A sustentabilidade hoje é o principal norte que devemos seguir em nossas ações para alcançarmos um futuro melhor. Dentro dela ainda há três frentes: ambiental, social e econômica, que engloba todas as atividades do mundo. Pensando nisso, como as empresas devem se portar diante dessa realidade?
Trouxemos hoje o conceito de sustentabilidade empresarial sendo ela um conjunto de estratégias que podem nortear as empresas durante o processo de desenvolvimento sustentável. Confira!
O que é sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade empresarial pode ser descrita como um conjunto de ações adotadas pelas empresas buscando oferecer sustentabilidade econômica, social e ambiental. Ela está diretamente ligada com o desenvolvimento das empresas e indústrias, sendo resultado do crescimento econômico e que requer medidas que reduzam seus impactos negativos no mundo.
Com o objetivo de se destacar entre a concorrência, as empresas estão sempre em busca de inovação e novidades para surpreender os seus consumidores. As grandes marcas utilizam a sustentabilidade empresarial como uma carta na manga para se posicionar positivamente perante seu público, uma vez que cada vez mais os consumidores buscam por produtos e serviços que estejam de acordo com o conceito de sustentabilidade.
Como sustentabilidade empresarial as empresas precisam se comprometer a utilizar os recursos naturais de forma responsável e oferecerem bens e serviços em consonância com o meio ambiente. O bem-estar dos trabalhadores também é algo necessário, sendo que todas as pessoas envolvidas no processo do negócio devem ser tratadas de forma justa.
Qual é a importância da sustentabilidade para as empresas?
A sustentabilidade dentro das empresas é o fator que equilibra o crescimento econômico com o respeito ao meio ambiente e a responsabilidade social. Ela altera o senso comum das organizações, que é a busca pelo lucro a todo custo, e assim transforma a cultura organizacional dos negócios.
Quando as práticas de sustentabilidade são adotadas, as empresas agregam valor aos seus produtos e serviços a curto, médio e longo prazo. É sabido que ações ambientais são cada vez mais cobradas ao mundo dos negócios, logo, quando as empresas adotam essas atividades, ela agrada o seu público e também mitigam riscos, fortalecem a confiança e segurança para a construção de um futuro mais sustentável.
Para se ter uma ideia, em uma pesquisa feita pela consultoria BSR, 8 mil empresas falaram sobre o risco das mudanças climáticas em seus empreendimentos. Destas, 72% destacaram que o risco climático pode afetar significativamente suas operações, receitas e despesas.
Os dados também mostraram que a adoção de práticas sustentáveis constrói um empreendimento mais consolidado e equilibrado no futuro, principalmente em relação à reputação no mercado. Pesquisas realizadas pela Forbes mostram que 92% dos consumidores estão mais propensos a confiar em marcas que são ambientalmente ou socialmente conscientes.
Qual é o principal objetivo da sustentabilidade?
De forma simples, o principal objetivo da sustentabilidade empresarial é fornecer estratégias e auxílio para as organizações estruturarem seus processos internos com práticas sustentáveis que tragam bons resultados. Com isso, existem algumas ações que devem ser levadas em consideração:
- Mudança da imagem da marca e futuro fortalecimento pautado na sustentabilidade;
- Reduzir custos e riscos operacionais e financeiros relacionados à gestão ambiental e social;
- Aumentar a inovação e a criatividade na busca por soluções sustentáveis para os desafios do negócio;
- Criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade e do planeta;
- Estimular a responsabilidade ética das corporações em relação aos seus stakeholders, como clientes, colaboradores, fornecedores, governo e meio ambiente.
Quais são os 3 pilares da sustentabilidade?
Como dito, a sustentabilidade é alcançada quando há um equilíbrio entre seus três pilares: ambiental, social e econômico. Logo, a adoção de práticas voltadas à proteção e alcance desse tripé é o que irá fortalecer a sua empresa.
