fbpx

Coletor menstrual: uma solução mais sustentável

 Citado por muitos sites e blogs, o coletor menstrual é indicado por ser uma opção mais limpa, econômica, prática, segura e principalmente sustentável .O coletor menstrual, funciona como um absorvente interno, mas é reutilizável e pode ficar por até 12 horas dentro da vagina. Ele coleta todo o sangue da menstruação, e basta tirá-lo e higienizá-lo para que ele possa ser utilizado novamente.

De modo geral, no ciclo de vida de uma mulher, usa -se em média, 11.000 mil absorventes. Cada absorvente demora cerca de 100 anos para se decompor na natureza, com isso, é possível imaginar o grande impacto ao meio ambiente. O coletor menstrual dispensa o uso dos absorventes diminuindo então as dezenas de toneladas de absorventes que deixam de ir para aterros sanitários.

Coletor menstrual no mercado

O coletor menstrual é feito de silicone hipoalergênico e antibacteriano que dura cerca de 10 anos. No Brasil, os preços variam R$ 85 e R$ 155 e muitas empresas optaram pela venda na internet. O tamanho do copinho varia, mas a maioria das empresas optaram por vender apenas dois tamanhos: um para a mulher que já teve filhos e o outro para quem não tem. Nos dois casos, se for colocado corretamente, não corre risco de o sangue vazar.

Dessa forma, o coletor menstrual se torna uma opção sustentável tanto para o meio ambiente tanto economicamente. Porém, como ainda é algo pouco usado pelas mulheres surgem diversas dúvidas e tabus em relação ao copinho. Um dos maiores grupos sobre o tema é o Coletores Brasil – menstrual cups, onde você pode ler muito sobre marcas, preços, formatos, como medir o tamanho do seu colo do útero, como colocar o copinho, uso com o DIU, até a higienização e acondicionamento.

Dúvidas frequentes sobre coletor menstrual – uma solução mais sustentável

Como colocar?

Por ser feito de silicone, quando inserido ele toma a forma do corpo da mulher, sendo bastante confortável – diferente dos absorventes comuns.Existem alguns fatores essenciais para saber qual é o copinho ideal, como por exemplo,  medir o comprimento do canal vaginal, saber qual é o volume do fluxo menstrual e conhecer a musculatura pélvica. Escolhendo o copinho ideal, basta dobrar o coletor e inseri-lo na vagina, lembrando que não precisa empurrá-lo até o fundo, igual o absorvente interno. Ao colocar ele todo, o coletor vai abrir e fazer um barulhinho, o que significa que foi colocado corretamente.

Quanto tempo dura?

Higienizado de forma correta, de cinco a dez anos, sendo dessa forma, uma opção sustentável. 

Como devo higienizar o coletor menstrual?

É imprescindível a limpeza do copinho e de suas mãos antes e depois do uso. A água fervente é das formas mais simples de higienizar os coletores, mas é preciso ter muito cuidado no manuseio de água quente em qualquer tipo de recipiente

Devo esvaziar o coletor com qual intervalo de tempo?

Isso depende do fluxo menstrual de cada mulher. Se for intenso, a cada 6 horas. Mas pode chegar até 12 horas direto, com fluxo normal.

Posso ter candidíase ou outras doenças por usar o coletor?

Os fungos gostam de calor e umidade, então se a mulher já tiver uma pré-disposição à doença, não fizer a higienização do coletor corretamente, for para a piscina e ficar horas com o biquíni úmido, pode correr o risco. Caso contrário, o uso do coletor não causa infecções.

O cheiro é forte?

Como o sangue não entra em contato com algodão ou oxigênio, o odor é bem menor comparado aos outros tipos de absorventes.

Atrapalha ao urinar?

Não.

Incomoda?

Nas primeiras vezes sim. Mas depois que a mulher consegue colocar do jeito correto é mais confortável do que os outros tipos de absorventes.

Posso praticar esportes?

Sim. Com o coletor a mulher pode malhar, nadar, correr. No caso de fluxo intenso, é aconselhável esporte com menor impacto.

Qual o tamanho e para que serve a haste do coletor?

O tamanho é entre 7cm e 9cm. A haste serve para retirá-lo da vagina. Ela deve ser cortada até a mulher achar o tamanho ideal, para não incomodar quando estiver dentro do corpo.

Posso dormir com ele?

Sim.

Interfere na lubrificação vaginal ou altera o PH da vagina?

Não. O coletor menstrual não absorve nada. Ele apenas coleta o sangue, diferente dos outros tipos de absorventes. E não altera o PH vaginal.

Posso emprestar para uma amiga?

Não. É de uso pessoal e intransferível, para evitar transmissão de doenças.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.