Publicidade

Início  /  

Fertilizantes Orgânicos: descubra o que são, vantagens e muito mais

fertilizantes orgânicos

Os fertilizantes orgânicos são feitos de minerais de rocha extraídos e materiais naturais de plantas e animais. Eles incluem ingredientes como esterco, guano, sangue seco e em pó, osso moído, conchas trituradas, peixe finamente pulverizado, rocha fosfórica e madeira. Embora os fertilizantes inorgânicos ou sintéticos possam conter alguns ingredientes orgânicos, a principal diferença é que eles agem rapidamente para simplesmente alimentar a planta sem realmente enriquecer o solo e podem contribuir para um acúmulo tóxico de sais no solo quando aplicados em excesso. Cumpre-se a sustentabilidade.

Tipos de fertilizantes orgânicos

Seco

Exatamente o que diz na lata, os fertilizantes secos são frequentemente misturados ao solo. Eles podem ser usados ​​tanto em jardins quanto em plantas cultivadas em vasos. Esses tipos de fertilizantes são geralmente adicionados como forma de incentivar o crescimento a longo prazo de mudas, transplantes e culturas.

Líquido

Obviamente, esses fertilizantes são nutrientes em forma líquida. Além disso, eles podem usar um tipo de agente aglutinante para ajudá-los a serem melhor absorvidos pela planta em questão. Esses fertilizantes podem ser derramados no solo ao redor da planta para que possam ser absorvidas pelas raízes. Ou eles poderiam ser pulverizados nas folhas. Afinal, sprays foliares (folhas) são particularmente úteis para vegetais durante a estação de crescimento.

Os fertilizantes líquidos são geralmente considerados bons para plantas que crescem ativamente e geralmente devem ser aplicados mensalmente. No entanto, as culturas frondosas podem precisar ser pulverizadas quinzenalmente.

Potenciadores de crescimento

Embora não sejam fertilizantes per se, essas substâncias ajudam as plantas a absorver os nutrientes que recebem de outros lugares. Alguns deles, como algas, também são uma ótima fonte de oligoelementos. No entanto, pagar para que esses elementos sejam incluídos no fertilizante pode ser um desperdício de dinheiro, pois o solo saudável já deve conter substâncias úteis, como micróbios, enzimas e ácidos.

Exemplos de Fertilizante Orgânico

  • Alfafa;
  • Farinha de milho;
  • Estrume de vaca e ave;
  • Fosfato de rocha;
  • Composto.

Fertilizantes sintéticos vs. orgânicos

Como a maioria dos organismos, as plantas precisam de uma variedade de nutrientes para crescer adequadamente. Estes elementos estão normalmente presentes no solo. Quando não são, as plantas sofrem. Os fertilizantes foram criados para suprir as deficiências do solo, para que as coisas possam ser cultivadas em espaços abaixo do ideal. No entanto, os principais nutrientes encontrados nos fertilizantes são nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). 

As plantas não conseguem identificar a diferença entre fertilizantes sintéticos e orgânicos, mas você saberá, principalmente a longo prazo. Sabe-se que os fertilizantes sintéticos degradam a qualidade do solo ao longo do tempo. Você precisa constantemente de mais para melhorar seu jardim. Fertilizantes sintéticos também contêm sais. Esses compostos não apenas tornam o solo mais ácido, mas mantêm as minhocas benéficas afastadas. A rega regular de suas plantas pode até mover os nutrientes desses compostos longe o suficiente das raízes das plantas, para que não sejam úteis. Além disso, fertilizantes sintéticos são frequentemente feitos de recursos não renováveis.

Por outro lado, os fertilizantes orgânicos melhoram o solo do jardim onde são usados. Eles não apenas ajudam na retenção de água, mas também tornam o solo mais leve, para que mais ar esteja disponível para as raízes das plantas. Os fertilizantes orgânicos não desperdiçam nutrientes como seus equivalentes químicos. Nem é provável que eles criem um acúmulo de sais que possam prejudicar o crescimento das plantas. Esses tipos de fertilizantes tendem a ser menos propensos a queimar raízes tenras das plantas do que produtos sintéticos.

A natureza lenta do trabalho dos fertilizantes orgânicos é benéfica se você deseja melhorar o solo do seu jardim ao longo do tempo. No entanto, esse aspecto pode ser uma desvantagem se você estiver procurando resultados instantâneos. (Um bom compromisso orgânico quando suas plantas precisam de um aumento repentino de energia são os fertilizantes líquidos ou sprays foliares.) Os jardineiros também devem estar cientes de que os fertilizantes orgânicos são biologicamente ativos. Isso significa que seus componentes podem mudar com o tempo e podem variar um pouco a cada lote.

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Conteúdos Relacionados

ABNT PR 2030: saiba o que é e como incorporar na sua empresa

Biomassa: entenda o que é, vantagens e os produtos derivados

Auren e o mercado livre de energia: conheça as soluções

Poluição do ar: quais são as principais causas e quais os efeitos

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Reciclagem

Reciclagem de latas: entenda a importância  e saiba como funciona

O alumínio é um dos materiais mais eficientes quando falamos de reaproveitamento. Descubra como funciona a reciclagem de latas e
Reciclagem

Reciclagem de alumínio: importância, benefícios e como fazer

A reciclagem de alumínio é uma prática importantíssima que tem ganhado cada vez mais destaque na busca por soluções sustentáveis.
Reciclagem

Descarte de eletrônicos como fazer: tudo o que você precisa saber

Descarte de eletrônicos como fazer: o lixo eletrônico ou e-lixo, refere-se aos aparelhos eletrônicos que não têm mais utilidade. Entenda
metais recicláveis como latas
Reciclagem

Metais recicláveis: descubra como é feita a reciclagem de metal

Descubra o processo da reciclagem de metais e como transformar resíduos metálicos em novos produtos, promovendo sustentabilidade e preservação ambiental.
Planeta

ABNT PR 2030: saiba o que é e como incorporar na sua empresa

A ABNT PR 2030 surge como uma importante diretriz, promovendo ações concretas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)!
Reciclagem

Guia completo óleo de cozinha reciclagem: entenda como fazer

O óleo de cozinha é um dos resíduos mais comuns nas nossas casas e muitas vezes é descartado de maneira
Reciclagem

Guia completo sobre reciclagem de pilhas: importância e cuidados

Pilhas são essenciais, mas seu descarte inadequado pode causar graves impactos ambientais. Confira nosso guia completo sobre reciclagem de pilhas!
Biodiversidade

Biomassa: entenda o que é, vantagens e os produtos derivados

Além de ser uma opção ambientalmente amigável, a biomassa oferece uma série de vantagens, como a redução de emissões de