- Pilar ambiental: aqui estão incluídas ações para eliminar ou compensar as emissões de gases efeito estufa, utilização de energia verde, eliminação de riscos tóxicos, reutilização ou reciclagem de materiais e gerir resíduos, reduzindo a pegada de carbono ao longo de toda a cadeia de valor. Além disso, práticas que de forma ativa preservam o meio ambiente, como o reflorestamento, são bem-vindas.
- Pilar social: aqui o bem-estar do trabalhador, da comunidade empresarial e dos consumidores é colocado em primeiro plano. Isto inclui atividades como o estabelecimento de uma cultura de segurança eficaz, garantindo que os clientes tenham as informações necessárias para utilizar os produtos de maneira segura, protegendo o acesso a recursos básicos;
- Pilar econômico: neste ponto há a adoção de estratégias para reduzir gastos e desperdícios, fazendo com que a empresa sobreviva e possa causar um impacto positivo a longo prazo. Exemplos disso podem ser a redução de custos através da utilização de menos plástico nas embalagens dos produtos ou a criação de empregos verdes. Além disso, a adoção de novas tecnologias e inovações tornam o trabalho mais eficiente.
É a partir de ações dentro desses três pilares que é possível medir o quanto a empresa é sustentável. O Índice de Sustentabilidade Empresarial, conhecido pela sigla ISE, é responsável por avaliar esses quesitos em organizações listadas na B3, a bolsa de valores do Brasil.
O índice avalia e reconhece o comprometimento das empresas com ações sustentáveis e a partir disso as incentiva a continuarem cumprindo sua responsabilidade socioambiental, assim como também serve para auxiliar os investidores nas tomadas de decisão.
O ESG e a sustentabilidade nas empresas
A sustentabilidade empresarial está diretamente ligada com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, na tradução), que reúnem três pilares para mensurar as ações sustentáveis de uma organização.
Logo, ESG também é o tripé da sustentabilidade, sendo um conjunto de padrões e boas práticas para entender se um negócio possui sustentabilidade para além das questões financeiras. Assim, podemos dizer que a sustentabilidade empresarial engloba as ações estratégicas para alcançar o desenvolvimento sustentável e os princípios ESG podem ajudar as empresas a chegarem a esse objetivo por meio de análises do desempenho.
E como uma empresa pode vir a ser sustentável?
A sustentabilidade é ampla e diversas metas podem ser colocadas para alcançá-la, mas o que de fato irá comprovar se uma empresa é ou não sustentável são as realizações concretas que mostrem a redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos.
Dito isso, existem várias ações que podem ser feitas, desde o primeiro passo da produção, até a venda e as campanhas de marketing, buscando eficiência da produção e divulgação com o menor impacto possível. Com isso aparecem o uso consciente dos recursos naturais, a adoção de embalagens, papéis e demais materiais recicláveis ou biodegradáveis, transição energética dentro das indústrias, entre outras.
Essas transformações internas são o que dão pauta para as ações externas com o público e os colaboradores buscando desenvolver a transparência e a comunicação dentro dessa comunidade. Esse ainda é um ótimo indicador de que as ações ambientais estão produzindo um efeito positivo para a empresa e a sociedade.
Quais são os benefícios da sustentabilidade nas empresas?
A sustentabilidade dentro das empresas vai muito além de cumprir uma agenda de metas, mas contribui efetivamente com benefícios para a sociedade e a própria empresa. Além de agregar valor aos produtos e serviços, ainda reduz gastos e impactos negativos.
Contribuir para a preservação ambiental
Se mantermos os modos de consumo existentes na atualidade, até 2050 seriam necessários mais dois planetas para atender às demandas da população. Além disso, os índices apresentados hoje de impacto ambiental ainda reforçam a necessidade de um posicionamento com maior responsabilidade social.
Neste contexto, as empresas exercem um papel fundamental no combate aos efeitos negativos causados por ações humanas no meio ambiente, alinhando assim o crescimento econômico com práticas ambientais e sociais dentro e fora das empresas.
Como resultado, haverá grandes impactos positivos na sociedade com projetos ou programas sociais e ambientais que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Reduzir custos operacionais
A sustentabilidade exige a mudança nos processos organizacionais das empresas, incentivando a busca por estratégias alternativas, que reduzam o uso de recursos naturais e os impactos da produção no meio ambiente. Isso ainda promove a busca por processos inovadores, tecnológicos e acessíveis, o que na prática pode trazer redução nos custos operacionais.
Assim, implementar o uso racional dos recursos naturais e minimizar os desperdícios na linha de produção podem gerar aumento na produtividade, motivado tanto por esse movimento de eficiência operacional como pelos colaboradores, que tendem a se sentirem mais engajados em organizações sustentáveis.
Fortalecer a reputação da marca
Uma empresa sustentável tem muito mais prestígio no mercado, sendo que 62% dos clientes se mostraram dispostos a mudar seus hábitos de consumo com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, segundo dados divulgados pela IBM.
Isso significa uma movimentação maior das empresas em busca de fortalecer suas ações de sustentabilidade no mercado para atender a demanda dos consumidores que se mostram mais preocupados com o tema. Esse movimento ainda melhora o status do negócio com os colaboradores, fornecedores e investidores. Dessa forma, as empresas garantem um diferencial e uma vantagem competitiva no mercado, o que também abre espaço para novas oportunidades de negócios.
Atrair investidores
Como resultado das ações sustentáveis, há um fortalecimento da reputação da marca, o que atrai investidores para o negócio. Atualmente há muitos interessados em investir em empresas que desenvolvem ações de ESG, sendo principalmente aquelas que promovem a redução dos impactos negativos.
A sustentabilidade empresarial ainda demonstra a capacidade de interação da empresa com as questões ambientais, sociais e econômicas, o que pode reduzir os riscos e tornar o negócio mais seguro para os investidores. O compartilhamento de informações de maneira mais transparente também contribui para essa confiabilidade e pode mostrar aos investidores o potencial de lucro sem incertezas.
Sustentabilidade Empresarial: quais são os desafios?
Como a sustentabilidade empresarial exige uma mudança da cultura organizacional das empresas, muitos desafios podem aparecer, como por exemplo um custo extra para a adoção de novas estratégias de produção e até mesmo a conformidade dos colaboradores com as novas medidas. Confira alguns dos principais desafios:
- Investimento inicial: para a adesão de processos mais sustentáveis é necessário fazer um investimento inicial um pouco mais alto do que a empresa costuma gastar.
- Gerir a transição cultural: a sustentabilidade exige que a empresa mude sua filosofia corporativa, alterando processos e muitas vezes até mesmo os objetivos do negócio. Até alcançar a sustentabilidade é necessário comprometimento, o que pode ser difícil de controlar ou determinar o nível de envolvimento de cada funcionário com o desenvolvimento sustentável da empresa.
- Gerir os programas de sustentabilidade: uma vez adepta da filosofia, é necessário administrar e integrar diferentes programas de sustentabilidade dentro do negócio, medindo seu desempenho e analisando sucessos e falhas.
- Encontrar especialistas na área: a sustentabilidade ainda é um tema em desenvolvimento — especialmente acadêmico. Por isso, é complexo achar profissionais em quantidade para suprir as demandas de todas as empresas, mas vale ressaltar a necessidade de tais profissionais para uma adesão concreta da sustentabilidade dentro da empresa.
Quais são os exemplos de sustentabilidade de uma empresa?
Diversas empresas no mundo atual já possuem práticas sustentáveis que as colocam em destaque no mercado. Conheça algumas:
Apple
A Apple já se destaca mundialmente por causa de seus aparelhos tecnológicos e versáteis. Mas, recentemente a Apple surpreendeu com atitudes sustentáveis. Depois que uma pesquisa apontou que a empresa consumia mais de 7% da energia mundial no setor de TI, eles decidiram adotar as placas solares.
