Publicidade

Início  /  

/

Central 12: Conheça a empresa que ajuda a tornar mais transparente e acessível ao consumidor dados acerca da sustentabilidade dos produtos

central 12

O que é a Central 12?

Central 12 é uma startup que oferece serviços de consultoria socioambiental, especializada no fomento do consumo e produção mais responsáveis. Ela atua junto às empresas, ajudando a identificar e a tornar mais transparentes as informações sobre a sustentabilidade de seus produtos, padronizando-as e deixando-as mais acessíveis aos clientes e consumidores. 

Segundo a empresa, seus pilares são: Transparência e Informação de qualidade.

Para isso, a empresa se fundamenta em diretrizes nacionais e internacionais sobre comunicação de sustentabilidade ao consumidor, que são anti-greenwashing, incentivam o consumo consciente , sustentável e valorizam marcas com maior responsabilidade socioambiental. 

A Central 12 já analisou mais de 100 rótulos de produtos e se aproximou de mais de 100 empresas, para obter informações sociais e ambientais.

Quais serviços a Central 12 oferece?

A Central 12 oferece 3 serviços principais. Entenda cada um deles a seguir:

1. Diagnóstico da Transparência Socioambiental para o Consumidor: 

A empresa realiza o diagnóstico da qualidade e da transparência das informações socioambientais que já são divulgadas pela sua empresa e também ajuda a identificar iniciativas e desafios socioambientais relacionados ao produto, que ainda não são  comunicados ao consumidor.  

Segundo a Central 12, esse diagnóstico inclui:

Veja também

Cosmético Sustentável

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

Aquarius

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

compostagem

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

  • Verificação da comunicação de sustentabilidade, por produto ou por marca (linha de produtos), considerando todos os canais de contato com o consumidor.
  • Identificação de Melhorias para uma comunicação socioambiental atrativa, responsável e transparente, prevenindo o greenwashing.
  • Assessoria para as Áreas de Marketing, de Sustentabilidade e de Atendimento ao Consumidor, para que a comunicação de sustentabilidade de seus produtos seja aplicada ao consumidor, de forma acessível, organizada e transparente.

2. Além do Rótulo (em fase de validação e desenvolvimento):

A Central 12 fornece um rótulo digital que permite que as informações socioambientais de cada produto sejam facilmente acessadas pelos consumidores. Essas informações ficam em uma plataforma digital e são acessadas por meio de um QR Code ou link. Com isso, podemos acessar as informações além do rótulo, tornando possível a comparação entre produtos e a busca por marcas, origem e outros dados.

3.  Workshops, treinamentos e masterclass, com os seguintes temas:

  • O consumidor atual: os impactos ambientais e sociais como critérios para a compra dos produtos
  • Transparência e a confiança do consumidor: como ser transparente é essencial para conquistar e fidelizar o novo consumidor
  • Diretrizes elementares para comunicação e marketing de sustentabilidade honesto e transparente (de acordo com diretrizes e normas nacionais e internacionais)
  • A importância de treinar o serviço de atendimento ao consumidor para questões de sustentabilidade
  • Cases e demandas específicas das empresas

Além desses 3 serviços para as empresas, o site da Central 12  possui um espaço destinado ao consumidor, no qual ele pode enviar suas dúvidas sobre os impactos ambientais e sociais gerados por um determinado produto. Essas dúvidas serão encaminhadas para a empresa e as respostas divulgadas publicamente através das redes sociais e site da Central 12.

Objetivos

A Central 12 busca contribuir para a sociedade e para o meio ambiente, ajudando as pessoas a tornarem seus hábitos de consumo mais sustentáveis e orientando as empresas que estão nessa jornada da sustentabilidade.

Ela está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (os ODS), que são 17 metas estabelecidas pela ONU visando promover a paz entre as nações e resolver os principais desafios socioambientais da atualidade. Dentre os ODS, a Central 12 tem como foco o Objetivo 12 que diz respeito ao consumo e produção responsáveis e é  daí que vem o 12 em seu nome.

Dentro desse objetivo, a empresa possui 3 metas:

  • 12.5- Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso;
  • 12.6- Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios
  • 12.8- Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza

Quer saber mais sobre a Central 12? Acesse aqui o site e confira todas as informações.

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Noticias relacionadas

Aquarius

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

Insider

Insider: O futuro das roupas chegou!

lego plástico reciclado

Lego desiste de utilizar plástico reciclado em seus brinquedos

mc donalds the town

Conheça as iniciativas sustentáveis do Mc Donald’s pro The Town

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Cosmético Sustentável
Consumo Consciente

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

O cosmético vegano é aquele que sem componentes de origem animal na formulação e cruelty-free. Conheça os benefícios para você
Aquarius
ESG, Marcas

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

Na Aquarius o conteúdo é direcionado para o cuidado e bem-estar, na conexão e transformação a partir de filmes que
compostagem
Atitude, Meio Ambiente

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

A compostagem é um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos. Saiba quais são os tipos e como
economia circular
Conhecimento, Consumo Consciente

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

Economia circular é um conceito que foca na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Decathlon em ação sustentável
Projetos que impactam

Decathlon ganha destaque por iniciativas socioambientais em todo o país

A maior varejista de artigos esportivos do mundo vem se destacando nos últimos anos ao alcançar metas ousadas em favor
Surto de Gripe aviária
Biodiversidade

Centro de surtos de gripe aviária muda da Ásia para a Europa e África

O aumento do vírus em aves selvagens está impulsionando a evolução e a disseminação de novas cepas, descobriram os pesquisadores.
Emissões de metano
Clima, Meio Ambiente

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

A pressão dos lobbies agrícolas fez com que o papel do gado no aumento das temperaturas globais fosse subestimado pela
Gasoduto
Clima, Meio Ambiente

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

O projeto Navigator visa capturar 15 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente