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

Aquarius

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

compostagem

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

Na saúde humana pode causar problemas respiratórios, problemas cardiovasculares, asma, câncer, obesidade, insolação, infertilidade, deficiência nutricional. No planeta temos consequências já vistas como o derretimento das calotas polares, que em pouco tempo causaram a extinção de espécies que lá habitam. E esse degelo ainda acarreta no aumento dos oceanos que futuramente causaram o desaparecimento de ilhas e até mesmo de países inteiros, além de baixas para as cidades litorâneas, já que haverá o desaparecimento das áreas ao nível do mar.

Essa temperatura desregulada pode levar várias espécies à extinção, pois o aumento do calor levaria a desertificação  do meio, além de secas prolongadas, dificuldades na produção de alimentos. Estudos sugerem que o aquecimento global também pode aumentar os casos de desastres naturais como inundações, tempestades, furacões e até erupções vulcânicas.

O que fazer para combater o aquecimento global

Mas para tudo tem alguma solução, talvez não seja possível reverter o dano causado, mas daqui em diante podemos diminuir o agravamento. E para isso separamos algumas práticas fáceis de serem cumpridas, mas que podem fazer uma grande diferença no futuro.

Reduza o uso de carro

O seu carro emite uma grande quantidade de dióxido de carbono para a atmosfera, experimente outros meios de locomoção, ou faça caronas solidárias. Tente andar de bicicleta, patins, patinetes, ou até caminhadas. 

Recicle 

Separe o seu lixo de acordo com as cores da coleta seletiva, reutilize os seus produtos. Experimente produtos biodegradáveis, diminua o plástico, diminua a quantidade de lixo que você descarta, todas essas ações são válidas.

Seja vegano

A pecuária é um grande fator para o aquecimento, porque em seu processo são emitidas enormes quantidades de gases poluentes. Então consumir menos carne vermelha contribui para a diminuição do aquecimento global.

Faça compostagem 

Você mesmo compostar seus rejeitos diminui a concentração de gás metano no ambiente, e ainda pode servir de adubo para a sua horta em casa.

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Noticias relacionadas

economia circular

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

Emissões de metano

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

Gasoduto

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

Brazil climate summit foca em mudanças climáticas

Nova York: Brazil Climate Summit foca em agenda climática

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Cosmético Sustentável
Consumo Consciente

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

O cosmético vegano é aquele que sem componentes de origem animal na formulação e cruelty-free. Conheça os benefícios para você
Aquarius
ESG, Marcas

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

Na Aquarius o conteúdo é direcionado para o cuidado e bem-estar, na conexão e transformação a partir de filmes que
compostagem
Atitude, Meio Ambiente

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

A compostagem é um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos. Saiba quais são os tipos e como
economia circular
Conhecimento, Consumo Consciente

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

Economia circular é um conceito que foca na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Decathlon em ação sustentável
Projetos que impactam

Decathlon ganha destaque por iniciativas socioambientais em todo o país

A maior varejista de artigos esportivos do mundo vem se destacando nos últimos anos ao alcançar metas ousadas em favor
Surto de Gripe aviária
Biodiversidade

Centro de surtos de gripe aviária muda da Ásia para a Europa e África

O aumento do vírus em aves selvagens está impulsionando a evolução e a disseminação de novas cepas, descobriram os pesquisadores.
Emissões de metano
Clima, Meio Ambiente

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

A pressão dos lobbies agrícolas fez com que o papel do gado no aumento das temperaturas globais fosse subestimado pela
Gasoduto
Clima, Meio Ambiente

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

O projeto Navigator visa capturar 15 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente