fbpx
energia sustentavel

O que é energia sustentável? Saiba tudo sobre este assunto

Meio Sustentável

A energia sustentável é uma forma de energia que atende às necessidades do cotidiano humano sem colocar em risco os recursos naturais podendo ser usada repetidamente.

Desta forma, a energia sustentável deve ser amplamente incentivada, pois não causa danos ao meio ambiente e está dis. Todas as fontes de energia renovável, como energia solar, eólica, geotérmica, hidrelétrica e oceânica, são sustentáveis, pois são estáveis ​​e disponíveis em abundância.

Existem muitas fontes de energia sustentáveis ​​que podem ser incorporadas pelos países para interromper o uso de combustíveis fósseis. A energia sustentável não inclui nenhuma fonte derivada de combustíveis fósseis ou resíduos do mesmo.

A energia renovável ajuda reduzir as emissões de gases de efeito estufa e não causa danos ao meio ambiente. Em contramão, os combustíveis fósseis expiram e causam efeitos adversos ao nosso planeta.

Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis não são considerados fontes sustentáveis ​​de energia, porque são limitados, causam poluição ao liberarem gases nocivos e não estão disponíveis em todos os lugares da Terra. Os combustíveis fósseis normalmente incluem:


Exemplos de combustíveis fósseis 

  • Carvão Mineral
  • Petróleo 
  • Gás Natural. 

Atualmente, cerca de 20% das necessidades de energia do mundo são supridas por fontes de energia renováveis. A energia hidrelétrica é a forma mais comum de energia alternativa usada em todo o mundo.

História da energia sustentável

Nos tempos antigos, madeira, lenha e resíduos eram as principais fontes de energia. Em suma, a biomassa era a única maneira de obter energia. A medida do desenvolvimento da humanidade, foram descobertos combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural. Os combustíveis fósseis provocaram um boom para a humanidade, uma vez que estavam amplamente disponíveis e podiam ser utilizados facilmente.

Quando esses combustíveis fósseis começaram a ser usados ​​extensivamente por todos os países do mundo, iniciou-se à degradação do meio ambiente. As duas  principais fontes que produzem grande quantidade de dióxido de carbono no ar são, carvão mineral e petróleo. Isso levou ao aumento do aquecimento global.

A exploração exacerbada destes produtos valiosos, levou ao aumento dos preços desses combustíveis. Com isso, elevou-se a poluição do ar e o risco de escassez das fontes forçaram os cientistas a procurar outros tipos de energia alternativas ou renováveis. Os objetivos compreenderam em procurar recursos amplamente disponíveis, que não causasse poluição e fosse reabastecidos. Entra em cena a energia sustentável, uma maneira para atender à crescente demanda atual de energia e também garantir o uso no futuro.

Tipos de energia sustentável

A energia sustentável não é apenas uma parte de fontes de energia renováveis, elas também são as fontes de energia que podem ser melhor utilizadas para alimentar casas e indústrias sem que ocorram efeitos nocivos. Esta é a única razão pela qual muitas pessoas aconselham o uso dessas formas de energia na vida cotidiana. É porque seus efeitos no ambiente são puramente benéficos.

Energia solar

A energia solar é a melhor forma de energia sustentável. Essa energia se manifesta em duas formas. Há a luz e o calor. Ambas as formas são igualmente importantes para nós no dia-a-dia e em outras formas de vida. Por exemplo, as plantas precisam da luz para crescer e gerar alimentos, enquanto o homem precisa da energia térmica para manter a temperatura corporal e alimentar suas casas e indústrias. Isso significa que é a melhor forma de energia sustentável. Pode ser usado duas dobras com melhores resultados, conforme necessário. Isso serve apenas para gerar confiança e garantir que vivamos da maneira que pretendíamos sem causar mais danos ao meio ambiente.

Segundo os ativistas, é o futuro da energia. Evidências do uso intensivo dessa fonte de energia alternativa podem ser vistas em todos os lugares. Existem muitas empresas que fabricam painéis solares para aproveitar essa energia para uso doméstico ou industrial. Consequentemente, a energia também está sendo utilizada para fins comerciais em muitos campos, como a alimentação de residências em redes elétricas. Tudo o que é preciso fazer é se apossar do painel solar e instalá-lo em residências ou propriedades comerciais. Durante os períodos de verão, você pode reduzir seus custos de energia.

Energia eólica

O vento é uma fonte de energia sustentável. Está disponível naturalmente e pode ser aproveitado para produzir grandes quantidades de energia que podem ser usadas de várias maneiras e lugares. Por exemplo, os marinheiros usam essa energia para ajudar o navio a impulsionar suas várias direções para margens distantes para o comércio. Atualmente, essas fontes de energia estão sendo comercializadas. Existem muitas empresas que investiram pesadamente em redes elétricas e moinhos de vento para explorar essa fonte de energia. A energia gerada pode ser vendida a outras pessoas para alimentar suas casas e indústrias. Num futuro próximo, a energia sustentável, como a energia eólica, será uma grande indústria e a exploração de combustíveis fósseis terá parado e não será mais usada.

Energia geotérmica

A energia geotérmica nos permite buscar a energia debaixo da terra. Isso ocorre instalando centrais geotérmicas que podem usar o calor que sai de dentro da terra e usá-lo para gerar eletricidade. A temperatura abaixo da terra em torno de 10.000 metros é tão alta que pode ser usada para ferver água. A energia geotérmica não pode ser aproveitada em qualquer lugar, pois é necessária alta temperatura para produzir vapor que pode mover as turbinas. Pode ser aproveitado nas áreas que possuem alta atividade sísmica e são propensas a vulcões. Eles são amigos do ambiente e podem produzir energia ao longo do dia, mas sua capacidade de produzir energia em regiões adequadas nos impede de usá-la em uma escala muito mais ampla.

Energia oceânica

Há um tamanho enorme de oceanos neste mundo. Cerca de 70% da terra é coberta com água. O potencial que a energia oceânica tem para gerar energia é muito maior do que qualquer outra fonte de energia. Essa energia sustentável nos permite aproveitá-la de três maneiras, ou seja, conversão de energia térmica por onda, maré ou oceano (OTEC). As marés têm um poder imenso que, quando usado de maneira eficaz, pode gerar muita energia e pode ser usado para abastecer milhões de casas. As ondas produzidas nos oceanos podem ser usadas pelas usinas térmicas oceânicas para converter a energia cinética das ondas em energia mecânica das turbinas, que podem ser novamente convertidas em energia elétrica através de geradores. A instalação de grandes plantas no oceano pode causar desequilíbrio ecológico e perturbar a vida aquática.

Energia de biomassa sustentável

A energia de biomassa é produzida pela queima de madeira, madeira, aterros e resíduos municipais e agrícolas. É completamente renovável e não produz gases nocivos, como o dióxido de carbono, que é o principal responsável pelo aumento do aquecimento global. Embora o dióxido de carbono seja produzido pela queima desses produtos, isso é igualmente compensado quando as plantas absorvem esse dióxido de carbono e produzem oxigênio. Também ajuda a reduzir os aterros, mas não é tão eficaz quanto os combustíveis fósseis.

Energia hidroelétrica

Por outro lado, existem rios ou cachoeiras cuja energia da água em movimento é capturada que pode transformar turbinas para gerar energia. Isso é comumente conhecido como energia hidrelétrica. Atualmente, é muito comum e está alimentando a maior parte do mundo e uma das maiores formas de energia alternativa atualmente em uso. Existem muitas empresas e países que exportam essa energia para outros países que não conseguem aproveitá-la por conta própria devido à falta dos recursos ou condições necessários. A energia é geralmente transportada em forma de linhas de energia para várias partes do país e até para fora do país.

Estes são os três melhores exemplos de formas de energia sustentável projetadas para administrar o mundo em um futuro próximo. Eles são muito sustentáveis ​​e, portanto, não causam efeitos ambientais. Sua incapacidade de se esgotar e a falta de efeito para o meio ambiente os tornam um candidato perfeito às necessidades futuras de energia.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Billa Pop-Up