Na sede da empresa eles utilizam uma área de 65 mil metros quadrados com painéis solares e por causa disso foi premiada como a empresa sustentável mais “verde” do mundo. A Apple hoje atua com 100% de energia por fontes renováveis na sede e nas demais instalações, como lojas e escritórios. Além disso, 22% dos materiais usados nos produtos em 2023 foram reciclados ou provenientes de fontes renováveis.
A Google também não fica para trás quando falamos de sustentabilidade. A empresa está sempre atrás de novas ideias para diminuir os impactos no meio ambiente. Eles fecharam contrato para construção de parques eólicos e campos de energia solar, com o objetivo de compensar os impactos com a energia renovável.
Além disso, eles criaram um aplicativo intitulado como “your planet” para incentivar as pessoas a terem hábitos saudáveis, controlando por exemplo, a quantidade de água que a pessoa está usando por dia.
Natura
Natura é reconhecida pelas práticas ambientais dentro da produção dos produtos e por investir muito em estratégias de marketing e projetos colaborativos para mostrar aos seus consumidores a grande importância da natureza, preservação e conservação da mesma para fazer cosméticos e outros produtos.
Dessa forma, a empresa utiliza o conceito de sustentabilidade, engajando mais o seu cliente e lucrando por isso. Uma verdadeira jogada de marketing que o meio ambiente agradece.
Unilever
Essa empresa, que possui muitos produtos conhecidos por nós, é referência quando se fala sobre empresas sustentáveis. Ela possui um plano anual de sustentabilidade onde traça metas a serem cumpridas. Dentre esses propósitos podemos chamar atenção para o principal: tornar a vida sustentável parte do dia a dia de todos.
Dessa forma, além das práticas dentro da empresa, eles têm um compromisso social fora da produção. A empresa desenvolveu uma pesquisa que mostrou que as marcas sustentáveis são as que mais crescem de forma contínua, sendo que mais da metade de seus consumidores querem comprar de forma sustentável. Além disso, eles conseguem mostrar que conseguiram diminuir seus gastos adotando ideias sustentáveis.
Quais são as principais tendências para a sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade é um dos assuntos que mais está em foco no mercado, o que sugere o aparecimento de mais incentivos para o desenvolvimento de novos processos, modelos de negócio e boas práticas alinhadas ao objetivo. Um exemplo é a adoção da agenda ESG, que tem se tornado um movimento cada vez mais frequente entre as empresas.
Nesse sentido, algumas ações são importantes para se destacar nesse cenário, como a adoção de políticas de transparência e compliance, a busca por atividades que reduzem os impactos ambientais, bem como a inovação em produtos, serviços e processos que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Ainda existem ações que promovem maior sustentabilidade empresarial, como:
- Maior comprometimento com ações voltadas à diversidade e inclusão;
- Uso e desenvolvimento de tecnologia verde e outros movimentos do tipo, como TI Verde, logística reversa, economia circular etc;
- Criação de produtos eco-friendly;
- Adoção de políticas de descarte de resíduos;
- Investimento no uso de fontes de energias renováveis.
Dito isso, vale a pena investir na sustentabilidade empresarial? Vale dizer que há diversos processos de produção de bens e serviços, muitos inclusive que geram muito lucro, mas pouco benefício socioambiental. Portanto, a adoção de uma cultura mais sustentável tende a trazer benefícios a longo prazo para as empresas.
Mas esses benefícios são aqueles que garantem mais prestígio da marca dentro do mercado. Além disso, as organizações tendem a desenvolver processos mais eficientes e produtivos que consequentemente garantem a redução dos custos de produção. No final, todo o investimento em ações sustentáveis terá retorno e lucro muito mais que econômico, mas como preservação ambiental e bem-estar da sociedade.
Quer saber mais sobre a sustentabilidade dentro das empresas? Continue acompanhando nosso blog e ainda entenda como o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável são parte importante dessa cultura.