fbpx
sustentabilidade empresarial

Sustentabilidade Empresarial: O que é?

Com o objetivo de se destacar entre a concorrência, as empresas estão sempre em busca de inovação e novidades para surpreender os seus consumidores. As grandes marcas utilizam a sustentabilidade empresarial como uma carta na manga para se posicionar positivamente perante seu público, uma vez que cada vez mais os consumidores buscam por produtos e serviços que estejam de acordo com o conceito de sustentabilidade.

Apesar da possibilidade de compreender em uma estratégia para ser bem visto, nesse jogo não é só o lado empresarial que ganha, mas sim o lado que mais nos interessa: o meio ambiente. Então, temos então um sistema que todos os envolvidos saem ganhando. A sustentabilidade empresarial consiste no ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente, e dessa forma, impactando menos o meio ambiente e respeitando também a sociedade que está inserida. É importante entender que estamos tratando de uma empresa, por isso, existe todo um planejamento de  como essa sustentabilidade teria que ser implementada e executada, já que é necessário escolher as ações certas para que o negócio continue sobrevivendo. Em muitas empresas, são feitos relatórios com índices específicos para detectar o nível de sustentabilidade e em qual setor ela pode ser melhor inserida. É muito comum as empresas adotarem algumas práticas de sustentabilidade achando que vai perder dinheiro, porém tem uma surpresa agradável: a redução de gastos. Ações como reciclagem, compostagem, reutilização da água e economia de energia com lâmpadas econômicas, por exemplo, pode ser uma grande economia para a empresa.

Exemplo de empresas sustentáveis no mundo

Apple

É verdade que a apple é a empresa preferida de muita gente por causa dos seus aparelhos incríveis! Mas, recentemente a Apple nos surpreendeu com sua atitude sustentável! Depois da pesquisa que saiu dizendo que essa empresa  consumia mais de 7% da energia mundial no setor de TI, eles decidiram adotar uma ideia sustentável: as placas solares. Na sua sede, eles utilizaram uma área de 65 mil metros quadrados de painéis solares e por causa das suas práticas sustentáveis foram premiados como empresa sustentável mais “verde” do mundo. Já em 2018 a Apple divulgou em seu site que estava atuando com 100% de energia por fontes renováveis na sede e nas demais instalações, como lojas e escritórios.

Google

A Google também não fica para trás quando falamos de sustentabilidade. A empresa está sempre atrás de novas ideias para diminuir os impactos no meio ambiente. Eles fecharam contrato para construção de parques eólicos e campos de energia solar, com o objetivo de compensar os impactos com a energia renovável. Além disso, eles criaram um aplicativo titulado como “your planet” para incentivar as pessoas a terem hábitos saudáveis, controlando por exemplo, a quantidade de água que o individuo está usando por dia.

Exemplos de empresas sustentáveis no Brasil

Já que a demanda do consumidor por produtos verdes só aumentam, não é muito difícil achar empresas que adotam práticas sustentáveis em sua política, mas sabemos que é um desafio para as empresas administrar as atividades antagônicas: produzir e degradar.

Natura

Natura é reconhecida por, além das práticas ambientais dentro da produção dos produtos, de investir muito em estratégias de marketing e projetos colaborativos para mostrar aos seus consumidores a grande importância da natureza, preservação e conservação da mesma para fazer cosméticos e outros produtos. Dessa forma, a empresa utiliza o conceito de sustentabilidade, engajamento mais o seu cliente e lucrando por isso. Uma verdadeira jogada e marketing e o meio ambiente agradece.

Unilever

Essa empresa, que possui muitos produtos conhecidos por nós, é referência quando se fala sobre empresas sustentáveis. Ela possui um plano anual de sustentabilidade onde traça metas a serem cumpridas. Dentre esses propósitos podemos chamar atenção para o principal: tornar a vida sustentável parte do dia a dia de todos. Dessa forma, além das práticas dentro da empresa, eles tem um compromisso social fora da produção. A empresa desenvolveu uma  pesquisas que mostra que as marcas de vida sustentáveis (26) são as que crescem de forma continua e que mais da metade de seus consumidores querem comprar de forma sustentável. Além disso, eles conseguem mostrar que conseguiram diminuir seus gastos adotando ideias sustentáveis. Mais vendas , menos gasto… Parece interessante, não é?

Eai, qual tipo de consumidor você é? Vamos dar relevância para quem merece relevância?

Curiosidade: Sustentabilidade empresarial

 A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) criou um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). É uma importante ferramenta de análise e comparação das empresas que mantém ações na Bolsa de Valores, visando esclarecer os investidores sobre como estas corporações estão adotando práticas de desenvolvimento sustentável.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.