A reciclagem é um componente chave da vida sustentável, mas muitos de nós não temos certeza sobre o que podemos reciclar. E, de acordo com um especialista, a preguiça não é a única razão.
O consultor de sustentabilidade Nick Torday diz que os sistemas de reciclagem são difíceis de entender e “quebrados”.
Esta não é uma questão para debate matizado, é um fato, disse ele à Euronews Green em 2022.
Nick explicou que, no Reino Unido, o governo afirma que 46% do lixo plástico doméstico é reciclável, o que, segundo ele, seria uma superestimação grosseira.
Isso é um absurdo, o número real é inferior a 9% e, para alguns tipos de polímeros, inferior a 2% – é impossível, alerta o consultor.
Tratado global de poluição plástica
No ano passado, a ONU aprovou um acordo histórico para criar o primeiro tratado global de poluição plástica do mundo. Com base nesse acordo “significativo”, era necessária uma “revisão sistemática fundamental do design, produção e consumo de plástico”, disse Torday na época.
Isso pode estar agora ao seu alcance. No início de junho deste ano, 170 países se reuniram em Paris para discutir a legalização do tratado. Até novembro de 2023, eles planejam desenvolver um primeiro rascunho que ajudará a reduzir a poluição plástica até o final de 2024.
Ação local, impacto global
A reciclagem é um sistema que precisa ser melhorado. Segundo reportagem da BBC Brasil, a maioria dos brasileiros não sabe como funciona a coleta seletiva de lixo reciclável e desconhece informações sobre os tipos de materiais plásticos que são reaproveitáveis.
Uma pesquisa da consultoria global Ipsos feita com 28 países em 2018, disse que somente 4% dos materiais recicláveis são processados no Brasil, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA). O índice está bem abaixo de países de renda e grau de desenvolvimento econômico semelhantes, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, onde a média é de 16% de reciclagem.
Cerca de 65% dos entrevistados acreditavam que todos os plásticos podem ser reciclados, o que não é real: alguns tipos, como embalagens metalizadas, adesivos e papel celofane, não podem ir para a coleta seletiva.
Para a diretora da Ipsos Sandra Pessini, a falta de informação é um desafio, mas o Brasil está na frente em outros aspectos.
Os brasileiros estão mais abertos a mudanças, mais dispostos a mudar seus hábitos, afirma ela.
Na pesquisa, 68% dos entrevistados no Brasil disseram que mudariam o local onde compram produtos se isso significasse usar menos embalagens.
Guia prático de materiais recicláveis
As dúvidas levam a muitas pesquisas no Google sobre quais são os tipos de plásticos ou materiais recicláveis em geral. A empresa de embalagens ‘Lifestyle Packaging‘ analisou os dados de pesquisa do Google para descobrir quais itens nos deixam mais confusos.
Em seguida, eles definiram exatamente quando esses itens podem e não podem ser reciclados. Continue lendo para obter um guia prático para fixar em sua cozinha.
Posso reciclar poliestireno? – 112.000 pesquisas
Você pode reciclar poliestireno, mas não em casa. É um processo complicado e em muitos países isso significa que não pode ser feito em escala local. Mesmo que a autoridade local diga que o aceitará, é improvável que acabe sendo reciclado.
Uma solução é tentar limitar a quantidade coletada ou encontrar formas criativas de reutilizá-la. Outra é pedir aos varejistas on-line que parem de usar poliestireno como embalagem, pois o uso deles representa uma grande porcentagem de todos os usos.
Posso reciclar cápsulas de café? – 73.600 pesquisas
A cápsula de café é outro item do dia a dia que teoricamente pode ser reciclado. Porém, seu tamanho pequeno e peso leve os tornam difíceis de manusear e as borras de café podem contaminar o restante de sua reciclagem. A melhor solução aqui é abandonar completamente as cápsulas de café.
Mas se você não tiver escolha a não ser usá-los, compre os que são compostáveis em casa e peça ao seu local de trabalho que opte pelo mesmo. Estes podem ser adicionados ao jardim ou ao desperdício de alimentos, onde se degradarão naturalmente.
Posso reciclar pacotes de batatas fritas? – 31.200 pesquisas
Sim. Os pacotes vazios podem ser deixados em pontos de reciclagem locais que podem ser encontrados em muitos supermercados.
Posso reciclar Tetra Pak (caixas de papelão)? – 28.000 pesquisas
Essas caixas de papelão, como caixas de suco, podem ser recicladas. Os Tetra Paks são feitos de até 90% de papelão, mas têm um forro de alumínio e tampa de plástico que podem dificultar o processo de reciclagem.
Se a sua área local não oferece reciclagem Tetra Pak, eles podem ser deixados em pontos de coleta de supermercado ou centros de reciclagem administrados pelo município.
Posso reciclar lâmpadas? – 19.600 pesquisas
Lâmpadas incandescentes velhas não podem ser recicladas e devem ser jogadas fora com o lixo comum.
No entanto, as lâmpadas energeticamente mais eficientes podem ser recicladas na maioria dos centros de resíduos maiores e em algumas lojas.
Portanto, compre lâmpadas LED sempre que puder e leve em consideração o tipo de lâmpada ao comprar novas luminárias ou lâmpadas.
Posso reciclar blisters (embalagens de comprimidos)? – 13.600 pesquisas
Feitas de PVC para proteger seu medicamento de contaminação, as embalagens blister precisam ser duráveis. As farmácias geralmente os coletam, no entanto, para serem transformados em pellets de plástico que podem ser transformados em produtos de plástico reciclado. As caixas de papelão em que eles vêm podem ser recicladas.
Posso reciclar tubo de pasta de dente?- 6.200 pesquisas
Os tubos de pasta de dente geralmente são feitos de uma mistura de materiais, incluindo plástico e metal. Tubos de pasta de dente com ação de bomba são mais fáceis de reciclar e podem ser colocados na coleta domiciliar se a autoridade local também coletar potes, banheiras e bandejas de plástico.
O que é ‘wishcycling’?
Se você não tiver certeza se um item pode ser reciclado, não o jogue na lixeira e espere pelo melhor.
Wishcycling é a prática de colocar algo na lixeira na esperança de que seja reciclado, mesmo que seja inadequado, contaminado ou apenas parcialmente reciclável. Isso pode fazer com que todo o lote seja enviado para aterros – até mesmo os itens que podem ser reciclados.
Se você não tiver certeza sobre um item, é preferível colocá-lo em seu lixo comum. Também aumenta os custos dos centros de reciclagem e pode levar a atrasos. Se um item não reciclável entrar no processo de triagem, pode causar obstruções ou mesmo danos ao maquinário, levando a atrasos e, consequentemente, acúmulos maciços nos volumes de ‘reciclados’ esperando para serem processados.
Portanto, sempre verifique o que sua autoridade local aceita ou pergunte a um vizinho amigável antes de jogar um item fora.
Este artigo foi baseado no escrito por Maeve Campbell e Rosie Frost para o Euronews Green. Você pode ler aqui.