O que é shampoo detox?
Provavelmente você já viu um shampoo Detox nas prateleiras do supermercado ou até mesmo já tenha usado, mas não sabe exatamente o que é ou que efeitos ele pode ter nos seus cabelos. Ele limpa, desobstrui os poros, e principalmente, remove as toxinas deixadas pela poluição, fumaça, sal do mar ou cloro da piscina, gordura, resquícios de produtos capilares e outros agentes nocivos.
O shampoo detox age profundamente no couro cabeludo limpando, desintoxicando, diminuindo a oleosidade, estimulando a circulação sanguínea e aumentando a oxigenação que ajuda a abrir os poros. Ele deixa o cabelo limpo, forte e saudável desde as raízes até as pontas. Após a abertura dos poros, se torna mais fácil e mais eficiente a incorporação de outros produtos de tratamento capilar, e até mesmo profissionais como alisamentos, escovas progressivas, botox capilar, entre outros.
Conheça a marca: Da Horta Cosméticos)
Quais são os benefícios do shampoo detox?
O shampoo detox é compatível com todos os tipos de cabelo, afinal todos precisam de uma boa limpeza de vez em quando, mas ele é principalmente indicado para depois da piscina, cabelos cacheados e crespos que utilizam muitos tipos de cremes e cabelos oleosos. Os benefícios de utilizar um shampoo detox são vários, abaixo está uma lista de alguns deles.
- Desobstrução dos poros
- Limpeza profunda dos fios
- Redução de oleosidade
- Estimula o crescimento capilar
- Purifica os cabelos
- Fortalecimento dos fios
- Prepara o cabelo pra receber produtos
- Remove células mortas
- Promove brilho para os fios
- Sensação de limpeza e refrescância
- Aumenta a oxigenação do couro cabeludo
- Efeito esfoliante
(Dica: Descubra o que são cosméticos veganos)
O que devemos tomar cuidado
Apesar de ter muitos benefícios e ser muito bom para o cabelo, o shampoo detox também tem seus malefícios. Por ser um shampoo de limpeza profunda, se usado com muita frequência ou sem necessidade real, ele pode ressecar o cabelo. Assim ele faria exatamente o contrário do desejado, os fios ressecados são quebradiços e frágeis. Por esse motivo é recomendada uma utilização que não ultrapasse duas a quatro vezes por mês.
É claro que existem exceções, quem usa muito spray, pratica natação, ou tem cabelo muito oleoso pode rever esse cronograma, mas para cabelos normais a secos, é melhor não abusar muito do shampoo. Existem meios de prevenir esse ressecamento, você pode usar um hidratante capilar, cremes de pentear hidratantes, óleos essenciais, etc. Você pode também usar algum creme ou condicionador hidratante após o shampoo ou ainda escolher um shampoo detox que tenha uma fórmula mais hidratante. Se atenha sempre ao rótulo e siga as instruções do fabricante.