testes em animais testes em animais

O que ninguém te conta sobre os testes em animais

4 minutos para ler

Como são feitos os testes em animais

Desde muito tempo os testes em animais são utilizados como segurança para que produtos e cosméticos sejam aprovados para o consumo humano, isso acontece porque devido ao que chamamos de especismo, que significa que o ser humano se vê de forma superior a outras espécies e por isso acredita que pode escravizar e explorar qualquer animal em benefício próprio. 

Os produtos que são testados, são geralmente cosméticos de beleza e higiene, mas podem ser também remédios, pomadas, vacinas e até produtos de limpeza doméstica. Os testes em animais são feitos para saber as reações danosas que aquele determinado produto pode causar ao organismo.

(Saiba mais sobre Cosméticos Sustentáveis)

Teste Draize/Teste de irritação ocular: 

Geralmente feito em coelhos, o teste consiste em imobilizar e manter o olho do animal aberto para que seja possível pingar substâncias. Pode causar dor, vermelhidão nas córneas, inchaço, hemorragia ocular e cegueira.

Teste de irritação cutânea:  

Nesse teste as cobaias têm o pelo raspado e a pele levemente esfolada para receber o produto, são observados por dez a quinze dias consecutivos para concluir se há danos na pele. Pode causar vermelhidão, coceira, irritação na pele, inflamações e queimaduras.

Teste de fototoxicidade:

Igualmente no teste de irritação cutânea, o pelo é raspado e o produto é aplicado. Dessa vez a pele do animal é exposta aos raios ultravioletas. Esse teste tem a finalidade de saber se o produto em questão é perigoso para a pele se exposto ao sol. Pode causar vermelhidão, descamação da pele e queimaduras.

Teste de toxicidade:

Nesse teste, (talvez o pior deles se é que é possível) os animais são forçados a ingerir o produto por meio de um tubo na boca que vai diretamente até o estômago. Geralmente são utilizados os macacos por terem uma anatomia muito semelhante ao do ser humano. Pode causar dor, convulsões, diarréias, sangramentos e lesões internas. Mas o principal objetivo é levar o animal à morte, para se determinar qual a dose máxima que é suportável para o organismo. É conhecido como DL50 ( Dose Letal 50%), pois metade dos animais vão a óbito, o restante que sobreviveu é sacrificado.  

Como proceder para que acabem os testes em animais

Se você se sentiu enojado, triste ou revoltado sobre tudo isso, não fique calado. Procure se informar sobre quais empresas não fazem testes em animais e torne-se seu consumidor. Assine abaixo-assinados contra os testes em animais, boicote empresas que ainda o fazem. Denuncie empresas que não adotam nenhum tipo de método alternativo de teste e são totalmente adeptas ao uso de cobaias para o Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (CONCEA).

Teste em animais é proibido no Brasil? AINDA não, mas depois de tantos boicotes e abaixo-assinados, a CONCEA publicou uma resolução no dia 22 de outubro de 2019, e de acordo com o artigo primeiro, “Esta Resolução Normativa reconhece o uso, no país, de método alternativo validado, visando a redução, substituição ou refinamento do uso de animais em atividades de pesquisa […]”

Conheça sobre a iniciativa #SAVERALPH

A Sociedade Internacional Humana divulgou um curta metragem no dia 6 de abril de 2021, que mostra o dia-a-dia de um animal de testes. Essa iniciativa tem como objetivo principal a conscientização das pessoas sobre o uso de cobaias em testes de cosméticos e outros produtos farmacológicos. 

O vídeo mostra um coelho, que é utilizado em testes laboratoriais, chamado Ralph, ele é humanizado e se comporta como se estivesse gravando um documentário sobre sua vida como cobaia. Na animação é possível ver algumas das práticas usadas para testar a segurança do produto, e também as consequências causadas no corpo e no psicológico do animal.

Empresas que não fazem testes em animais

A alternativa para não ser cumplice com este fato é a utilização de cosméticos sustentáveis. Além de cumprirem com a responsabilidade ambiental, os produtos também não são testados em animais.

Algumas das empresas que não fazem teste em animais:

  • Natura
  • Da Horta
  • Granado
  • Quem disse Berenice
  • Jequiti
  • L’aqua di Fiori
  • Água de Cheiro 
  • Contém 1G

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
Billa Pop-Up