Neste post, você vai conhecer os tipos de recursos naturais e como se dá o uso, principalmente considerando as mudanças na perspectiva mundial de sustentabilidade.
Assim, será mais simples entender como esses elementos fazem parte da vida cotidiana de todos os seres humanos, vida em sociedade e mais. Confira!
O que são recursos naturais?
A princípio, os recursos naturais são classificados como todos os elementos que estão disponíveis na natureza, sem a ação humana, mas que podem ser usados para consumo ou outras atividades.
Por exemplo, a água e a luz solar são recursos naturais usados para gerar energia.
Cabe destacar que esses recursos podem ou não ser renováveis, mas são essenciais para a manutenção da vida, suprindo as necessidades mais básicas.
Não à toa, a discussão sobre preservação é debatida diariamente.
Direta ou indiretamente, os recursos naturais são usados para produção de matéria-prima, na alimentação, para gerar energia ou mesmo para garantir sobrevivência e o conforto.
Mas, para isso, é preciso garantir que esses recursos continuem existindo. O que é alcançado através da preservação do solo, das espécies animais e vegetais, bem como para evitar perdas e explorações problemáticas.
Tipos
A partir disso, os recursos naturais são divididos em dois grandes grupos:
Recursos naturais renováveis
Popularmente, recursos renováveis são aqueles que não se esgotam. Entretanto, o conceito mais inteligente é que esses recursos são capazes de se recompor dentro de uma escala de tempo.
Geralmente, isso ocorre de forma natural, mas também pode ocorrer com a ação humana. Com isso em mente, os principais tipos incluem:
Solo
O solo é um recurso amplo e que, dependendo da área e ação do homem, pode ser renovável ou ficar infértil.
Justamente por isso, é essencial garantir a recuperação de áreas de mata, plantio adequado, uso de ferramentas adequadas e mais.
Energia solar
A energia solar é um dos recursos que vem crescendo no meio moderno, por ser uma fonte que pode ser melhor aproveitada e que utiliza-se de painéis para captação e transformação.
Por ser um meio considerado inesgotável, o sol é um recurso essencial para a vida humana e que poderá ganhar mais adeptos nos próximos anos.
Fauna e flora
A fauna e flora se refere as plantas e animais, englobando todas as espécies que podem ser usadas como matéria-prima ou como alimento.
Cabe destacar que isso também significa o ciclo natural da vida, bem como a partir da ação humana.
Energia eólica
A energia eólica é o recurso que utiliza os ventos, ou o deslocamento da massa de ar, para gerar energia, mecânica ou elétrica.
Água potável
A água potável, ou água doce, é um dos recursos renováveis mais importantes do globo, garantindo a manutenção de todas as espécies.
Dessa forma, os rios e reservas são renovados, principalmente, através das chuvas, mas são comprometidos com a poluição e aquecimento global.
Recursos naturais não renováveis
Os recursos não renováveis são aqueles esgotáveis, ou seja, que possuem uma reserva que pode acabar em algum momento.
Alguns desses recursos podem passar por um processo de renovação, mas que é extremamente lento, demorando milhares de anos. Sendo assim, muito se fala sobre consumo consciente e substituições como forma de prevenção.
Petróleo
Um dos principais exemplos de recursos não renováveis é o petróleo, a substância amplamente usada como matéria-prima.
Por exemplo, é usado para fabricação de plásticos e combustíveis, como a querosene, diesel e gasolina.
Gás natural
O gás natural é obtido através da decomposição de matérias orgânicas, que vão se acumulando no subsolo junto com o petróleo.
Atualmente, esse gás é mais usado para gerar eletricidade ou uso doméstico, na cozinha, por exemplo.
Carvão mineral
O carvão mineral é um exemplo de recurso não renovável, já que a matéria é um minério formado ao longo da existência do mundo, em eras geológicas antigas.
Assim, o principal uso do carvão é para gerar energia, através da queima, mas também é um dos maiores responsável pelo efeito estufa.
Outros recursos naturais
Por fim, existem alguns outros tipos de recursos naturais provenientes de diferentes fontes, como:
Recursos biológicos
Biológicos são os recursos que vem através dos vegetais e seres vivos, considerando todo o ecossistema.
Esses recursos são essenciais para diversas atividades, como a extração madeireira, agricultura e agropecuária, mas também na alimentação e construção.
Vale dizer que são potencialmente renováveis, mas que exigem o consumo consciente e preservação.
Recursos hídricos
Como o nome diz, recursos hídricos são todos os conjuntos de quedas ou corpos d’água.
Assim, mesmo que a Terra seja composta de 2/3 de água, apenas uma parte desta é potável e acessível para a humanidade, sendo usada para consumo, irrigação, processos gerais, geração de energia elétrica e outros.
Atualmente, grande parte da água para consumo é proveniente dos aquíferos, localizados no subsolo, em reservas naturais.
Recursos minerais
Recursos minerais são todos aqueles obtidos através de minérios, pedras preciosas e rochas. Ou seja, possuem um alto valor econômico.
A principal exploração humana se dá nos minérios de cobre e ferro, usados na produção geral de bens, bem como os metálicos, como alumínio, ouro e prata.
Mas existem muitos outros minerais importantes, como o mármore, granito, basalto, argilas e a lista segue. Mesmo que alguns sejam renováveis, o processo de produção dura milhares de anos.
Como resultado, muitos desses recursos são bem caros e devem ser explorados de maneira consciente.
Recursos energéticos
Energéticos são todos os recursos naturais que podem fornecer energia.
Porém, muitos desses são radioativos e, por isso, podem contaminar outros recursos, como o solo, água e ar. Inclusive, muitos são associados ao efeito estufa e aumento de doenças respiratórias.
Mas também existem recursos energéticos positivos para a sustentabilidade, como os aerogeradores (que usam os ventos para gerar energia) e os painéis solares.
Enfim, o Brasil é um país que possui uma vasta extensão territorial e rico em diversidade.
Assim, possui uma grande concentração de reservas e recursos naturais essenciais para a vida, como as florestas, presença de água doce e minérios.
Da mesma maneira, alguns estados possuem maior abundância de aproveitamento desses recursos, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará.
Para saber mais e acompanhar as novidades, confira os demais posts aqui do Meio Sustentável e não perca nada!