O que é a Central 12?
Central 12 é uma startup que oferece serviços de consultoria socioambiental, especializada no fomento do consumo e produção mais responsáveis. Ela atua junto às empresas, ajudando a identificar e a tornar mais transparentes as informações sobre a sustentabilidade de seus produtos, padronizando-as e deixando-as mais acessíveis aos clientes e consumidores.
Segundo a empresa, seus pilares são: Transparência e Informação de qualidade.
Para isso, a empresa se fundamenta em diretrizes nacionais e internacionais sobre comunicação de sustentabilidade ao consumidor, que são anti-greenwashing, incentivam o consumo consciente , sustentável e valorizam marcas com maior responsabilidade socioambiental.
A Central 12 já analisou mais de 100 rótulos de produtos e se aproximou de mais de 100 empresas, para obter informações sociais e ambientais.
Quais serviços a Central 12 oferece?
A Central 12 oferece 3 serviços principais. Entenda cada um deles a seguir:
1. Diagnóstico da Transparência Socioambiental para o Consumidor:
A empresa realiza o diagnóstico da qualidade e da transparência das informações socioambientais que já são divulgadas pela sua empresa e também ajuda a identificar iniciativas e desafios socioambientais relacionados ao produto, que ainda não são comunicados ao consumidor.
Segundo a Central 12, esse diagnóstico inclui:
- Verificação da comunicação de sustentabilidade, por produto ou por marca (linha de produtos), considerando todos os canais de contato com o consumidor.
- Identificação de Melhorias para uma comunicação socioambiental atrativa, responsável e transparente, prevenindo o greenwashing.
- Assessoria para as Áreas de Marketing, de Sustentabilidade e de Atendimento ao Consumidor, para que a comunicação de sustentabilidade de seus produtos seja aplicada ao consumidor, de forma acessível, organizada e transparente.
2. Além do Rótulo (em fase de validação e desenvolvimento):
A Central 12 fornece um rótulo digital que permite que as informações socioambientais de cada produto sejam facilmente acessadas pelos consumidores. Essas informações ficam em uma plataforma digital e são acessadas por meio de um QR Code ou link. Com isso, podemos acessar as informações além do rótulo, tornando possível a comparação entre produtos e a busca por marcas, origem e outros dados.
3. Workshops, treinamentos e masterclass, com os seguintes temas:
- O consumidor atual: os impactos ambientais e sociais como critérios para a compra dos produtos
- Transparência e a confiança do consumidor: como ser transparente é essencial para conquistar e fidelizar o novo consumidor
- Diretrizes elementares para comunicação e marketing de sustentabilidade honesto e transparente (de acordo com diretrizes e normas nacionais e internacionais)
- A importância de treinar o serviço de atendimento ao consumidor para questões de sustentabilidade
- Cases e demandas específicas das empresas
Além desses 3 serviços para as empresas, o site da Central 12 possui um espaço destinado ao consumidor, no qual ele pode enviar suas dúvidas sobre os impactos ambientais e sociais gerados por um determinado produto. Essas dúvidas serão encaminhadas para a empresa e as respostas divulgadas publicamente através das redes sociais e site da Central 12.
Objetivos
A Central 12 busca contribuir para a sociedade e para o meio ambiente, ajudando as pessoas a tornarem seus hábitos de consumo mais sustentáveis e orientando as empresas que estão nessa jornada da sustentabilidade.
Ela está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (os ODS), que são 17 metas estabelecidas pela ONU visando promover a paz entre as nações e resolver os principais desafios socioambientais da atualidade. Dentre os ODS, a Central 12 tem como foco o Objetivo 12 que diz respeito ao consumo e produção responsáveis e é daí que vem o 12 em seu nome.
Dentro desse objetivo, a empresa possui 3 metas:
- 12.5- Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso;
- 12.6- Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios
- 12.8- Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza
Quer saber mais sobre a Central 12? Acesse aqui o site e confira todas as informações.