Bambu: a matéria prima do futuro

6 minutos para ler

Empresas de todos os portes já perceberam que assumir um compromisso com o meio ambiente é uma necessidade, seja pelo menor gasto com recursos energéticos e matérias-primas, seja pela maior aceitação do público. Cada ano que passa a escolha da matéria prima utilizada torna-se mais importante quando se fala de sustentabilidade. Um nome que vem surgindo como a matéria prima do futuro é o bambu, pois é uma ótima alternativa ecológica  para substituir a madeira.

Aos poucos surgem  trabalhos desenvolvidos  por cientistas, empresas e ONGS com o principal objetivo de achar matérias primas alternativas que prejudiquem menos o meio ambiente. Para muitos especialistas, o bambu sem dúvidas é a matéria prima do futuro, pois apresenta um excelente custo-benefício. 

Entre eles:

  • É uma planta de rápida renovação e ciclo regular
  • Fácil estabelecimento, manejo e colheita
  • Múltiplas utilidades
  • Possui uma alta diversidade de espécies
  • Cresce rápido nos mais diversos climas e solos
  • Capta uma grande quantidade de CO2 do ar
  • Possui uma enorme resistência e flexibilidade
  • Possui um transporte fácil por ser leve e compacto.

Decoração de bambu: boa alternativa para o futuro

Quando pensamos em um material para substituir a madeira, a tendência é sempre focar na construção civil. Nessa área, o bambu tem recebido muita atenção por ser um material de construção incrivelmente verde e ecológico, totalmente natural que pode ser reciclado e biodegradável. É inegavelmente moderno e, como tal, pode agregar um valor imobiliário maior à sua casa se você o estiver vendendo. Além disso, o bambu também tem sido utilizado por empresas em outras áreas com o principal objetivo de substituir a madeira e cooperar com o meio ambiente.

Cortinas delicadas de fibra que filtram a luz sem bloquear totalmente a vista e luminárias trabalhadas com tramas abertas são apenas alguns dos exemplos da utilização do bambu como artigo de decoração nas residências. Além disso, ele também pode ser aplicado em portas de armários, tapetes, cestos decorativos, tecidos de fibra e móveis. Algumas peças feitas de bambu pela dupla holandesa Tejo Remy e René Veenhuizen, do estúdio Remy & Veenhuizen, foram publicadas na casa Vogue e super elogiadas. Lembrando que para que o bambu dure tanto quanto a madeira de lei, ele deve ser tratado adequadamente, de acordo com as orientações do fornecedor.

Bambu nas empresas 

Com o rápido desenvolvimento da economia global e aumento constante em população, a demanda geral para madeira e compostos à base de madeira estão crescendo, enquanto o fornecimento de madeira disponível diminuirá devido a demandas de biomassa por energia. Por características parecidas, o bambu vem classificado como matéria prima do futuro e fonte alternativa dessa matéria – prima. Além do seu sucesso em artigos de decoração e na construção civil, o bambu   também foi escolhido por várias empresas que produzem produtos domésticos, como como recipientes de comida, espetos,palitos, artesanato, brinquedos, instrumentos musicais e armas.

Empresa Billa Global : Novas soluções para os descartáveis

A empresa Billa vem chamando atenção no mercado por investir  tecnologia e dinheiro para tornar seus produtos mais sustentáveis. Com o desenvolvimento do  programa Ecobilla, as ações internas e externas,  como por exemplo, produção de  produtos com matéria-prima sustentável e  atividades de educação ambiental para estudantes de escolas públicas vem tornando destaque na mídia.

Textos disponíveis no blog da Billa explicam o porque da escolha do bambu. Os produtos que ainda não são feitos de madeira são feitos de  madeiras que dispõem, progressivamente, do selo FSC, sigla em inglês de Conselho de Manejo Florestal, organismo que certifica áreas florestais. O certificado atesta a origem da madeira e é uma garantia para revendedores e consumidores conscientes do uso de produtos de madeira oriundos de florestas bem manejadas

Porém o uso dos descartáveis vem sendo questionado cada vez mais por consumidores conscientes com o impacto do seu consumo. Nessa vertente , a Billa lançou opções mais sustentáveis  e biodegradáveis. Nesse conceito, o bambu é considerado um material essencial e diferencia -se por ser flexível, leve, estável e de rápido crescimento.

Os produtos da Billa utilizam o bambu e 3 tipos de madeira reflorestada:

Bambu – Muito presente no sudeste asiático, o bambu é naturalmente renovável, é leve, muito resistente e flexível. Devido a seu cultivo fácil e seu crescimento rápido, se firma como uma ótima alternativa às madeiras provenientes de fontes de manejo florestal.

Pinus – Seu reflorestamento existe nos dois hemisférios, pois se adapta a climas variados, cresce rápido e, consequentemente, é altamente sustentável. Sua textura e composição fazem da madeira de pinus uma opção resistente, durável e de ótima qualidade para a produção de prendedores de roupa.

Bétula – Árvore presente nas florestas frias do hemisfério Norte (Rússia, China, Europa e América do Norte). Por suas fibras longas, flexíveis e macias, é considerada uma das melhores madeiras do mundo para a produção de palitos de dente. Além disso, possui características de absorção que propiciam a maior retenção (e por mais tempo) do sabor aplicado no palito de dente.

Álamo – Árvore originária de países do hemisfério Norte, produz uma madeira muito homogênea e cor e forma. Serve como matéria-prima da melhor qualidade para a fabricação de palitos de fósforos.

As madeiras de reflorestamento são obtidas de florestas plantadas, ou seja, de árvores que foram feitas já com a finalidade de serem extraídas, e novas árvores são plantadas no mesmo local de onde elas foram tiradas. 

Empresas como Billa Global que investem tempo, pesquisa e dinheiro em opções  mais sustentável  tem se tornado cada vez mais visadas pelos consumidores. Os produtos de feitos de bambu e madeira reflorestada estão cada vez mais presentes no mercado e tomando o lugar daqueles menos sustentáveis.

Conheça aqui os produtos da Billa.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
Billa Pop-Up