Publicidade

Início  /  

/

EUA tem mais de 50 milhões sob alerta de temperaturas extremas

Calor segue “cozinhando” os EUA: Altas temperaturas são vistas em terra e também no mar, com risco para os recifes de coral
EUA alerta temperaturas extremas

Em um dos verões mais quentes já registrados nos Estados Unidos, mais de 50 milhões de pessoas permanecem sob alerta de calor intenso, que afeta sobretudo o sudoeste americano, com vários recordes de temperaturas extremas sendo quebrados.

O clima quente e seco na região provocou uma onda de incêndios florestais. Califórnia e Nevada estão lutando contra um grande incêndio que está descontrolado, com chamas chegando a 6 metros de altura, segundo a Associated Press. Em outro foco de fogo, um incêndio iniciado no estado de Washington se espalhou para o Canadá, forçando os moradores da cidade de Osoyoos, na Colúmbia Britânica, a sair de suas casas.

O dia 30 de julho, marcou o 31º dia consecutivo de calor extremo em Phoenix, Arizona, com as temperaturas atingindo pelo menos 43,3ºC, conforme o The Guardian. O recorde anterior era de 18 dias em junho de 1974. Os médicos da região relataram um aumento nos casos de queimaduras de até terceiro grau por contato com superfícies – em alguns casos, em pessoas que já estavam passando mal pelo calor e caíram no chão.

O calor nos EUA também afeta os oceanos, com as águas esquentando a níveis sem precedentes. Isso foi observado na Bacia do Caribe e no Golfo do México, com a temperatura da água na superfície chegando a 37,7ºC na costa da Flórida.

O fenômeno ameaça os já frágeis ecossistemas da vida marinha, principalmente os recifes de coral. As condições causam o branqueamento dos corais e, em muitos casos, a morte dos organismos ali instalados.

Este é definitivamente o pior evento de branqueamento que a Flórida já viu, disse Andrew Baker ao Washington Post, ele é diretor do Coral Reef Futures Lab da Universidade de Miami.

Medidas do governo

Em meio a níveis recordes de calor, Joe Biden anunciou na semana passada novas medidas para proteger os trabalhadores americanos contra a “ameaça existencial da mudança climáticae o calor extremo. Ele instruiu o Departamento do Trabalho a aumentar as inspeções de locais de trabalho mais sensíveis ao calor, como fazendas e canteiros de obras, e pediu maior fiscalização desses e outros ambientes de trabalho que não garantam condições adequadas de alívio do calor aos funcionários.

O departamento ainda emitirá alertas notificando empregadores e funcionários sobre maneiras de se proteger do calor extremo, que matou 436 trabalhadores desde 2011, segundo estatísticas federais.

O governo Biden também planeja gastar US$ 7 milhões para desenvolver previsões meteorológicas mais detalhadas para antecipar fenômenos como ondas de calor, além de US$ 152 milhões para aumentar a infraestrutura de água potável e a resiliência climática na Califórnia, Colorado e Washington.

Veja também

Emissões de metano

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

Gasoduto

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

Projetos minerais

EUA e Reino Unido trabalham em 15 projetos minerais críticos

Especialistas dizem que as medidas são um passo na direção certa, mas não o suficiente. Pois, apesar delas, Biden não chegou a declarar uma emergência climática ou abordar diretamente a necessidade de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis que aquecem o planeta.

Quatro senadores democratas – Bernie Sanders, Ed Markey, Jeff Merkley e Elizabeth Warren – enviaram uma carta ao procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, instando-o a abrir processos contra a indústria de combustíveis fósseis por uma “campanha de longa data e cuidadosamente coordenada” para enganar o público sobre as mudanças climáticas.

“A indústria de combustíveis fósseis tem evidências científicas sobre os perigos da mudança climática e o papel que a queima de combustíveis fósseis desempenha no aumento das temperaturas globais há mais de 50 anos”, dizem os senadores.

“Apesar do conhecimento dessas empresas sobre a mudança climática e o papel que sua indústria estava desempenhando no aumento das emissões de carbono, elas optaram por participar de uma campanha de desinformação cuidadosamente coordenada para ofuscar a ciência climática e convencer o público de que os combustíveis fósseis não são o principal motor da mudança climática”.

Esse artigo foi originalmente escrito por Um Só Planeta. Leia o original.

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Noticias relacionadas

Emissões de metano

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

Gasoduto

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

Brazil climate summit foca em mudanças climáticas

Nova York: Brazil Climate Summit foca em agenda climática

Recordes de temperatura geram desconforto

Recordes de temperatura em pleno inverno: previsão é de 40°C

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Cosmético Sustentável
Consumo Consciente

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

O cosmético vegano é aquele que sem componentes de origem animal na formulação e cruelty-free. Conheça os benefícios para você
Aquarius
ESG, Marcas

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

Na Aquarius o conteúdo é direcionado para o cuidado e bem-estar, na conexão e transformação a partir de filmes que
compostagem
Atitude, Meio Ambiente

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

A compostagem é um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos. Saiba quais são os tipos e como
economia circular
Conhecimento, Consumo Consciente

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

Economia circular é um conceito que foca na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Decathlon em ação sustentável
Projetos que impactam

Decathlon ganha destaque por iniciativas socioambientais em todo o país

A maior varejista de artigos esportivos do mundo vem se destacando nos últimos anos ao alcançar metas ousadas em favor
Surto de Gripe aviária
Biodiversidade

Centro de surtos de gripe aviária muda da Ásia para a Europa e África

O aumento do vírus em aves selvagens está impulsionando a evolução e a disseminação de novas cepas, descobriram os pesquisadores.
Emissões de metano
Clima, Meio Ambiente

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

A pressão dos lobbies agrícolas fez com que o papel do gado no aumento das temperaturas globais fosse subestimado pela
Gasoduto
Clima, Meio Ambiente

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

O projeto Navigator visa capturar 15 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente