consumo consciente consumo consciente

Consumo consciente: O que é e como praticar

6 minutos para ler

O que é consumo consciente?

Você com certeza já deve ter ouvido falar na expressão consumo consciente, certo? Mas você sabe o que essa expressão significa?

Consumo consciente significa consumir levando em consideração os impactos que essa atitude terá futuramente.

É importante ter em mente que a partir do momento que você consome algum produto ou serviço, essa ação terá algum impacto mais tarde. Esse impacto pode ser negativo ou positivo e não atinge apenas o próprio consumidor. Sempre haverá uma consequência ambiental, econômica, social e etc. (Saiba mais sobre estes 3 pontos em nosso conteúdo de sustentabilidade)

Dessa forma, o consumidor consciente é aquele que, ao consumir, leva em consideração as consequências que suas ações geram e tenta minimizar as consequências negativas desse ato.

Adotar o consumo responsável envolve ter consciência dos produtos que você compra, da água que gasta, da energia que você usa, dos alimentos que você ingere, sempre buscando alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente, beneficiando tanto a sua vida pessoal quanto a sociedade.

Confira, a seguir, a importância de adotar esse estilo de vida e algumas práticas que você pode ter para se tornar um um consumidor consciente.

Por que adotar a prática do consumo consciente?

Hoje em dia, a maior parte da sociedade adota um estilo de vida extremamente consumista, comprando coisas impulsivamente e desenfreadamente, na maioria das vezes sem necessidade. As pessoas buscam uma satisfação rápida e momentânea sem considerar os impactos que suas escolhas terão.

Esse estilo de vida consumista tem gerado consequências muito negativas para o meio ambiente e para a sociedade como um todo, como, por exemplo, as mudanças climáticas, a extinção de espécies de animais, a escassez de água e muitos outros problemas.

Adotar o consumo consciente é uma forma de amenizar os danos que já foram causados ao planeta e evitar que mais problemas surjam.

E é importante lembrar que a prática do consumo consciente gera benefícios tanto para você quanto para o meio ambiente. Além de diminuir impactos ambientais, mudar seus hábitos de consumo pode ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida e ainda te faz ter mais controle sobre suas finanças.

Por exemplo, se tornar mais consciente faz você parar de comprar por impulso e te faz gastar apenas com o que é de fato necessário. Com isso, você economiza o seu dinheiro e evita o desperdício ajudando a diminuir a quantidade de lixo produzido e contribuindo para o meio ambiente.

Outra atitude simples que faz uma enorme diferença é optar, sempre que possível, por se locomover a pé, ou de bicicleta, em vez de usar o carro. Assim, você estará se exercitando ao mesmo tempo que diminui a quantidade de CO2 emitido para a atmosfera e ainda contribui para a diminuição do trânsito na sua cidade.

Como se tornar um consumidor consciente

Ao contrário do que muitos pensam, adotar o estilo de vida consciente não significa deixar de consumir, mas consumir de maneira responsável, sem exageros e evitando desperdícios. Para isso, precisamos refletir sobre os nossos hábitos e antes de consumir algum produto ou serviço devemos avaliar seus impactos e optar sempre pela escolha que trará consequências mais positivas.

O instituto Akatu – organização que trabalha pela conscientização da sociedade para o consumo consciente – elaborou um guia com 5 perguntas para se fazer antes de comprar algo. Essas perguntas nos ajudam a pensar qual escolha causará menos impacto no meio ambiente e na sociedade, e no nosso bolso.

Por que comprar?

Antes da compra, é importante se perguntar se você realmente precisa do produto ou serviço. É muito comum comprarmos por impulso coisas que não precisamos. Lembre-se que querer é diferente de precisar. Se o produto for realmente necessário, analise se em vez de comprar é possível fazer uma troca, reutilizar ou pegar emprestado.

O que comprar?

Na hora de definir qual produto comprar, devemos levar em consideração as opções que realmente atendem às nossas necessidades, caso contrário poderá correr o risco de haver desperdício. Ao escolher, devemos considerar fatores como qualidade, durabilidade e segurança do produto.

Como comprar?

Ao escolher o modo de pagamento, é importante ter a certeza de que conseguirá pagar tudo em dia. Também temos que analisar detalhes como o meio de transporte que será utilizado para ir até a loja. O uso de carro gera muitos impactos na natureza, então se for possível, opte por ir a pé ou de bicicleta.

De quem comprar?

É muito importante conhecer a empresa que produz o produto que será comprado. Privilegie marcas e empresas que tenham atitudes sustentáveis. Busque verificar o modo de produção da empresa, o cuidado que ela tem com o meio ambiente e sua relação com os funcionários e com a comunidade.

Como usar?

Quando compramos um produto somos responsáveis por conservá-lo e cuidar para que ele tenha máxima duração. Sempre utilize-o até o final de sua vida útil e caso quebre, opte por consertá-lo ao invés de comprar um novo. Com isso, você evita a compra desnecessária de um novo produto.

Como descartar?

Se o produto não tem mais utilidade para você, você pode vendê-lo, trocá-lo ou doá-lo. Há também a possibilidade de reformá-lo e dar uma outra utilidade a ele. Mas se nenhuma dessas alternativas for possível, é muito importante que você faça o descarte correto enviando-o para a reciclagem.

Exemplos de prática de consumo consciente

É bom lembrar que consumo consciente não se trata apenas da compra de algum produto no shopping. O consumo consciente também envolve uma série de atitudes que você pode ter em casa, como por exemplo:

  • Parar de consumir carne e derivados animais. Se não for possível parar totalmente, diminuir o consumo de carne já é um ótimo começo e uma excelente atitude sustentável;
  • Reciclar o lixo;
  • Economizar água e energia elétrica;
  • Optar por frutas, verduras e legumes orgânicos;
  • Usar ecobags ao invés de sacolas plásticas ao fazer compras;
  • Evitar desperdiçar comida;
  • Evitar o uso de canudos e outros objetos descartáveis.

Essas são atitudes simples mas que fazem uma diferença enorme para você, para o meio ambiente e para a sociedade.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp