Floresta Nacional: O que é

1 minuto para ler

Chamada também de FLONA, a floresta nacional são áreas que podem ser públicas ou privadas e possuem cobertura florestal de espécies predominantemente nativas. 

De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), até o início de julho de 2015, existem 104 florestas protegidas no país: 65 Florestas Nacionais e 39 Florestas Estaduais.

Objetivos das unidades de Floresta Nacional

Os principais objetivos são favorecer o uso sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. Não é permitida a ocupação humana nesses locais, exceto os casos da existência de comunidades tradicionais no local anteriormente a criação da unidade. Mesmo assim, estas precisam seguir determinadas normas, acordadas por elas e pelo parque, para continuarem ocupando o lugar.

 A visitação pública é permitida se seguir regulamento específico (plano de manejo do parque) da mesma forma que ocorre com a pesquisa científica no local, que, inclusive, é bastante  incentivada. 

Podem ser de dois tipos, Floresta Estadual, quando criada pelo Estado, ou Floresta Municipal, quando criada pelo Município.

Exemplos de Floresta Nacional:

Carajás (PA)

Tapajós (PA)

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
Billa Pop-Up