Publicidade

John Elkington: Conheça o pai da sustentabilidade

John Elkington foi quem criou o Triple Bottom Line ou em outras palavras o tripé da sustentabilidade. Saiba mais quem foi e suas obras.
John Elkington

Quem é John Elkington?

John Elkington é uma autoridade mundial em responsabilidade corporativa e capitalismo sustentável, é autor de mais de 20 livros e possui mais de 1 milhão de cópias vendidas. Conhecido como o “pai da sustentabilidade”, Elkington é o criador do famoso Triple Bottom Line, modelo de gestão no qual hoje se baseiam os investimentos sustentáveis.

O consultor britânico foi um dos precursores da responsabilidade socioambiental nas grandes empresas. Hoje, Elkington é uma das referências empresariais quando se trata de fazer negócios de maneira ecologicamente correta e sustentável. 

Além disso, através de seu livro Guia do Consumidor Verde, best-seller da década de 80, John Elkington foi um dos grandes responsáveis por influenciar consumidores a optar por produtos de empresas ecologicamente conscientes, ajudando a formar um mercado consumidor mais exigente em relação às questões ambientais. 

Em 1987, ele fundou a SustainAbility, uma instituição focada em orientar empresas a produzir com responsabilidade econômica, social e ambiental, através da melhoria das práticas comerciais. Atualmente, ele trabalha como líder da consultoria Volans, empresa que fundou em 2008. Elkington decidiu denominar o próprio cargo de “polinizador-chefe”, pois, de acordo com ele, essa é a síntese perfeita para a sua missão: acelerar a conscientização e as ações de sustentabilidade ao redor do planeta.

Ele foi descrito pela Business Week como “o decano do movimento da sustentabilidade corporativa há três décadas.”. Em 2008, o The Evening Standard nomeou John entre as 1000 pessoas mais influentes de Londres, descrevendo-o como “um verdadeiro guru de negócios verdes” e como “um evangelista da responsabilidade socioambiental corporativa muito antes de estar na moda”.

Livros publicados

John Elkington já publicou mais de 20 livros vendendo mais de 1 milhão de cópias mundialmente. Dentre eles podemos destacar os mais famosos:

  • The Green Consumer Guide: O livro traduzido como “O Guia do Consumidor Verde” foi co-escrito com Julia Hailes e foi publicado em 1988. Como o próprio título diz, o livro é um guia para orientar as pessoas a serem consumidores mais conscientes. A obra foi uma maneira de ajudar as pessoas a fazer conexões entre as coisas que compram ou fazem aos impactos que essas atitudes geram no planeta.
  • Cannibal with Forks: Em português, Canibais de Garfo e Facas, o livro foi publicado em 1997 e foi o que apresentou o Triple Bottom Line ao mundo. Ele demonstra como as empresas e organizações devem atuar levando em consideração aspectos econômicos, sociais e ambientais. O título do livro faz referência à famosa frase do poeta Stanislaw Lec: “Is it progress if a cannibal uses a fork? (É progresso se um canibal usar um garfo?)”. Na obra, Elkington associa as grandes corporações aos canibais mencionados por Stanislaw Lec.
  • Green Swans: The Coming Boom in Regenerative Capitalism: Esse foi o último lançado de Elkington, publicado no início de 2020. Em tradução livre o título significa “Cisnes Verdes: a explosão do capitalismo regenerativo”. Neste livro, é abordado como as grandes empresas e organizações devem inovar para enfrentar os desafios ambientais e se enquadrar nas novas regras do mercado. O termo “cisne verde” é uma referência à expressão “cisne negro”, que representa, a imprevibilidade, acontecimentos inesperados e impactantes que trazem consequências. Dessa forma, o termo “cisne verde”, de acordo com Elkington, significa o exato oposto. Para ele, cisnes verdes são caminhos que nos levam em direção às coisas que queremos.

Esses três livros são alguns dos livros best-sellers famosos de John Elkington, mas além deles, o sociólogo possui obras como:

  • The green capitalism (O capitalismo verde);
  • The Power of Unreasonable People: How Social Entrepreneurs Create Markets That Change the World (O poder de pessoas irracionais:como empreendedores sociais criam mercados que mudam o mundo);
  • The Breakthrough Challenge: 10 Ways to Connect Today’s Profits with Tomorrow’s Bottom Line (O desafio inovador: 10 maneiras de conectar os lucros de amanhã com os resultados financeiros de amanhã).

John Elkington e o Triple Bottom Line

Em meados da década de 1990, buscando fazer “medições” de sustentabilidade, John Elkington criou uma nova estrutura para medir o desempenho das empresas e organizações. Essa estrutura é chamada de Triple Bottom Line (TBL), conhecida também como o Tripé da Sustentabilidade.

Veja também

Cosmético Sustentável

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

Aquarius

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

compostagem

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

O Triple Bottom Line se diferencia dos outros modelos de gestão pois ele vai além das medidas tradicionais de lucros, e inclui as dimensões ambientais e sociais. No Tripé da Sustentabilidade, a questão é reconhecer os impactos negativos causados pela atividade da empresa e trabalhar para que esses impactos sejam em sua maioria positivos e sempre levando em consideração os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Dessa forma, o tripé da sustentabilidade é baseado em 3 pilares: Economia, Sociedade e Meio Ambiente. Esses três pilares também são conhecidos como os 3 Ps: People, Planet and Profit (pessoas, planeta e lucro).

Pensar na analogia do tripé é uma forma que facilita bastante entender esse modelo. Assim, como um tripé precisa dos três pilares para se manter de pé, o Tripé da Sustentabilidade só funciona se seus 3 pilares estiverem em equilíbrio.

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Noticias relacionadas

tecido de algas

Thamires Pontes: Tecido feito de algas pode chegar ao mercado em 2024

irriga pet

Irriga PET: O sistema de irrigação de baixo custo com recicláveis

Diego Saldanha

Eco barreira: novo modelo segura até cinco vezes mais lixo

Nadia Murad

Nadia Murad: A ganhadora do Nobel da paz conta a sua história

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Cosmético Sustentável
Consumo Consciente

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

O cosmético vegano é aquele que sem componentes de origem animal na formulação e cruelty-free. Conheça os benefícios para você
Aquarius
ESG, Marcas

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

Na Aquarius o conteúdo é direcionado para o cuidado e bem-estar, na conexão e transformação a partir de filmes que
compostagem
Atitude, Meio Ambiente

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

A compostagem é um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos. Saiba quais são os tipos e como
economia circular
Conhecimento, Consumo Consciente

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

Economia circular é um conceito que foca na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Decathlon em ação sustentável
Projetos que impactam

Decathlon ganha destaque por iniciativas socioambientais em todo o país

A maior varejista de artigos esportivos do mundo vem se destacando nos últimos anos ao alcançar metas ousadas em favor
Surto de Gripe aviária
Biodiversidade

Centro de surtos de gripe aviária muda da Ásia para a Europa e África

O aumento do vírus em aves selvagens está impulsionando a evolução e a disseminação de novas cepas, descobriram os pesquisadores.
Emissões de metano
Clima, Meio Ambiente

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

A pressão dos lobbies agrícolas fez com que o papel do gado no aumento das temperaturas globais fosse subestimado pela
Gasoduto
Clima, Meio Ambiente

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

O projeto Navigator visa capturar 15 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente