Publicidade

Sistema B: Entenda o que é e como fazer parte

sistema b

O que é Sistema B

O Sistema B é um movimento global de empresas que buscam aliar lucro com o desenvolvimento socioambiental. São empresas que têm uma preocupação genuína em ajudar o mundo ao levar em consideração o impacto que suas ações geram ao meio ambiente, aos seus funcionários, clientes e à sociedade em geral.

As empresas que fazem parte desse movimento são chamadas de Empresas B ou B Corps. Essas empresas visam gerar benefícios para o meio ambiente e para a sociedade, usando os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. Elas não estão preocupadas apenas em serem as melhores do mundo, elas também se preocupam em ser melhores para o mundo.

O Movimento das Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos pela B-Labs. Ele tem como objetivo redefinir o conceito de sucesso na economia para que, além do êxito financeiro, sejam considerados também o bem-estar da sociedade e do planeta. No Brasil, o movimento chegou em 2012 liderado pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI), organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social através da tecnologia, em parceria com o Sistema B.

Todas as empresas classificadas como B possuem uma certificação reconhecida internacionalmente atestando que a organização está atendendo aos mais altos padrões de gestão e transparência e se comprometendo com o desenvolvimento socioambiental.

Características essenciais de uma empresa B

Segundo o site do sistema B, as características essenciais que uma empresa precisa ter para ser considerada B são:

  • Ter um propósito forte: Ter ações que visam criar impactos positivos na sociedade e no meio ambiente;
  • Incorporar cláusulas B: Ampliar os deveres de acionistas, administradores e gestores, garantindo o compromisso da empresa de ir além de seus interesses financeiros e econômicos em suas tomadas de decisão.
  • Comprometer-se com uma melhora contínua: As Empresas B devem se comprometer em atuar seguindo altos padrões de transparência, além de sempre estarem aprimorando sua gestão e mensuração de impacto.
  • Atuar com interdependência: Fazer parte de uma comunidade de empresas e líderes globais que reconhecem o poder da interdependência  e colaboração mútua entre as empresas para o desenvolvimento de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa.

Vantagens de ser uma empresa parte do sistema B

Fazer parte do Sistema B gera muitos benefícios para a empresa. Além de ajudar o meio ambiente, é uma forma de criar um diferencial para a sua empresa no mercado. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais engajadas com as causas ambientais. Participar do movimento B é uma forma de posicionar a sua marca como uma empresa consciente e comprometida com as questões do planeta.

Tendo o certificado do Sistema B, você se tornará um líder global de um movimento em prol criar impactos positivos ao meio ambiente e à sociedade. Isso inspira as pessoas e chama a atenção de clientes e investidores, pois as pessoas investem nas empresas em que acreditam. Ser uma Empresa B é uma maneira de criar credibilidade, confiança e agregar valor ao seu negócio.

Além disso, fazer parte desse movimento é fazer parte de uma comunidade de líderes que acreditam no potencial um do outro para construir um mundo melhor. Isso é uma excelente oportunidade de construir alianças comerciais e de formar colaboração com outras empresas.

Veja também

Cosmético Sustentável

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

Aquarius

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

compostagem

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

Pré requisitos para se tornar uma Empresa B

  • Ser uma entidade com fins lucrativos: Organizações sem fins lucrativos, como fundações, ONGs, e outros, não podem obter o certificado, pois a intenção do Sistema B é que as empresas se responsabilizem pela geração de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente através de suas ações, e as organizações sem fins lucrativos foram criadas já com o objetivo de ajudar na resolução dessas questões.
  • Possuir mais de 12 meses de operação: No processo de certificar a empresa como B, são analisadas informações da empresa com base em seu último ano fiscal. Por isso, para a Certificação como Empresa B, os negócios devem ter, pelo menos, 12 meses de operação.
  • Operar em mercados competitivos: As empresas devem operar em um mercado competitivo e estar expostas aos riscos normais de qualquer empresa, como seus concorrentes, impostos e mudanças comerciais. 
  • Ser uma empresa completa e distinta: A Certificação como Empresa B só pode ser realizada por empresas que sejam completas e distintas, ou seja, que incluam em sua análise todas as áreas de gestão do negócio. Não é possível obter a certificação individual para divisões, marcas, departamentos, unidades ou empresas que não tenham o controle de seu produto ou serviço
  • Adicionar as Cláusulas B aos seus documentos: Todas as Empresas B se comprometem a incluir em seu contrato social duas Cláusulas B. As cláusulas asseguram o compromisso do negócio de atuar para além de interesses puramente financeiros e econômicos, protegendo e estabelecendo responsabilidades sobre questões sociais e ambientais atreladas à sua operação.

