O que é fazenda solar?
Fazenda Solar é o termo que se utiliza para descrever um projeto de usina solar que foi instalado no campo ou área rural, o qual geralmente possui tamanho menor dos que as de grandes usinas solares instaladas em áreas desertas. Essas usinas são instalações solares de grande escala, onde painéis fotovoltaicos (PV), chamados painéis solares, são usados para extrair a energia solar com a finalidade de que gerar eletricidade para os consumidores.Essa forma de geração de energia solar fotovoltaica está cada vez mais em evidência no Brasil devido a abundância de sol no nosso país.
É interessante entender que essa usina de placas não tem que ser necessariamente instalada em uma área rural, mas é necessário que seja em um lugar amplo, uma vez que para ser classificado como uma fazenda solar precisa ter mais que 1 MW de potência (aproximadamente de 8.000 a 10.000m² de área ocupada).
Essa fileiras de módulos solares fotovoltaicos gerando energia a partir da luz do sol é conectado a uma rede e passa a gerar energia elétrica que pode ser aproveitada por vários consumidores. É visto em muitas fazendas solares que a energia produzida pelas placas é utilizado pela própria família e para atividades da própria fazenda a fim de um desconto na conta de luz, porém muitos proprietários vendem essa energia já que ela pode ser consumida em qualquer lugar.
Funcionamento da fazenda solar
Os princípios do funcionamento de uma fazenda solar pode ser comparados àqueles de um sistema de energia solar residencial ou comercial, já que as placas solares captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica por meio do chamado efeito fotovoltaico.
As partículas de luz (os fótons) incidem sobre as células fotovoltaicas e, pela movimentação que causam nos elétrons presentes em seu material semicondutor, criam uma pequena corrente elétrica contínua. Gera uma grande quantidade de energia nos momentos de sol, uma vez que cada placa contém em torno de 60 ou 72 dessas células, multiplicado pelas milhares de placas que costumam ser instaladas nesses projetos.
Essa energia passa pelos inversores fotovoltaicos para ser convertida em corrente alternada, que é o padrão da energia que consumimos em nossas redes e aparelhos elétricos. A partir do momento em que se inicia a geração de energia, é possível adquirir cotas da fazenda solar. Ou seja, o consumidor “aluga” lotes da fazenda solar que correspondam a créditos de energia elétrica suficiente para suprir o gasto energético do cliente. Ao final do mês, a distribuidora calcula a diferença entre o consumo e os créditos que aquele consumidor possui de acordo com as normas definidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Assim, o sistema gera economia no valor pago mensalmente com energia.
É importante mencionar que existe uma diferença grande entre as usinas e as fazendas solares, uma vez que as usinas solares são compostas por sistemas solares fotovoltaicos de grande porte desenvolvidos para a geração e a distribuição de energia elétrica e a fazenda solar é instalada no campo, ou em uma área rural, com o dimensionamento de geração menor que o de grandes usinas solares instaladas em áreas isoladas.
Vantagens
As fazendas solares geram diversos benefícios ao meio ambiente pois são uma ótima maneira de reduzir as emissões de carbono, que contribuem para o aquecimento global, e diminuir a poluição. Além disso, a fazenda solar produz energia limpa, segura e renovável e reduz a dependência de energia elétrica.
É importante mencionar também que, apesar da energia solar para a fazenda demandar um alto investimento inicial, esses custos são rapidamente recuperados, já que a fonte de energia utilizada é o próprio sol, ou seja uma fonte gratuita e abundante. Além disso, essa fonte de energia tem uma baixa manutenção comparada às outras.