sustentabilidade corporativa sustentabilidade corporativa

Sustentabilidade Corporativa: O que é e como aplicar na sua empresa.

5 minutos para ler

O que é sustentabilidade corporativa?

Sustentabilidade corporativa é um meio das empresas de adotarem práticas mais sustentáveis e eco-friendly, e consequentemente, de adquirirem mais engajamento e marketing. Pois além de ajudarem a natureza reduzindo impactos ambientais, garantindo uma utilização inteligente e estratégica dos recursos naturais, as empresas estão, ainda, investindo em recursos de natureza sócio-econômica a fim de um maior aproveitamento de matéria-prima e redução de gastos.

A sustentabilidade corporativa tem ainda como objetivo tornar os processos da empresa mais práticos a fim de que se tornem relevantes, eficientes e lucrativos, levando em consideração a escassez de recursos naturais e o impacto ambiental causado pelas irresponsabilidades das empresas ao longo dos anos. É uma grande ferramenta para as empresas, pois ela ajuda a reduzir impactos ambientais, diminuir custos de produção, atrair investimentos de interesse social, geração de valor socioeconômico para o negócio, além de trazer atração, motivação e conservação de pessoal. As pessoas acreditam mais nas empresas que trabalham cada dia mais para salvar o meio em que vivemos.  

Como implementar a sustentabilidade corporativa 

Existem várias maneiras de se implementar a sustentabilidade corporativa na sua empresa, e nós separamos algumas práticas que podem ser facilmente incluídas no dia-a-dia do seu negócio. O grande objetivo é conscientizar, não só as pessoas mas também os comerciantes, de seu compromisso com o meio ambiente, além de levar em consideração o valor estratégico que a sustentabilidade pode gerar.

  • Transparência na comunicação: É importante que a empresa seja sincera não só com o consumidor, mas também com seus funcionários.
  • Vagas inclusivas: Reservando algumas vagas de emprego, a empresa permite a oportunidade de entrada de pessoas com deficiência, garantindo participação em ações sociais. Bem como inclusão racial e igualdade de gênero, todas essas ações são uma publicidade positiva para a empresa e geram um grande engajamento no que diz respeito aos direitos humanos.
  • Programas de estágio/menor aprendiz: Estes programas / processos seletivos trazem engajamento e propaganda para a empresa. Além de abrir portas no mercado de trabalho para os jovens, o que gera publicidade positiva, também é favorável à entrada de novas mentes para a equipe. 
  • Carona Solidária: Estimular seus funcionários a praticar carona solidária, além de diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, permite que seus funcionários passem menos tempo no trânsito, cheguem na hora para o trabalho e economizem gasolina, o que pode estimulá-los a trabalhar com mais empenho (se você economiza em algum aspecto, você tem mais dinheiro, e se você tem mais dinheiro você fica mais animado).
  • Energia limpa: Utilizando fontes de energias renováveis, como a energia solar, por exemplo, você economiza dinheiro e ajuda o meio ambiente ao mesmo tempo.
  • Reciclagem: Através da prática da reciclagem, a sua empresa será capaz de reutilizar objetos que seriam descartados. É uma boa maneira de reaproveitamento de materiais e de diminuir o descarte de resíduos para o meio. Além disso você estará ajudando no crescimento 
  • Práticas saudáveis: Encoraje seus funcionários a terem práticas mais saudáveis, como subir de escadas, disponibilizar frutas e sucos naturais nas salas de descanso/cozinhas. 
  • Aprimoramento da vizinhança: Invista em um aprimoramento da sua comunidade local, apoie empresas menores (faça delas seus parceiros), instale um ponto de coleta seletiva, apoie mutirões de saúde (combate a dengue, época de vacinação, pandemias mundiais…)
  • Ecoeficiência: Diminua a quantidade de recursos utilizados na linha de produção, isso reduzirá custos desnecessários, assim como desova de dejetos e extração de matéria prima. 
  • Economize: Incentive seus funcionários a desligar luzes, computadores e outros eletrônicos em desuso. Feche a torneira quando não estiver usando e dê poucas descargas. Não gastar luz e água em excesso também é importante para a natureza e para os seus custos. 
  • Seja justo: Dê salário e contribuições justas a seus funcionários, colaboradores ou parceiros. Salário igualitário também inclui gêneros.
  • Zero plástico: Utilize menos plásticos no escritório, aposte um copos de papel, ou ainda em copos de metal personalizados com a sua logo, pode se tornar publicidade de graça, e de quebra ainda reforça a sua marca nesse novo estilo sustentável.
  • Dê aulas: Ensine seus funcionários a serem mais eco-friendly, e incentive-os a levarem essas práticas para suas casas. Uma família a mais fazendo reciclagem e economizando água será muito útil para o meio ambiente.

Benefícios da sustentabilidade em sua empresa 

A sustentabilidade corporativa pode trazer diversos benefícios para a empresa, tanto econômicos quanto sociais. 

  • Publicidade positiva: Não é segredo nenhum que hoje em dia todos estão de olho no mercado sustentável, então sendo ecologicamente correto será bem visto aos olhos dos consumidores.
  • competitividade no mercado: Uma empresa que se mostra preocupada com seus impactos no meio ambiente atrai mais clientes, consequentemente ela obtêm um maior crescimento econômico
  • Otimização de recursos: Utilizando reciclagem e outros métodos de uso consciente de resíduos, os recursos serão utilizados de forma eficiente e inteligente.
  • Conquista de investimentos:, A empresa engajada na sustentabilidade corporativa tem uma boa imagem perante a sociedade e, como consequência, mais pessoas vão querer investir nela. os resultados econômicos da empresa
  • Conservação de contrato: Uma empresa bem falada é alvo de grandes contratos, visto isso, os colaboradores darão mais valor àquela empresa. 
Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp