manjericão manjericão

Manjericão: Quais são seus usos e seus benefícios?

3 minutos para ler

O que é o manjericão?

​O manjericão, ou também conhecido por manjericão-de-folha-larga, é uma erva, que cresce sem um arbusto, também usada como planta medicinal e aromática. Geralmente é usado seco, mas as suas propriedades são destacadas quando fresco. Está presente em remédios caseiros e pode ser encontrada em mercados e feiras. É conhecido principalmente por fazer parte da gastronomia italiana e asiática como tempero, e é cultivado há milhares de anos. Prefere clima quente e úmido, o que torna o Brasil um lugar ótimo para seu cultivo.

O manjericão se difere em várias espécies, tanto na aparência quanto no sabor, mas o mais comum é mais encontrado no Brasil, também conhecido como manjericão alfavaca. É muito conhecido por ser um dos ingredientes principais de pizza margherita e do molho pesto. Além de também ser facilmente transformado em um óleo essencial muito benéfico.

Benefícios do manjericão

O manjericão tem inúmeros benefícios, além de ser um ótimo tempero culinário, ao ser utilizado como óleo essencial ou mesmo no consumo também é bom no tratamento contra:

  • Aftas
  • Feridas
  • Gases
  • Tosse
  • Cólicas
  • Náusea 
  • Dor de garganta.
  • Enxaqueca
  • Insônia
  • Rouquidão

Isso tudo porque o manjericão contém óleos essenciais, vitaminas A, K, C, magnésio, potássio, cálcio e ferro. Ele tem ação antiespasmódica, além de ser digestivo, vermífugo, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante e antiinflamatório. O manjericão também pode amenizar os sintomas da ansiedade, amigdalite, prisão de ventre e outros problemas de estômago.

Estudos ainda dizem que o manjericão pode prevenir o envelhecimento precoce e possíveis danos causados no fígado, cérebro e coração por radicais livres.

Obs.: Radicais livres são átomos ou moléculas que tem um número ímpar de elétrons, o que as torna instáveis. Podendo causar ou aumentar o risco de doenças degenerativas, envelhecimento e morte celular.

Modos de consumo

A forma mais comum de se utilizar o manjericão é como tempero em receitas de prato principal, molhos e até mesmo doces e drinques, para isso são utilizados suas folhas e o caule. O manjericão combina bem com tomates e queijo, é bom para ser usado em saladas, massas, sopas e é essencial para se fazer o molho pesto. 

Recomenda-se usar as folhas enquanto novas, pois estas perdem o seu aroma depois de secas. Mas deve ser utilizado com cautela, pois ele pode causar alergias, além de não ser recomendado para crianças com menos de 12 anos. 

Como óleo essencial, o mesmo, pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais ou pela internet em lojas virtuais. Vale lembrar que um óleo essencial é extremamente concentrado, então seu uso deve ser moderado e limitado a duas ou três gotas diárias. 

Aviso do Meio Sustentável: O óleo essencial é um medicamento, recomendamos que um médico ou especialista deve ser consultado. 

Para mais modos de uso do óleo essencial, clica aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp