A sustentabilidade empresarial são as ações adotadas pelas empresas visando promover o desenvolvimento sustentável da sociedade e reduzir seus impactos negativos no mundo.
Com o objetivo de se destacar entre a concorrência, as empresas estão sempre em busca de inovação e novidades para surpreender os seus consumidores. As grandes marcas utilizam a sustentabilidade empresarial como uma carta na manga para se posicionar positivamente perante seu público, uma vez que cada vez mais os consumidores buscam por produtos e serviços que estejam de acordo com o conceito de sustentabilidade.
Benefícios e importância da sustentabilidade empresarial
Apesar da possibilidade de compreender em uma estratégia para ser bem visto, nesse jogo não é só o lado empresarial que ganha, mas sim o lado que mais nos interessa: o meio ambiente. Então, temos então um sistema que todos os envolvidos saem ganhando. A sustentabilidade empresarial consiste no ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente, e dessa forma, impactando menos o meio ambiente e respeitando também a sociedade que está inserida. É importante entender que estamos tratando de uma empresa, por isso, existe todo um planejamento de como essa sustentabilidade teria que ser implementada e executada, já que é necessário escolher as ações certas para que o negócio continue sobrevivendo. Em muitas empresas, são feitos relatórios com índices específicos para detectar o nível de sustentabilidade e em qual setor ela pode ser melhor inserida. É muito comum as empresas adotarem algumas práticas de sustentabilidade achando que vai perder dinheiro, porém tem uma surpresa agradável: a redução de gastos. Ações como reciclagem, compostagem, reutilização da água e economia de energia com lâmpadas econômicas, por exemplo, pode ser uma grande economia para a empresa.
Exemplo de empresas sustentáveis no mundo
Apple
É verdade que a apple é a empresa preferida de muita gente por causa dos seus aparelhos incríveis! Mas, recentemente a Apple nos surpreendeu com sua atitude sustentável! Depois da pesquisa que saiu dizendo que essa empresa consumia mais de 7% da energia mundial no setor de TI, eles decidiram adotar uma ideia sustentável: as placas solares. Na sua sede, eles utilizaram uma área de 65 mil metros quadrados de painéis solares e por causa das suas práticas sustentáveis foram premiados como empresa sustentável mais “verde” do mundo. Já em 2018 a Apple divulgou em seu site que estava atuando com 100% de energia por fontes renováveis na sede e nas demais instalações, como lojas e escritórios.
A Google também não fica para trás quando falamos de sustentabilidade. A empresa está sempre atrás de novas ideias para diminuir os impactos no meio ambiente. Eles fecharam contrato para construção de parques eólicos e campos de energia solar, com o objetivo de compensar os impactos com a energia renovável. Além disso, eles criaram um aplicativo titulado como “your planet” para incentivar as pessoas a terem hábitos saudáveis, controlando por exemplo, a quantidade de água que o individuo está usando por dia.
Exemplos de empresas sustentáveis no Brasil
Natura
Natura é reconhecida por, além das práticas ambientais dentro da produção dos produtos, de investir muito em estratégias de marketing e projetos colaborativos para mostrar aos seus consumidores a grande importância da natureza, preservação e conservação da mesma para fazer cosméticos e outros produtos. Dessa forma, a empresa utiliza o conceito de sustentabilidade, engajamento mais o seu cliente e lucrando por isso. Uma verdadeira jogada e marketing e o meio ambiente agradece.
Unilever
Essa empresa, que possui muitos produtos conhecidos por nós, é referência quando se fala sobre empresas sustentáveis. Ela possui um plano anual de sustentabilidade onde traça metas a serem cumpridas. Dentre esses propósitos podemos chamar atenção para o principal: tornar a vida sustentável parte do dia a dia de todos. Dessa forma, além das práticas dentro da empresa, eles têm um compromisso social fora da produção. A empresa desenvolveu uma pesquisa que mostra que as marcas de vida sustentáveis (26) são as que crescem de forma contínua e que mais da metade de seus consumidores querem comprar de forma sustentável. Além disso, eles conseguem mostrar que conseguiram diminuir seus gastos adotando ideias sustentáveis. Mais vendas , menos gasto… Parece interessante, não é?
Eai, qual tipo de consumidor você é? Vamos dar relevância para quem merece relevância?
Curiosidade: Sustentabilidade empresarial
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) criou um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). É uma importante ferramenta de análise e comparação das empresas que mantém ações na Bolsa de Valores, visando esclarecer os investidores sobre como estas corporações estão adotando práticas de desenvolvimento sustentável.