Impacto ambiental positivo: como contribuir de maneira positiva para o meio ambiente

4 minutos para ler

O que é impacto ambiental?

Com certeza você já deve ter ouvido falar a respeito dos impactos ambientais. Devido aos crescentes problemas ambientais que vêm ocorrendo, as questões relacionadas ao meio ambiente passaram a ser um um assunto frequentemente debatido no mundo todo. No centro desse debate o termo impacto ambiental está ganhando cada vez mais visibilidade e é repetido constantemente durante as discussões, mas você sabe o que ele significa?

Segundo a resolução nº 01/86 do Conama (órgão que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente), um impacto ambiental é “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

            I – a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

            II – as atividades sociais e econômicas;

            III – a biota;

            IV – as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

            V – a qualidade dos recursos ambientais.”

Ou seja, o impacto ambiental é qualquer tipo de alteração no meio ambiente causada devido à ação humana.

É importante ressaltar que fenômenos naturais como tempestades, terremotos e incêndios florestais são causados por ações naturais e por isso não são caracterizados como impacto ambiental.

Impacto ambiental positivo e negativo

Qualquer atividade humana gera impactos no meio ambiente: o consumo, a construção de novas propriedades, a plantação de uma árvore ou até mesmo a criação de uma nova tecnologia, tudo isso irá de alguma forma ter alguma consequência para o meio em que vivemos.

Esses impactos podem ser negativos, quando a ação humana resulta em alterações que causam algum tipo de dano ao meio ambiente e aos recursos naturais. Ou podem ser positivos, quando resultam em melhorias para o ambiente.

Quando falamos sobre impactos ambientais é mais comum nos referirmos ao seu aspecto negativo. Isso porque os impactos ambientais negativos são mais conhecidos devido aos as preocupações com os problemas ambientais que eles geram e o fato de poderem ter consequências devastadoras.

No entanto, é preciso lembrar que um impacto ambiental não é necessariamente algo ruim. Modificações positivas que beneficiam a natureza também acontecem com frequência.

Principais impactos ambientais positivos

Dentre os exemplos de impactos ambientais positivos, podemos citar:

  • a criação de áreas de preservação ambiental;
  • a recuperação de áreas degradadas;
  • replantio de árvores;
  • recuperação de rios;
  • leis de preservação de mata.

Geralmente, os impactos ambientais positivos estão relacionados a programas de preservação, mas além dessas ações, existem atitudes cotidianas que nós podemos tomar para minimizar nosso impacto negativo e contribuir de maneira positiva para o meio ambiente, veja a seguir alguns exemplos: 

  • Evitar sair de carro e, sempre que possível, optar por ir a pé ou de bicicleta;
  • economizar água
  • não jogar lixo em locais impróprios;
  • separar o lixo para a coleta seletiva e reciclagem;
  • economizar energia;
  • evitar comprar produtos que são necessários
  • doar roupas ou objetos que não são mais utilizados;
  • diminuir o consumo de carne.

Não precisamos de ações grandiosas para contribuir com o ambiente. Com pequenas ações implementadas no nosso dia a dia podemos fazer uma grande diferença no mundo. 

Importância do Impacto Ambiental Positivo

Atualmente, as ações humanas estão gerando muito mais efeitos negativos do que positivos na natureza. Em decorrência disso, o ambiente está sendo cada vez mais degradado, o que é responsável pelos enormes problemas ambientais que o mundo vem enfrentando.

Nesse cenário, as ações de impacto ambiental positivo são importantes, pois colaboram para a recuperação do meio ambiente e para a qualidade de vida das espécies que ali vivem, incluindo os seres humanos.

É essencial que a humanidade diminua ações que causem impacto negativo, mas não basta somente minimizar os efeitos prejudiciais que causamos na natureza. É importante investir em ações que causem o máximo de impacto positivo possível pois deve-se haver um equilíbrio entre o que retiramos e o que damos em troca. Assim, podemos usufruir dos recursos naturais sem acarretar seu esgotamento.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp