fbpx
presente sustentavel

Dicas de presentes sustentáveis

O hábito de comprar e presentear as pessoas sempre esteve presente em nossa cultura e cotidiano. Atualmente, esse ato tem sido assunto em rodas de conversas uma vez que as pessoas estão procurando cada vez mais um propósito por trás do produto com o objetivo de melhorar a relação da sociedade e meio ambiente. Por isso, os presentes sustentáveis estão tomando força no mercado cada dia que passa.

Fantasias, roupas, acessórios, produtos de beleza, cursos, alimentos podem fazer parte dessa lista de presentes sustentáveis. Confira aqui 5 exemplos de produtos que podem ser usados para presentear alguém agredindo menos o meio ambiente.

Presentes sustentáveis

1 – Blusa sustentável – a moda do bem 

O mercado da moda dita quase que diariamente novas tendências, modas sazonais e produz novas coleções que alimentam o consumo desenfreado. Os impactos decorrentes da produção percorrem toda a cadeia produtiva têxtil: desde o plantio do algodão até a confecção da peça, além dos impactos derivados da comercialização. 

O cultivo do algodão, em virtude da grande quantidade de pesticidas, inseticidas e fertilizantes empregados para a obtenção da fibra, causa contaminação da água, do solo e da fauna local. Além de consumir um volume gigantesco de água nos processos de beneficiamento e acabamento – alvejar e tingir produtos têxteis. 

A cadeia produtiva do mercado têxtil e ramo de confecção gera um impacto social e ambiental tão negativo que torna a moda o 2º maior impacto ambiental do planeta depois do petróleo. Dessa forma, a moda sustentável virou um propósito. Utilizando matérias primas como 100% algodão orgânico, e blusas feitas de pet o impacto ao meio ambiente se torna menor, sendo assim, um ótimo presente sustentável para presentear alguém que ama a moda.

Sobre as blusas feitas de PET

 O polietileno das garrafas pets é um material termoplástico, o que significa que pode ser reaproveitado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando são aquecidos, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.   

Um grande benefício da reciclagem é a geração de inúmeros empregos. Esse papel social auxilia a renda de milhares de famílias ao redor do país, continuando um ciclo que só traz benefícios a todos os envolvidos. Além de contribuir com o meio ambiente e a responsabilidade social, fatores que só vem confirmar a necessidade  de todos separarem o lixo para reciclagem.

Sobre blusas feitas de algodão 100% orgânico

O algodão orgânico utiliza menos água na produção, não polui o solo e garante um algodão natural e livre de veneno.O algodão orgânico, assim como outros produtos agrícolas orgânicos, é livre de agrotóxicos, pesticidas e de químicos nocivos desde o cultivo, evitando males à saúde dos produtores e dos consumidores.

As plantações de algodão orgânico utilizam o sistema de rotação de culturas, além de terem – em relação ao convencional – uma menor pegada hídrica, menor emissão de gases poluentes, e menores acidificação do solo e eutrofização (processos pelos quais os compostos químicos dos fertilizantes podem poluir o ar e as águas de lagos, rios e lençóis freáticos).

2 – Copo reutilizável 

Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).

Esse plástico, que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos. De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.

Os copos reutilizáveis, como por exemplo, os retrátil de silicone evita, no mínimo, o uso de quatro descartáveis – por pessoa. Além disso, quando usados em eventos pode diminuir em até 80% todos os resíduos descartáveis no final do dia. Além disso, é algo muito útil e pode ser levado para todos os lugares por ocupar um espaço pequeno e de fácil higienização. Dessa forma, o copo reutilizável se torna um ótimo presente sustentável.

3 – Kit sustentável – Canudo ecológico, copo e ecobag

O kit sustentável entra como um ótimo presente sustentável, pois inclui o canudo ecológico, copo reutilizável e as ecobags.

 O canudo representa  uma opção com menor impacto ambiental que têm sido adotado por várias pessoas que pensam no meio ambiente, já que é uma opção  duradoura e não descartável. 

Em  torno de 20 cidades brasileiras, já transformaram esse combate aos canudos de plástico em lei e as pessoas adotaram os canudos ecológicos, como por exemplo de bambu, inox, vidro, palha. 

O copo de silicone também entra em evidência  já que  é considerado um  agente de transformação de comportamento, porque, além de substituir o copo de plástico e não ser descartável,  quando as pessoas usam o copo, elas passam a reparar em outros lixos

E por último, as ecobags estão cada vez mais na moda e estão sendo utilizadas para substituir as sacolas de plásticos.  Elas são feitas geralmente de algodão ou outros materiais considerados sustentáveis e  biodegradáveis.As ecogabs são reutilizáveis para consumo, podendo ser lavadas e usadas em diferentes situações do dia a dia. Em média, estima-se que uma ecobag dure cinco anos, tempo em que uma única pessoa utilizaria cerca de mil sacolas plásticas.

Esse kit é uma ótima opção para presentear aquela pessoa que luta pela sustentabilidade.

4- Kit de refeição 

A correria do dia-a-dia e muito trabalho não são desculpas para nos rendermos aos alimentos pronto. Uma boa opção para fugir das comidas das ruas, economizar e se alimentar melhor são as marmitas. O kit refeição é considerado como um ótimo produto sustentável para quem utiliza das marmitas no dia a dia.

O Kit Refeição contém:

  • 01 copo retrátil;
  • Um Canudo feito em aço inoxidável;
  • 01 escova de metal com cerdas em nylon para limpeza;
  • Um Guardanapo reutilizável feito em tecido 100% algodão (tamanho L30 x A30) cm;
  • Um Kit talheres Inox dobráveis (Garfo, Colher e Faca);
  • 01 Necessaire de tecido 100% algodão (tamanho L25 x A12) cm;

5 – Cosméticos sustentáveis e orgânicos

Os cosméticos sempre foram produtos chaves na hora de presentear alguém. É algo que todo mundo precisa, usa e gosta. Um exemplo de empresa que luta pela sustentabilidade é a  B.O.B. A empresa vem com uma proposta de cosméticos sólidos, em barra, que concentram o melhor de cada ingrediente, eliminam o uso de plástico,  preservam o uso de água, usam embalagens biodegradáveis, não precisam de conservantes ou agentes nocivos e, portanto, não poluem rios e oceanos.

Os cosméticos orgânicos também entram como uma ótima opção de presente. Eles  são seguros e saudáveis,  diminuem os riscos de irritação e alergias na pele, além de não conter toxicidades. Os ingredientes orgânicos são melhores porque eles contêm os mais altos níveis de antioxidantes benéficos, vitaminas, minerais e nutrientes. Eles também são melhores para o planeta, porque são livres de pesticidas e fertilizantes químicos tóxicos. São melhores para os agricultores, suas famílias e comunidades, evitando o uso de agrotóxicos no solo, preservam as colheitas futuras, animais selvagens e cursos de água.

Dessa forma, o cosmético sustentável e orgânico, como presente sustentável é uma ótima dica! Não há quem não goste!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.