Palito e Espeto de Bambu Palito e Espeto de Bambu

Palito e espeto de bambu: entenda seus benefícios

4 minutos para ler

O palito e espeto de bambu é um acessório com muitas utilidades e são encontrados na casa de muitos brasileiros. Atualmente os palitos e espetos tradicionais tem aberto espaço no mercado para os de bambu e tem sido um diferencial importante na hora da escolha do consumidor.

O que é palito e espeto de bambu?

O palito de bambu é parecido com o palito que é encontrado nas
mesas de restaurantes e que são chamados carinhosamente de palitinhos, por causa de sua estatura pequena. A diferença do palito de bambu está no material utilizado para sua fabricação. O palito de bambu pode ter diversas funcionalidades, dentre elas, na culinária, sendo utilizado para evitar que as mãos tenham contato direto com os alimentos.

O espeto de bambu é utilizado durante os churrascos e nos salões de beleza. O espeto de bambu é resistente e muito semelhante aos espetos feitos de madeira, até sua cor é igual e muitas pessoas podem não notar a diferença se não derem uma olhada no rótulo das embalagem

O bambu, utilizado para produzir esses palitos e espeto, é uma planta que está ganhando um espaço cada vez maior na vida da sociedade por causa de suas características únicas e que fazem com que ele se torne um grande aliado contra a destruição da natureza.

Porque usar palito e espeto de bambu?

O bambu está diretamente ligado à sustentabilidade e muitos especialistas
consideram que ele é a matéria prima do futuro. Pode parecer uma atitude pequena trocar o material utilizado na fabricação de palitos e espetos, mas é uma ação que trará muitos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade. O bambu é resistente e não afeta negativamente os produtos que o utilizam em sua fabricação.

Entre os benefícios de optar por palitos e espetos de bambu podemos citar:

  • Matéria prima renovável
  • Preço
  • Cooperação com o meio ambiente

Matéria prima renovável

O bambu é uma planta que possui o crescimento rápido e sua rápida
reposição é um dos motivos que o torna benéfico para o meio ambiente. Além disso :

  • Possui um ciclo regular
  • É de fácil estabelecimento, manejo e colheita
  • Possui alta diversidade de espécie
  • Possui enorme resistência e flexibilidade
  • É fácil de ser transportado.

O fato de o bambu ser reposto de forma prática e rápida faz com que ele
não traga tantos danos para o meio ambiente e é uma opção mais viável do que outras plantas que demorem muito tempo para atingirem o tamanho ideal.

Preço

O bambu não exige um gasto muito alto em sua plantação, manutenção
e retirado, fato que tornará o produto que utiliza o bambu em sua fabricação mais barato.

O palito e espeto de bambu possui um preço mais baixo, então acaba sendo mais um motivos para o consumidor dar preferência para o produto.

Cooperação com o meio ambiente

O palito e o espeto de bambu utiliza uma fonte renovável de matéria prima e possui preços menores, o que já é motivo suficiente para usá-los. Mas, além disso, ele oferece outro benefício: o palito de bambu não polui tanto o meio ambiente igual ao tradicional por ser 100% biodegradável.

Onde encontrar palitos e espetos de bambu

Os palitos e espetos de bambu são encontrados em supermercados e em lojas online. O consumidor não terá dificuldades em encontrar esses produtos, pois estão sendo cada vez mais utilizados para substituir os espetos de metal e os antigos espetos feitos com outros tipos de materiais.

As empresas já conseguiram entender que o bambu é a matéria prima do futuro e estão cada vez investindo nessa opção. Um exemplo disso é a empresa Billa Global que atua no no mercado brasileiro e tem como missão criar e promover o uso de produtos ecologicamente responsáveis, descartáveis ou reutilizáveis.

Dessa forma, a empresa possui palitos e espetos feitos de bambu e de madeiras reflorestadas. A linha de palitos e espetos feitos de bambu é um dos passos que a empresa deu com o objetivo de ser mais sustentável. Além da preocupação com a matéria prima, a Billa criou um projeto titulado como Ecobilla  com o objetivo de disseminar novos hábitos e boas práticas entre os colaboradores e da comunidade próxima, como forma de transformar todo o meio ambiente em que estão inseridos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Billa Pop-Up