fbpx
fazenda solar

Fazenda solar: descubra o conceito e seus benefícios

O que é fazenda solar?

Fazenda Solar é o termo que se utiliza  para descrever um projeto de usina solar que foi instalado no campo ou área rural, o qual geralmente possui tamanho menor dos que as de grandes usinas solares instaladas em áreas desertas. Essas usinas são instalações solares de grande escala, onde painéis fotovoltaicos (PV), chamados painéis solares, são usados ​​para extrair a energia solar com a finalidade de que gerar eletricidade para os consumidores.Essa forma de geração de energia solar fotovoltaica está cada vez mais em evidência no Brasil devido a abundância de sol no nosso país.

É interessante entender que essa usina de placas não tem que ser necessariamente instalada em uma área rural, mas é necessário que seja em um lugar amplo, uma vez que para ser classificado como uma fazenda solar precisa ter mais que 1 MW de potência (aproximadamente de 8.000 a 10.000m² de área ocupada).

Essa fileiras de módulos solares fotovoltaicos gerando energia a partir da luz do sol é conectado a uma rede e passa a gerar energia elétrica que pode ser aproveitada por vários consumidores. É visto em muitas fazendas solares que a energia produzida pelas placas é utilizado pela própria família e para atividades da própria fazenda a fim de um desconto na conta de luz, porém muitos proprietários vendem essa energia já que ela pode ser consumida em qualquer lugar. 

Funcionamento da fazenda solar

Os princípios do funcionamento de uma fazenda solar pode ser comparados àqueles de um sistema de energia solar residencial ou comercial, já que as placas solares captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica por meio do chamado efeito fotovoltaico.

As partículas de luz (os fótons) incidem sobre as células fotovoltaicas  e, pela movimentação que causam nos elétrons presentes em seu material semicondutor, criam uma pequena corrente elétrica contínua. Gera uma grande quantidade de energia nos momentos de sol, uma vez que cada placa contém em torno de 60 ou 72 dessas células, multiplicado pelas milhares de placas que costumam ser instaladas nesses projetos.

Essa energia  passa pelos inversores fotovoltaicos para ser convertida em corrente alternada, que é o padrão da energia que consumimos em nossas redes e aparelhos elétricos. A partir do momento em que se inicia a geração de energia, é possível adquirir cotas da fazenda solar. Ou seja, o consumidor “aluga” lotes da fazenda solar que correspondam a créditos de energia elétrica suficiente para suprir o gasto energético do cliente. Ao final do mês, a distribuidora calcula a diferença entre o consumo e os créditos que aquele consumidor possui de acordo com as normas definidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Assim, o sistema gera economia no valor pago mensalmente com energia.

É importante mencionar que existe uma diferença grande entre as usinas e as fazendas solares, uma vez que as usinas solares são compostas por sistemas solares fotovoltaicos de grande porte desenvolvidos para a geração e a distribuição de energia elétrica e a fazenda solar é instalada no campo, ou em uma área rural, com o dimensionamento de geração menor que o de grandes usinas solares instaladas em áreas isoladas.

Maiores exemplos de fazenda solar no mundo 

Parque Solar de Longyangxia (China)

Mesmo com a fama de ares poluídos, a China hoje é o maior investidor de energia limpa no mundo.  Possui a maior fazenda de energia solar do mundo e coloca em dúvida o seu status de vilã ambiental, uma vez que mostra a sua preocupação em cumprir o acordo de Paris.

Localizada no planalto do Tibete, na província de Qinghai, o Parque Solar de Longyangxia Dam possui 27 quilômetros quadrados de painéis solares. A instalação tem capacidade de produzir 850 MW de energia por ano, suficiente para abastecer cerca de 200 mil lares.

Longyangxia foi construída por aproximadamente 6 bilhões de yuans chineses (aproximadamente R$ 2,8 bilhões). A meta é que 20% da energia do país venha de fontes que não usem combustíveis fósseis até 2030. Para isso, o governo planeja produzir cerca de 110 GW de energia solar e 220 GW de energia eólica por ano, investindo cerca de US$360 bilhões até lá.

Foto tirada pela NASA dia 5 de janeiro de 2017. A área das placas é comparável a represa adjacente ao projeto 

Parque Solar de Longyangxia (China)

Kamuthi Solar Power Project (Índia)

Kamuthi é uma usina solar instalada na cidade de mesmo nome, na Índia, com capacidade de produção de 648 megawatts. Concluída em 2016, a fazenda possui 2.500.000 módulos solares. A usina perdeu o título de maior do mundo para o Parque Solar de Longyangxia Dam, na China.

Kamuthi Solar Power Project

Califórnia (EUA) 

A Califórnia se destaca pela grande quantidade de usinas solares. Uma delas é a Desert Sunlight Solar Farm, localizada no deserto central da Califórnia, com capacidade de produção de 550 megawatts. Os 8,8 milhões de módulos solares podem levar energia a cerca de 160 mil lares. A Desert Sunlight Solar Farm foi instalada em uma área pequena, de 16 quilômetros quadrados, o que torna o projeto ainda mais sustentável.

 Outro exemplo de usina solar na califórnia  é a Topaz Solar Farm.Essa é uma das maiores usinas solares do mundo, com 550 megawatts e capacidade para abastecer cerca de 160 mil residências se operada em plena capacidade. A fazenda possui 9 milhões de módulos solares e seu funcionamento pode evitar a emissão de gases equivalentes a 77 mil veículos.

Desert Sunlight Solar Farm

Fazenda solar no Brasil: entenda o Projeto 100 Fazendas Solares

 O projeto fazendas solares refere- se a 100 fazendas solares que estão sendo construídas no Brasil todo com o principal objetivo de atender à demanda de comércios e empresas que queiram reduzir a sua conta de luz com a energia do Sol sem fazer investimentos.Espalhadas por todo o Brasil, cada uma das fazendas solares possuem de 3.000 à 15.000 painéis fotovoltaicos, com potências entre 1.000 e 5.000kW e serão capazes de atender à demanda de até 3.000 empresas.

Uma das iniciativas privadas que se destaca no cenário brasileiro é a empresa Órigo Energia. Através dos pilares da economia, sustentabilidade e facilidade, a empresa vem conquistando uma participação relevante no mercado.

No Brasil, devido a falta de uma regulamentação do nosso governo,  os fazendeiros que têm terra disponível para implantar uma fazenda solar não podem vender a energia diretamente para as distribuidoras. O que eles podem fazer é arrendar parte da terra deles, quando houver disponibilidade como em caso de terras áridas, para as empresas especializadas construírem uma usina solar e venderem a energia para a rede elétrica através de um leilão de energia controlado pelo governo.

Apesar disso, existem diversas propriedades rurais que estão se beneficiando ao adotarem práticas mais econômicas e sustentáveis. Fazendas, independentemente do porte, geralmente contam com galpões para utilidades diversas, como estocagem de material, alimentos, maquinários e animais. Assim, muitos empreendimentos estão instalando projetos fotovoltaicos em coberturas ou em solo, contando com boa radiação solar durante o dia. Dessa forma, propriedades rurais têm um grande aliado na hora de economizar nas contas de energia, já que apenas essas placas conectadas à rede poderá atender toda a demanda de energia de uma casa ou propriedade rural, independentemente do tipo de consumo: seja ele um bombeamento, motores, ordenha, iluminação ou aparelhos eletroeletrônicos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Billa Pop-Up