shampoo para cabelos oleosos shampoo para cabelos oleosos

Shampoo para cabelos oleosos: Quando usar e o que ele faz?

3 minutos para ler

Por que shampoo para cabelos oleosos?

A oleosidade nos cabelos é uma coisa muito chata de se lidar, além de ser um problema muito estressante, ainda pode indicar que o couro cabeludo não está muito saudável, por isso a quantidade exagerada de sebo produzido pelas glândulas sebáceas.  E então onde entra o shampoo para cabelos oleosos? Vamos lá!

Todo mundo sabe o que é shampoo para cabelos oleosos, né? Pra quem não sabe é um shampoo que tira/diminui a oleosidade do cabelo. Ele remove impurezas juntamente com a oleosidade sem danificar ou ressecar o cabelo. Shampoos detox também podem funcionar muito bem quando o assunto é oleosidade e impureza. Mas somente experimentando é possível saber qual tipo de shampoo o seu cabelo melhor se adapta, para ter certeza é quando sentir que seu cabelo está limpo, seco e cheio de movimento.

Mas o que causa a oleosidade?

A grande questão para quem tem cabelos oleosos é o que causa isso. Os motivos são variados, e muitas vezes é nossa própria culpa e nem percebemos o que estamos fazendo para provocar essas reações.

Entre elas estão os distúrbios hormonais, uso excessivo de produtos químicos, passar condicionador na raíz, banhos muito quentes ou secadores muito próximos do cabelo, shampoo “errado”, ou seja, de tipo diferente do seu cabelo ou de propriedades que não te favorecem, e até mesmo passar as mãos ou o pente constantemente pelos fios. 

Dica do Meio Sustentável: maneire nas quantidades de lavagem, e com a quantidade de shampoo, isso pode fazer com que o seu organismo entenda que está faltando sebo e produzir ainda mais!

Alisamento piora a oleosidade?

Não! Não é exatamente isso que acontece. A oleosidade que você percebe é a mesma que já estava nos seus cabelos, alisamentos e escovas progressivas não aumentam a oleosidade. O que realmente ocorre é que o sebo que se encontrava na sua raíz não tem mais resistência, ele tinha dificuldades para descer com conta de tantas curvas cachos e nós, mas assim que o cabelo foi alisado, já não tinha mais nada no caminho e ele pode descer para os fios. Isso dá uma sensação de que nosso cabelo está muito mais oleoso. 

O shampoo para cabelos oleosos acaba com ela?

As maneiras de tirar essa oleosidade, ou pelo menos diminuir, são através de shampoos para cabelos oleosos, uso de shampoo detox, máscaras ou cremes com efeito surfactante ou adsorvente, eles eliminam a gordura presente no cabelo. Outra dica valiosa é alternar produtos. Não use o mesmo shampoo em todas as lavagens, o seu cabelo pode acabar “se acostumando” à aquele produto e não ter mais o mesmo efeito de antes.

Outro elemento bom para minimizar os efeitos da oleosidade é o carvão ativado, que também pode ser encontrado em shampoos, não esfregar o couro cabeludo com força ou com as unhas, não use máscaras capilares ou cremes hidratantes em excesso. O shampoo seco também ajuda, mas somente nas horas de aperto, pois ele não limpa profundamente, só dá um efeito de cabelo seco.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
Billa Pop-Up