O mundo inteiro está assistindo a triste realidade da maior reserva florestal do planeta em chamas, as queimadas na Amazônia. Por meio das redes sociais, tentamos expor nossa revolta e indignação. As notícias não desaparecem e a todo momento as queimadas na Amazônia infelizmente atingem maiores proporções. E com esse titulo vem as estatísticas alarmantes: entre janeiro e agosto são 72.843 pontos mapeados de queimadas na floresta, aumentando 83% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018 (INPE) .
Satélites da NASA conseguiram mostrar, para quem acha que o problema está localizado, que existe uma densa névoa acinzentada cobrindo parte do mapa brasileiro. São Paulo virou noite as 15:00 horas da tarde. Pronto. Está provado que o caos está instalado e que não são apenas os indígenas que sairão prejudicados nessa história. A história está famosa e tomou conta das televisões de todo mundo. Onde está a sustentabilidade?
E que comece as discussões de quem está certo, quem está errado, quem é o culpado e quem é o inocente. Uma coisa posso adiantar para vocês : o prejudicado eu sei quem são : todos nós, de todos os reinos do mundo vivo. Não importa qual cargo você ocupa, se é racista ou não, se é rico ou pobre, se é ativista ou fazendeiro, se é presidente ou eleitor. Você sairá prejudicado. Pois bem, analisaremos as declarações . De um lado, cidadãos afirmando com toda certeza do mundo: ” tempo seco, vento e calor fizeram com que os incêndios aumentassem em todo país”, “é um evento natural que ocorre todos os anos”,” a culpa na verdade é das ONGS que estão fazendo isso para aparecer”,” vocês não estavam acordados no governo do PT?”. E por outro lado, ouvimos: ” A queimada é toda culpa do Bolsonaro”, “esse governo está acabando com o meio ambiente”, “a vida vai acabar por causa do governo Bolsonaro”. E essa é uma discussão sem fim e a principal protagonista da novela, Amazônia, fica em segundo plano e continua ardendo em chamas. Dessa forma, vamos focar no problema e não nas pessoas. Não estamos cegos. Sabemos que a atual gestão do país abriu portas para aumento do desmatamento e deu forças e poder para fazendeiros e empresários fazerem o que bem quiserem sem ter medo da punição, mas voltamos ao nosso protagonista principal: floresta amazônica.
Repercussão das queimadas na Amazônia
Diversos portais de notícias, instituições, celebridades, blogs, comunidades e pessoas comovidas com a tragédia estão publicando em sites e redes sociais a triste realidade. Exemplos:
Nasa
Folha de São Paulo
El País
BBC News
The New York Times
The Guardiam
Cristiano Ronaldo
Gisele Bündchen
O desfecho desta história está longe de acabar. Divulgar é o primeiro passo, mas é preciso ir além.