fbpx
biodigestor

Biodigestor: uma solução para o descarte de resíduos orgânicos

Acúmulo de resíduos orgânicos e o biodigestor 

O descarte de resíduos humanos na forma inócua é um problema cada vez maior que leva a incômodos estéticos, ameaça de poluição orgânica e várias doenças infecciosas em proporções epidêmicas devido à contaminação das águas subterrâneas e dos recursos de água potável em países altamente populosos e em desenvolvimento. Um contexto apropriado para um biodigestor.

A realidade de descarte de lixo no Brasil é altamente preocupante. A falta de um planejamento adequado encontra- se como um obstáculo para que os resíduos consigam ser destinados corretamente.

Muitos lixões foram substituídos por aterro sanitário,porém ainda assim, 3.331 municípios brasileiros continuam realizando o descarte para os lixões ou aterros controlados por não ter um aterro sanitário em sua cidade.

Dessa forma, além de diminuir a produção de lixo se tornar um hábito cada vez mais urgente, é interessante que surja novas tecnologias para o descarte correto dos resíduos.

Biodigestores: o que são?

 O desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais, se mostra como um aliado quando se fala em sustentabilidade. Os biodigestores  são considerados  a mais nova metodologia de tratamento para resíduos orgânicos, uma vez que, através das bactérias específicas, é feita a digestão de orgânicos, gorduras / óleos / graxas e hidrocarbonetos de maneira mais eficiente, tendo como produto biogás e biofertilizantes.

O biogás pode ser utilizado para geração de energia. O biofertilizante é excelente para preparação do solo para a agricultura.

A melhor forma de tratar resíduos orgânicos é transformando-os em algo reutilizável. A natureza nos ensina como fazer isso através da decomposição de tudo o que é orgânico. Exatamente este mesmo princípio é utilizado em biodigestores. 

 Na realidade,há vários tipos de biodigestores, de diferentes marcas, cada um com características próprias de operação, que dependem do tipo de material utilizado, das condições locais, da quantidade de resíduos que suporta, etc.

Um biodigestor é composto, basicamente, um sistema de entrada do material que será digerido pelas bactérias, por um recipiente que abriga e permite a digestão da matéria, cujo interior é protegido do contato com o ar atmosférico.

Uma vez  que a biomassa será metabolizada por bactérias anaeróbias (bactérias que não sobrevivem na presença do oxigênio), um sistema de descarga do produto gerado (biofertilizante) e um armazenador de biogás (gasômetro).

Benefícios do biodigestor:

  • Não há mau cheiro nos banheiros dos tanques
  • Matéria fecal no tanque não visível
  • Nenhuma infestação de baratas e moscas
  • Sem entupimento do digestor
  • O efluente é livre de odores e resíduos sólidos
  • Redução de patógenos em 99%
  • Redução de matéria orgânica em 90%
  • Não requer manutenção
  • Não é necessário adicionar bactérias / enzimas
  • Não há necessidade de remoção de resíduos sólidos

Biodigestores em restaurantes 

Nos estabelecimentos como bares, restaurantes e pubs são gerados uma grande quantidade de resíduos orgânicos em consequência ao processo de geração de alimentos presente nesses lugares. O biodigestor vem como uma ótima alternativa para os proprietários desse local, reduzindo os custos e ajudando o meio ambiente.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.