fbpx
glitter sustentável

Glitter sustentável: entenda como curtir o carnaval sem prejudicar o meio ambiente

Conheça as marcas que optaram pelo glitter sustentável e curta o seu carnaval sem culpa

Assim que passou o ano novo, o pensamento do brasileiro está na festa mais esperada do ano, o carnaval. As pessoas ocupam as ruas com muito alegria e muito brilho. Aliás, quanto mais brilho melhor. Porém,de um tempo para cá, ouvimos falar muito sobre o quanto o glitter é um vilão do meio ambiente.

 O glitter é feito de microplásticos, ou seja, partículas minúsculas de plástico e al que  tingidas para ficarem bem coloridas. Essas substâncias tóxicas, após o banho e a lavagem das ruas,  são levadas para o sistema de esgoto que é despejado nos rios e oceano e pode ser ingeridos pelos animais marinhos.

A quantidade de microplásticos que jogamos nos oceanos já representa um caminhão de lixo por minuto e representam 85% de todo o plástico que é encontrado por aí na natureza. No caso específico do glitter, ele demora mil anos para sumir, podendo gerar inúmeros dados ambientais.

 Mas será que precisamos pular carnaval sem o brilho? Pensando nisso, várias marcas optaram por pesquisar uma solução sustentável. Para que os foliões não fiquem sem o charme do glitter, algumas empresas lançaram o glitter sustentável, chamado também de bioglitter ou glitter ecológico.

Empresas de glitter sustentável


1 – Lá no mato – “Brilhando com amor”

Glitter sustentável: Lá no mato

A empresa Lá do mato é uma saboaria natural que produz produtos naturais, artesanais, veganos e biodegradáveis, todos os ingredientes são escolhidos com carinho e cuidado para que cada mistura tenha um propósito, muitos benefícios e que estejam em plena sintonia com a natureza. 

A empresa oferece também  oficinas para pessoas que buscam um viver mais natural e sustentável.“Nosso objetivo é dar autonomia para que vocês possam fazer seus cosméticos em casa, desmistificar o natural como caro ou difícil de fazer e dar mais uma opção de consumo.” 

Para o carnaval, a empresa  Lá do Mato produz um glitter com diversos ingredientes naturais como espinafee, cúrcuma, beterraba, catuaba, mirtilo, coco, entre outros, com uma pequena adição de mica, um pigmento natural de origem mineral usado em maquiagens naturais e veganas. Com isso, a empresa contribui com a natureza e com os foliões, que não querem passar o carnaval sem brilhar!

2- Glitra – “ Brilhe sem culpa”

Glitter sustentável: Glitra

A marca GLITRA nasceu do desejo de espalhar o brilho sem culpa. O banho de brilho é uma maquiagem vegana produzida com manteigas, ceras e óleos naturais misturados à purpurina biodegradável à base de celulose de Eucalipto. Ou seja, feita de plantas ela se degrada no contato com os micro- organismos presentes no solo e na água sem deixar rastro. Bem diferente da purpurina tradicional, que é feita de micro-plástico que contamina toda nossa água e a vida marinha.

Os produtos  são 100% veganos, dermatologicamente testados, com antioxidantes que hidratam a pele.A latinha de 8g é hiper-pigmentada e rende mais de 300 aplicações!

Sua consistência é tipo uma sombra/blush em pasta, com uma aderência fantástica e resistente à água, deixando você brilhar de manhã até de noite. Além disso, as embalagens são 100% recicláveis e SEM plástico.

3- Glitter sustentável: Pura bioglitter

Glitter sustentável: Pura bioglitter

O Glitter Ecológico e Biodegradável da Pura BioGlitter é elaborado com ingredientes naturais a base de algas marinhas e biodegradáveis e pode ser usado no corpo, na face, nos olhos e na boca. Esse glitter é zero plástico e se dissolve em água corrente, some totalmente do planeta em até 7 dias. Disponível em 18 cores deslumbrantes de alta fixação e luminosidade, fácil de remover e testado em todos os tipos de pele

Composição artesanal e natural: Água, Agarose, Pigmento de Mica. Algumas cores contêm corante alimentício orgânico importado, são elas: rosa, rosé, azul, turquesa, verde menta, verde dourado, roxo, grafite, pó de unicórnio, sereia e faraônica.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.