Como fazer parte do Sistema B

Qualquer empresa pode ser uma Empresa B, contanto que cumpra os pré-requisitos mencionados. 

Para conseguir o certificado do Sistema B é preciso seguir um rigoroso processo de avaliação com 8 passos:

  1. Completar a Avaliação de Impacto B: O primeiro passo é preencher a Avaliação de Impacto B (BIA), uma ferramenta gratuita, online e confidencial, que ajuda você a medir e gerenciar o impacto positivo de sua empresa.
  2. Enviar a Avaliação de Impacto B para revisão: A empresa deve obter uma pontuação de, pelo menos, 80 pontos. Em seguida, deve realizar o envio de seu formulário para revisão e, assim, iniciar o processo de certificação.
  3. Fila de Avaliação: Após submeter a Avaliação para revisão, será feita uma análise observando se a empresa é, de fato, elegível e cumpre os requisitos mínimos para obter a Certificação como Empresa B. Após a análise, deve ser feito o pagamento inicial, de 30% da taxa anual, para começar formalmente o processo de se tornar Empresa B.
  4. Avaliação: Em seguida, a empresa segue para a etapa de avaliação, na qual serão confirmadas as informações declaradas pela empresa.
  5. Fila de Verificação: Após a Avaliação, a empresa entra na “Fila de Verificação”. Nesta etapa serão solicitados documentos que comprovem  as práticas, políticas e processos internos declarados pela empresa.
  6. Verificação: Neste momento, um auditor da equipe do B Lab será responsável por revisar a Avaliação e assegurar a coerência das respostas da empresa com base na documentação fornecida. Ao final deste processo, a empresa recebe uma pontuação final revisada.
  7. Realizar o pagamento da taxa anual: Se após a verificação, a empresa permanecer com, pelo menos, 80 pontos, ela deverá pagar os 70% restantes da taxa anual de certificação.
  8. Cumprir os requisitos legais de uma Empresa B: A organização deve se comprometer com a inclusão de duas Cláusulas B em seu contrato social. As empresas e organizações têm o prazo de 12 meses após a obtenção da Certificação para realizarem a alteração.

As empresas e organizações devem realizar a avaliação B a cada 3 anos para manter a certificação vigente. Essa é uma maneira de assegurar que as empresas já certificadas estejam cumprindo com o propósito de melhoria contínua.

Exemplos de empresas que fazem parte do Sistema B

O movimento B está crescendo cada vez mais. Ao todo, existem 3.862 Empresas B espalhadas pelo mundo, sendo 208 delas empresas brasileiras. 

Entre as mais conhecidas podemos citar:

  • Ouro Verde Amazônia (a primeira empresa brasileira a conseguir o certificado)
  • Natura
Loja Natura
  • Pantys
  • Bemglô
  • Danone
  • Ben & Jerry’s
  • Etsy

Quer conhecer todas as empresas que fazem parte do Sistema B? Leia a lista completa aqui.

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Noticias relacionadas

Cosmético Sustentável

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

economia circular

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

Insider

Insider: O futuro das roupas chegou!

Ciclo Menstrual

Ciclo Menstrual: Conheça as opções sustentáveis mais indicadas

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Cosmético Sustentável
Consumo Consciente

Cosméticos veganos: o que são, benefícios e como usar

O cosmético vegano é aquele que sem componentes de origem animal na formulação e cruelty-free. Conheça os benefícios para você
Aquarius
ESG, Marcas

Aquarius: O streaming focado em saúde, bem-estar e meio ambiente

Na Aquarius o conteúdo é direcionado para o cuidado e bem-estar, na conexão e transformação a partir de filmes que
compostagem
Atitude, Meio Ambiente

Compostagem: o que é quais são os tipos e como começar

A compostagem é um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos. Saiba quais são os tipos e como
economia circular
Conhecimento, Consumo Consciente

Economia circular: o que é, suas características e benefícios

Economia circular é um conceito que foca na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Decathlon em ação sustentável
Projetos que impactam

Decathlon ganha destaque por iniciativas socioambientais em todo o país

A maior varejista de artigos esportivos do mundo vem se destacando nos últimos anos ao alcançar metas ousadas em favor
Surto de Gripe aviária
Biodiversidade

Centro de surtos de gripe aviária muda da Ásia para a Europa e África

O aumento do vírus em aves selvagens está impulsionando a evolução e a disseminação de novas cepas, descobriram os pesquisadores.
Emissões de metano
Clima, Meio Ambiente

ONU: Trabalho sobre as emissões de metano censurado

A pressão dos lobbies agrícolas fez com que o papel do gado no aumento das temperaturas globais fosse subestimado pela
Gasoduto
Clima, Meio Ambiente

Projeto de gasoduto de captura de carbono é cancelado nos EUA

O projeto Navigator visa capturar 15 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente