Publicidade

Desenvolvimento sustentável: conceito, origem e exemplos

desenvolvimento sustentavel

Umas das principais alternativas para um futuro mais verde é o desenvolvimento sustentável – “ Forma de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da nossa geração sem prejudicar as futuras gerações.”  

De forma simples e direta o desenvolvimento sustentável possibilita que a sociedade atual e seus sucessores, possam se desenvolver de forma socioeconômica, cultural e ambiental, utilizando conscientemente dos recursos presentes no nosso planeta preservando as espécies e os habitats naturais.

Origem do Desenvolvimento Sustentável

O termo desenvolvimento sustentável foi cunhado pela primeira vez em 1987 no Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento pertencente a ONU (Organizações das Nações Unidas).

Desde então o desenvolvimento sustentável ganha destaque em grandes reuniões que visam debater questões de cunho socioambiental e econômico  em escala mundial, destaque para a Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento sustentável (Rio+20).

O desenvolvimento sustentável parte do reconhecimento da forma predatória na qual a humanidade vem utilizando-se dos recursos naturais e dos ecossistemas terrestres, resultando/potencializando problemas de ordem ambiental, econômica e social. Como a fome, aquecimento global, pobreza, migrações em massa, conflitos armados, doenças dentre outros obstáculos que compõem essa extensa lista. 

O reconhecimento é o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável, mas o planejamento também é fundamental para lidar com os recurso naturais finitos de forma sustentável. Esse conceito representa uma nova forma de desenvolvimento econômico levando em conta não só o crescimento econômico, mas a justiça social e o meio ambiente.  

Princípios que regem o desenvolvimento sustentável:

desenvolvimento sustentavel

Desenvolvimento econômico

O crescimento econômico, entendendo que para um país se desenvolva é necessário capital, investimento, lucro nunca sobrepondo a esfera social e ou ambiental.

Desenvolvimento social

Entende-se com o desenvolvimento social as circunstâncias em que as sociedades adquirem melhores condições de vida e bem estar, nessa esfera também é contemplada a pluralidade cultural como uma das riquezas da humanidade.

Veja também

Cosmético Sustentável

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

Aquarius

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

compostagem

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

Conservação ambiental

A conservação ambiental consiste no uso consciente e sustentável dos recursos naturais e ecossistemas do globo.

O desenvolvimento sustentável tem como prioridade ações que contemplem as esferas econômicas, sociais e ambiental em prol da justiça igualdade e bem estar social respeitando o meio ambiente.

17 Objetivos do Desenvolvimento sustentável 

Objetivos do desenvolvimento sustentável

Os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), foram definidos na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável no ano de 2015 um evento de escala global sem precedentes que reuniu países e a sociedade civil com o objetivo de orientar a cooperação internacional e a política Nacional até o ano de 2030. Os objetivos do desenvolvimento sustentável são:

  1. Erradicar a pobreza
  2. Erradicar a fome
  3. Saúde de qualidade
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energias renováveis e acessíveis
  8. Trabalho digno e crescimento econômico
  9. Indústrias, inovação e infraestruturas
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

Agenda Pós-2015 Brasil 

O Brasil também esteve presente e participou das negociações e definição dos ODS, criando a agenda Pós-2015, para cumprir com os objetivos do desenvolvimento sustentável no âmbito nacional, como resultado temos as principais metas adaptadas à realidade nacional:

