fbpx
sapatos sustentaveis

Sapatos sustentáveis: a moda pensando no meio ambiente

Muitos consumidores estão na busca constante de ter um guarda roupa cada vez mais sustentável. Dessa forma, bolsas e sapatos sustentáveis são o alvo, preocupado cada vez mais com uma moda consciente. 

Quando falamos de moda sustentável,  é importante falar também sobre consumismo. O consumidor  deixa ser influenciado pela mídia e compra sem a menor necessidade e essa é uma forma também, de não ser sustentável , já que gera como resultado uma maior fabricação por parte da fábrica e um produto que será descartado rapidamente. Dessa forma, a ação do consumidor se torna uma grande variável quando se fala de sustentabilidade, então antes de comprar algo é necessário que se avalie se é mesmo necessário.

Essa consciência tem crescido exponencialmente no público em geral e a necessidade de entender todo o processo de produção do produto que está adquirindo, tem sido essencial na hora de efetuar a compra. Por isso, as empresas têm procurado expor tudo sobre:  preocupação com  com a matéria-prima, com a produção, com as pessoas que produzirão, com os resíduos, com a durabilidade e vida-útil da peça, com todos os impactos que o pós uso pode causar.

No Brasil, existem  empresas que além de declarar seus resultados financeiros, declaram também o que fazem para minimizar o seu impacto ambiental , suas metas e causas que defendem. Abaixo, alguns exemplos dessas empresas.

6 Marcas de sapatos sustentáveis brasileiras preocupadas com a sustentabilidade  

1.Vegalli:

A vegalli é composta por uma família de italianos que veio para o Brasil no século passado e estão no ramo calçadista a mais de 50 anos, trazendo para o Brasil as tecnologias mais avançadas do mundo para a fabricação de calçados! O que a Vegalli Calçados e Acessórios Veganos e Sustentáveis traz de novo é a preocupação com o meio ambiente, é ajudar a preservar a nossa casa, aliada ao know-how em fazer um sapato de altissima qualidade.

“Eu amo o nosso planeta. Sou livre, tenho minhas próprias convicções e as ponho em prática através das minhas atitudes e escolhas. Sei que meus passos impactam o futuro. Por isso, escolhi um consumo mais consciente,que preserva o meio ambiente, escolhi fazer a minha parte.” Essa declaração faz parte da descrição da empresa.

 A empresa apostou em uma moda sustentável,  vegano e atemporal, do slow fashion, com o objetivo de defender a nossa casa, nossos bichos, plantas, nosso solo, rios e riachos. O estilo de vida livre, leve e consciente, define o estilo modo de consumir dos amantes da marca.

 A empresa se atenta no uso de água e energia, reciclagem e sobre o desperdício, buscando produtos que impactam cada vez menos o meio ambiente.

Usar Vegalli é um estilo de vida.

botas vegalli: sapato sustentável

2. Insecta Shoes :

Calce uma causa

Insecta Shoes: sapato sustentável

A Insecta, é uma marca feita por mulheres usando o conceito do upcycling, ou seja, ressignificando roupas de brechó e transformando-as em sapatos lindos, únicos e cheios de estilo. Eles começaram com sapatos estilo tênis, mas agora também tem os modelos sandália e slipper. Os sapatos são veganos, ou seja, não há nada de origem animal, pois eles demonstram uma enorme preocupação com o bem estar animal. A  sola é feita com borracha reciclada, a palmilha é feita com a sobra de tecidos da produção ou de sobra de tecidos dos sapatos sustentáveis que voltam pela logística reversa e o cabedal pode ser feito de roupas de brechó, garrafa PET reciclada, algodão reciclável ou tecido de reuso. Eles convidam os seus consumidores a ajudar a fechar o ciclo da produção, ou seja, o consumidor pode devolver o sapato usado nas lojas físicas ou pelo correio, e ganha um cupom de desconto, no valor de R$ 50,00 reais para sua próxima compra. Dessa forma, o sapato é desmontado e seus componentes são levados para a reciclagem. Além disso, eles geram um relatório de impacto socioambiental relevando suas metas, causas e preocupações, quanto com o meio ambiente, quanto na sociedade que estão inseridos. 

3. Kasulo

Kasulo: sapato sustentável

A Kasulo é uma marca 100% brasileira que produz calçados sem origem animal com o cuidado de quem se importa com cada detalhe. Os Kasulinhos são de juta, uma fibra natural biodegradável. O moletom – carro chefe da coleção – é descarte da indústria têxtil. A sola das sandálias é de pneu reciclado e a linha em macramê é toda feita à mão com fios de algodão.

A criação é feita pela Fernanda Borges, designer e criadora da Kasulo, que desenvolve as estampas da marca e produz manualmente as primeiras peças. Depois de usar e testar o novo modelo, ele finalmente segue para a cooperativa de artesãos onde são fabricados à mão. A missão da empresa é  criar sapatos com desenho autoral, com impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Eles oferecem o serviço de reparo do sapato, para evitar o descarte do produto com pouco tempo de uso, uma vez que assim repara o impacto ambiental que a produção do sapato causou. 

4. Urban flowers

Começamos com o sonho de unir o amor pelos animais e a moda consciente.

Urban Flowers: sapato sustentável

 A sede da empresa é enxuta, versátil e muito arborizada. Estão rodeados de mata nativa e árvores frutíferas. Um paraíso verde, no meio desta selva de pedras. Querendo assim,  ter abundância e criar conexões verdadeiramente sustentáveis. 

Além da matéria-prima dos sapatos sustentáveis e das relações trabalhistas que eles propõe, os processos de produção são transparentes e estão sempre em evidência e 

priorizam práticas sustentáveis e de lixo zero. Desde a escolha do material das lixeiras do banheiro, até a posição solar estratégica para poupar recursos e melhorar a qualidade de vida da equipe.Nos sapatos, o cabedal é feito de tecido de refugo da indústria e a sola de borracha reciclada. A empresa se orgulha de carregar o veganismo como sua principal bandeira, mas tem como causa também o feminismo, a sustentabilidade e o slow fashion. 

5. Ahimsa:

Ahimsa: sapato sustentável

 O nome da marca significa “o despertar da consciência”e eles possuem uma fábrica 

própria 100% vegana.A empresa tem como missão questionar hábitos, produzir de forma sustentável, respeito por toda forma de vida e inspirar atitudes conscientes. Oferecendo produtos de qualidade, com durabilidade e utilizando materiais alternativos, eles mostram  para todos que é possível estar na moda, sem crueldade. A Ahimsa possui uma linha super completa de sandálias, sapatilhas, sapatos, mocassim, botinhas, feminino e masculino. São sapatos veganos, sem nada de origem animal, muitos com tecidos com fios de garrafa PET reciclada, solado com cortiça natural e o processo feito para ser menos impactante. 

6. Vegano shoes: Sapatos sustentáveis

Vegano shoes:  Sapatos sustentáveis

Todos os produtos Vegano Shoes são fabricados a partir de matérias-primas totalmente isentas de origem animal ou qualquer tipo de teste em animais. A Vegano Shoes tem o cuidado e responsabilidade de rastrear todo material que compõe os produtos, esse procedimento garante que nenhum tipo de borracha, poliuretano, cola, tecido, tintas ou até mesmo fôrmas e matrizes utilizadas na fabricação dos componentes tenham qualquer composição de origem animal. Além disso, existe a preocupação com o meio ambiente, por isso, prioriza-se o uso de materiais reciclados. Além de sapatos, eles vendem camisetas, bolsas, mochilas, acessórios, cintos. Tem como missão desenvolver e comercializar produtos veganos de altíssima qualidade, ampla variedade e preço justo, pautada no respeito à vida em suas mais variadas formas, garantindo a excelência em seus produtos e serviço; a Vegano busca a conscientização de que não é necessário matar ou ferir para atender as necessidades humanas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.