Você sabe o que é o consumo consciente?
Para compreender o que é consumo consciente, precisamos enxergar que o ato de consumir em si está presente diariamente na nossa rotina.
Utilizamos a energia elétrica para usar a geladeira, a água para tomar banho e escovar os dentes, o combustível para dirigir, os alimentos para garantir nossa saúde e muitos outros recursos que, graças ao planeta, temos a segurança para boa qualidade de vida.
Entretanto, em um mundo com mais de 7 bilhões de habitantes, é necessária uma consciência dos produtos que são consumidos. Afinal, a compra e o uso desenfreado desses recursos não afeta apenas quem consome, mas também o meio ambiente, a economia e toda a nossa sociedade.
De acordo com a Global Footprint Network (organização internacional responsável pelo cálculo da Pegada Pedagógica), esse ano nós consumimos 75% mais recursos naturais do que a Terra é capaz de regenerar. Um número assustador, ainda mais se considerar que até 2030, o mercado de consumo deve crescer de 3,8 para 5,3 bilhões de pessoas.
Dito isso, o consumo consciente nada mais é do que equilibrar a satisfação pessoal e a sustentabilidade global na hora dos gastos. O indivíduo deve decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir, tudo isso levando em conta as repercussões pessoais, na economia e na natureza.
Benefícios de aderir ao consumo consciente
Aderir ao consumo consciente contribui não só para a sustentabilidade do planeta, mas também para melhoria na qualidade de vida dentro de casa, graças à organização das finanças e práticas que levam ao controle de gastos e limpeza da sua residência. Veja alguns dos principais benefícios:
- Evitar o acúmulo de produtos torna sua casa em um ambiente mais saudável e sustentável;
- A vida financeira é beneficiada quando se evita comprar por impulso;
- Ao privilegiar marcas que têm compromisso com sustentabilidade, priorizem o meio ambiente e são contra o maltrato de animais, você estimula as boas práticas sociais e ambientais de todas as empresas, aumentando as relações justas de trabalho e atenção à saúde humana.
As dimensões do consumo consciente
O consumo consciente abrange quatro fatores de importância vital para o meio ambiente. São eles:
- Consciência ecológica: indica a preferência dos consumidores por produtos, serviços e empresas ecologicamente corretos, geralmente de “origem verde”, que tem suas atitudes voltadas aos cuidados do meio ambiente;
- Economia de recursos: a racionalização ou redução dos recursos já adquiridos, como água e energia elétrica;
- Reciclagem: é o descarte do bem. Essa etapa reflete nos maiores cuidados com o meio ambiente;
- Planejamento de Consumo: é a racionalização do consumo, que significa reutilizar os produtos sempre que possível e priorizar a compra necessária.
Para colocar essas etapas em prática, separamos alguns exemplos sustentáveis para serem feitos no dia a dia. Confira a seguir:
Como aderir a esse movimento?
- Planeje bem o que vai gastar: Preciso mesmo disso? É realmente necessário? É sempre bom filtrar suas compras para evitar gastos desenfreados. Faça listas antes de sair para o shopping ou supermercado e resista às tentações de produtos supérfluos;
- Reutilize sempre que possível: Exercite seu pensamento criativo. Sempre é possível reaproveitar a garrafa de água para virar água para as plantas, guardar papéis de presente, usar caixas de papelão para separar as compras e muitos outros produtos dentro da sua casa que valem a pena salvar antes de jogar fora;
- Preste atenção em seus hábitos: Isso está nos pequenos detalhes. Evitar deixar a luz acesa, andar ao invés de pegar o carro para se locomover em curtas distâncias e até banhos menos demorados, o importante é se atentar ao consumo no dia a dia. As menores mudanças causam grandes impactos na economia de recursos naturais. Se cada um fizer sua parte, o planeta agradece.
From Future: O novo meio para consumir conscientemente
Pesquise bem as marcas que consome. Elas são boas para o meio ambiente? São feitas de materiais recicláveis?
Como dito anteriormente, quanto mais você consumir produtos de empresas que procuram ser sustentáveis, maior a preocupação em evitar o desperdício de plástico, papel e maltrato aos animais.
Atualmente, a gama de mercadorias “green friendly” tem aumentado muito, e é possível achar uma infinidade de itens de qualidade na plataforma From Future, que funciona como um marketplace para marcas preocupadas com seu impacto social e no meio ambiente.
Mais pessoas estão aderindo ao consumo consciente
A última década tem proporcionado imensas mudanças no consumismo mundial. De acordo com o relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022, desenvolvido pela Euromonitor, 67% dos consumidores do mundo tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas no último ano.
Em um momento tão crucial para inovação tecnológica e acesso à informação, observa-se um crescimento positivo de medidas para evitar o desperdício. O indivíduo com consumo consciente sabe que pode ser um agente transformador por meio do seus atos e, assim, tentar buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade.
A conectividade entre os internautas proporcionou novas formas de ficar em casa, através do home office, aulas virtuais e até transações bancárias em aplicativos que ajudaram a sociedade entender como a natureza tem um limite e precisa de cada um de nós para fazer nossa parte e cuidar do planeta.