  • Redução das desigualdades – com o intuito de promover justiça social, eliminando quais qualquer forma de discriminação, promovendo políticas e ações voltadas ao respeito à diversidade e não-discriminação. E a Redução das desigualdade e as disparidades socioeconômicas.
  •  Igualdade de gênero e empoderamento das mulheres – Combate à violência contra a mulher, eliminar desigualdade de salários entre homens e mulheres, propor políticas que incentivem a formação e a participação das mulheres no mercado de trabalho eliminando a diferença de gênero em todos os níveis de educação e capacitação. 
  • Segurança Alimentar e Nutricional e Agricultura Sustentável – Propor políticas que assegurem a segurança alimentar e saúde do brasileiro, utilizem-se dos recursos naturais de forma consciente, reduzam o desperdício alimentar, incentivem a produção de alimentos orgânicos advindos de sistemas sustentáveis e incentivem a pesquisa e o desenvolvimento no processo de produção de alimentos.
  • Saúde e dinâmicas populacionais – Promover sistemas de saúde que considere os princípios da justiça social e sejam democráticos, levando em consideração bem estar e qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.
  • Educação – Supera as dificuldades educacionais e ampliar a acessibilidade, a inclusão e a garantia de qualidade da educação em todos os níveis.
  • Cultura e meios de vida – Reconhecer, preservar e garantir a diversidade cultural como um motor do desenvolvimento sustentável, especialmente no que diz respeito às várias formas de conhecimento, tecnologias e práticas culturais tradicionais.
  • Urbanização e cidades sustentáveis – Promover a urbanização de forma funcional, sustentável e na diretrizes legais e condizentes com as diretrizes do desenvolvimento sustentável.
  •  Águas e saneamento básico – Até 2030, garantir a todos o acesso universal, a preços acessíveis, à água potável e segura, ao saneamento adequado e à higiene. 
  • Energia – Até 2030, assegurar o acesso universal, a preços acessíveis, a serviços de energia seguros, modernos e sustentáveis.
  • Crescimento econômico e emprego – Promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo e a estabilidade macroeconômica e financeira.
  •  Ecossistemas terrestres, biodiversidade e florestas – Uso consciente e sustentável conforme a legislação vigente e a categorização das unidades de conservação, investir na mitigação de impactos, na recuperação de áreas degradadas e na promoção do conhecimento dos povos tradicionais e das comunidades indígenas.
  • Recursos marinhos e oceânicos – Minimizar a pressão antropogênica sobre os oceanos e a biodiversidade marinha.
  •  Cultura de paz e instituições democráticas –  Construir uma cultura de paz como condição indissociável ao desenvolvimento sustentável e promover políticas para prevenção da violência. 

Desenvolvimento sustentável no Brasil

O Brasil é um país de destaque internacional e protagonista em assuntos voltados ao meio ambiente e já foi sede de dois dos mais importantes eventos sobre sustentabilidade em toda história:

Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92)

Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento sustentável (Rio+20)

Participando também de forma ativa na aprovação dos seguintes documentos no âmbito internacional:

Agenda 21 

Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento 

Declaração de Princípios sobre Florestas

Convenção sobre Biodiversidade, sobre Mudanças Climáticas e sobre Desertificação.

Como alcançar o desenvolvimento sustentável ?

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Noticias relacionadas

economia circular

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

exemplos de projetos sustentáveis

Conheça os maiores exemplos de projetos sustentáveis do mundo

Casas sustentáveis

Casas Sustentáveis: Construindo um Futuro Ecoconsciente

Dia do Agricultor

Dia do Agricultor: Promoção da agricultura sustentável

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Cosmético Sustentável
Consumo Consciente

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

O cosmético vegano é aquele que sem componentes de origem animal na formulação e cruelty-free. Conheça os benefícios para você
Aquarius
ESG, Marcas

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

Na Aquarius o conteúdo é direcionado para o cuidado e bem-estar, na conexão e transformação a partir de filmes que
compostagem
Atitude, Meio Ambiente

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

A compostagem é um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos. Saiba quais são os tipos e como
economia circular
Conhecimento, Consumo Consciente

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

Economia circular é um conceito que foca na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Decathlon em ação sustentável
Projetos que impactam

Decathlon ganha destaque por iniciativas socioambientais em todo o país

A maior varejista de artigos esportivos do mundo vem se destacando nos últimos anos ao alcançar metas ousadas em favor
Surto de Gripe aviária
Biodiversidade

Centro de surtos de gripe aviária muda da Ásia para a Europa e África

O aumento do vírus em aves selvagens está impulsionando a evolução e a disseminação de novas cepas, descobriram os pesquisadores.
Emissões de metano
Clima, Meio Ambiente

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

A pressão dos lobbies agrícolas fez com que o papel do gado no aumento das temperaturas globais fosse subestimado pela
Gasoduto
Clima, Meio Ambiente

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

O projeto Navigator visa capturar 15 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente