O que são selos de sustentabilidade?
Provavelmente você já viu algum desses selos por aí, os selos de sustentabilidade são certificações que comprovam que aquele produto foi fabricado por uma empresa ou por um método sustentável. Existem vários selos diferentes e cada um deles significa alguma vertente da sustentabilidade. Esses selos foram criados para que os consumidores tenham ciência dos métodos de produção daquela empresa apenas com uma imagem simples. Desse modo o cliente pode ter a segurança e a garantia de que aquele produto é de qualidade e que sua produção não afetou de modo negativo o meio ambiente.
Antes de explicar, quais os principais selos e porque eles são importantes, já fique sabendo que qualquer dúvida ou se quiser saber mais sobre selos de sustentabilidade, a Central 12 pode te ajudar.
Quais são os principais selos de sustentabilidade
Abaixo nós listamos alguns dos principais selo de sustentabilidade encontrados no mercado.
Sistema B:
Esse selo tem o objetivo de mudar totalmente o significado de ter sucesso nos negócios, identificando as empresas que buscam solucionar problemas na área social e ambiental. Certifica empresas que levam em consideração os 4 aspectos da empresa: governança, funcionários, meio ambiente e comunidade.
Rainforest Alliance:
Esse selo tem o objetivo de implementar práticas agrícolas ecologicamente corretas, levando em consideração o respeito a biodiversidade e os trabalhadores, e que causem o mínimo de impacto possível à saúde dos consumidores.
PROCEL:
Esse selo tem o objetivo de garantir que o consumidor compre equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos que consomem menos energia, ou seja, que apresentem a maior eficiência energética.
Produto Orgânico Brasil:
Esse selo tem o objetivo de garantir que o produto é orgânico, para isso não deve haver nenhum uso de qualquer agrotóxico ou intervenção química.
Eureciclo:
Esse selo tem o objetivo de certificar empresas que se preocupam com a reciclagem, ou seja, como elas se atentam ao destino final de embalagens geradas pelas empresas.
ABNT:
Esse é o selo da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ele tem como objetivo a normalização técnica no Brasil, fornecendo dados sobre matéria-prima, equipamentos, capital, horas de trabalho, entre outros. Esses dados são necessários para a produção de mercadorias e demais serviços tecnológicos brasileiros.
Green Dot:
Esse selo tem o objetivo de desenvolver a cadeia de reciclagem e compensação ambiental de embalagens, visando um menor impacto ao meio ambiente pelo excesso de embalagens e resíduos descartados.
Por que esses selos de sustentabilidade são importantes
Os selos são muito importantes para a comunicação com uma única e simples imagem, de que aquele produto ou serviço tem origem sustentável. Eles tem o objetivo de garantir a consciência da responsabilidade e do impacto ambiental que aquela determinada empresa pode causar.
Além de ser uma grande estratégia de marketing. Não é nenhum segredo que hoje em dia a população se preocupa cada vez mais com o meio ambiente, e em um mercado onde muitas empresas ainda não estão preocupadas com o seu impacto, aqueles que se dizem eco-friendly são cada vez mais procurados. É muita publicidade positiva.
Ademais, a empresa ainda pode aproveitar com outros benefícios, como por exemplo a redução dos custos, para ter um selo verde, a empresa precisa utilizar práticas que diminuam o uso de recursos, como água e energia, e também tem que fazer a reutilização de embalagens e outros materiais.
Elas têm muito mais valor de mercado agregado à marca, já que a empresa passa a ter uma melhor imagem perante os consumidores quando se torna sustentável o seu valor no mercado aumenta e isso é extremamente lucrativo e favorável para os acionistas e investidores. Com o aumento no valor de mercado, a publicidade positiva e a redução de custos existe uma grande potencialização de parcerias de negócios e de novos clientes, que tornam a marca ainda mais valorizada.
Mas também é claro que não podia ficar de fora o principal ponto positivo, a contribuição para um planeta mais sustentável. Cada empresa que se compromete com o meio ambiente é uma grande vitória para o meio ambiente, e conforme o sucesso dela sobe é um incentivo a mais para que outras empresas façam igual e também se tornem parte da mudança. Produzindo menos, descartando menos, poluindo menos, nós vamos contribuir para um mundo melhor.