projeto preparar projeto preparar

Preparar: Conheça o projeto que busca promover transformação social por meio da educação

4 minutos para ler

O que é o Projeto Preparar?

O Projeto Preparar é uma iniciativa criada pela Pipa Ideias, empresa especializada em impacto e responsabilidade social. A iniciativa propõe levar para escolas e instituições conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens. Por meio de uma plataforma 100% online são disponibilizadas videoaulas que abordam diversos temas, que são conteúdos complementares ao ensino tradicional, se tornando uma ferramenta de apoio para escolas, ONG’s e instituições em geral.

As aulas têm um formato didático, lúdico e descontraído e os conteúdos são elaborados e ministrados por especialistas nos assuntos. A intenção é levar ao público temas que ainda não são muito aprofundados em sala de aula.

Alguns exemplos: 

  • Empatia;
  • Autoconhecimento e propósito;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Diversidade;
  • Educação política;
  • Noções financeiras;
  • Tecnologia;
  • Economia circular e consumo consciente;
  • Empreendedorismo;
  • Colaboração e outros. 

Atualmente, o Preparar é viabilizado através de contratos/apoios de empresas que querem entregar esse conteúdo para regiões e/ou instituições específicas, como é o caso da parceria com a Braskem, que possibilitou a ampliação da entrega dos conteúdos para 4 novos municípios do Rio Grande do Sul. O programa está tendo uma ótima adesão dos alunos: “Achei muito interessante a aula e os conceitos abordados são um serviço muito importante para a humanidade. Estão de Parabéns!” (aluno Henrique Guilherme).

Objetivo do Projeto Preparar

O Projeto Preparar é uma iniciativa desenvolvida desde março de 2019 e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, promovendo assim uma transformação social. Através de temas atuais e necessários, o Preparar busca estimular o senso crítico, dar ferramentas para o empoderamento dos jovens e capacitá-los por meio do conhecimento. O projeto iniciou de forma presencial, por meio de imersões com os alunos nas instituições, e depois de um ano expandiu também para o online, que possibilita maior escala, facilitando a entrega dos conteúdos para jovens de diversas regiões do país.

Segundo as CEOs do Preparar, Andressa Camargo e Luísa Viegas, o entusiasmo dos jovens é o combustível do projeto. Muito além de contribuir para o currículo do aluno, a equipe também espera apoiar em outras áreas da vida de cada um, ajudando-os a ampliar os horizontes para que seja possível enxergar novas possibilidades de vida e de carreira. “Ótima abordagem sobre o assunto, muitos ensinamentos para levar para a vida fala sobre o “eu sou” e “eu estou”. Me ensinou muito.” (aluna Fabiana Lopes).

Como funciona o projeto?

A plataforma conta com videoaulas de aproximadamente 50 minutos (cada uma é dividida em partes menores). As aulas foram planejadas com muito cuidado por especialistas nos assuntos propostos. Para acessá-las, os alunos das escolas parceiras devem se cadastrar no site, criando um login e senha. Feito isso, passam a ter acesso à plataforma e a todas as aulas disponíveis.

No final de cada conteúdo, os alunos respondem às perguntas que ficam disponíveis abaixo na página respectiva. O processo de realização das aulas do Preparar são combinados e personalizados de acordo com a realidade de cada instituição atendida.

Para quem é destinada a plataforma?

O projeto foi planejado com foco em jovens entre 14 a 20 anos. No entanto, os conteúdos podem ser bem aproveitados também por pessoas de maior faixa etária. 

Se você conhece ou pertence a uma instituição/escola que gostaria de receber esse projeto, registre sua indicação/interesse aqui.

Tens interesse em apoiar essa iniciativa e transformar a vida de jovens por meio da educação? Entre em contato com o Preparar pelo e-mail: [email protected]

Conheça o site aqui.

Sobre a Pipa ideias 

Fundada em 2017 pelas publicitárias e empreendedoras sociais Andressa Camargo e Luísa Viegas, a Pipa Ideias foi criada com o objetivo de desenvolver iniciativas de impacto social próprias e para empresas. Tem como propósito colaborar para a transformação, participando de um movimento global e criando iniciativas alinhadas aos Objetivos da ONU. Entre os serviços prestados pela Pipa Ideias, estão treinamentos, mentorias e o desenvolvimento de ações de responsabilidade social personalizadas de acordo com os nichos e intenções das empresas (entendendo a demanda e desenvolvendo projetos de impacto positivo desde a ideação até a execução). Saiba mais pelas redes socais: @pipaideias

Posts relacionados

Deixe um comentário