A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, forneceu mais de 330 toneladas do aço reciclável em estruturas fixas e temporárias ao Autódromo de Interlagos para a realização do The Town, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que aconteceu nos dias 02, 03, 07, 09 e 10 na capital paulista. Elas estavam nas torres que ajudam a propagar o som, nos palcos e nas atrações para o público, como a tirolesa.
As torres serão deixadas como legado para o Autódromo de Interlagos. Se em algum momento elas não servirem mais, poderão retornar à cadeia para reciclagem e se tornarem produtos em aço novamente, um exemplo da economia circular.
“Se um dia o Autódromo decidir atualizar ou reformar suas instalações e precisar retirar algumas dessas estruturas de aço, todas podem ser reaproveitadas pela Gerdau, que pode produzir novos aços para serem usados em carros, geladeiras, fogões ou mesmo em novos festivais”, diz o Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da companhia, Pedro Torres, ao Prática ESG.
No Rock in Rio, em 2022, a companhia utilizou mais de 200 toneladas de aço 100% reciclável para construção do Palco Mundo, o principal palco do festival e o maior de toda a história do evento, e contou com a cantora Ivete Sangalo para disseminar a importância da reciclagem. Neste ano, a empresa contou com a cantora IZA como embaixadora de sustentabilidade para ajudar a propagar as suas ações e mensagens de reciclagem a mais pessoas.
No The Town, a marca teve em seu estande uma ativação de garra humana que demonstrava de forma lúdica e educativa o processo de reciclagem. Venha conferir o nosso conteúdo no Instagram!
A ação se conecta diretamente à matriz produtiva sustentável da companhia. A Gerdau recicla mais de 11 milhões de sucata metálica, o que faz dela a maior recicladora de sucata metálica da América Latina. Cerca de 71% do aço produzido pela Gerdau é feito à base da reciclagem da sucata, o que faz o produto ter uma das menores médias de emissão de carbono no setor em todo o mundo – 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (segundo dados da worldsteel).Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço, com a ambição de ser carbono neutro até 2050.
E nos pátios de sucata, a Gerdau tem essa garra recicladora. A ativação no festival consistiu em conseguir coletar no mínimo quatro almofadinhas com as figuras de itens de aço que podem ser reciclados, como um navio, uma moto, um trator. Um dos jogadores era içado e flutuava acima de uma piscina composta dessas almofadinhas e pedaços de espuma. O outro ficava do lado de fora, coordenando a direção do brinquedo, assim como essas máquinas de pegar bichos de pelúcia.
É aí que o conhecimento e a diversão dão as mãos, pois em pouco tempo diferenciamos itens recicláveis e não recicláveis, assim como os que contém aço em sua estrutura. Quem conseguiu, ganhou um pingente em formato de guitarra, feito com aço 100% reciclável.
A cadeia de reciclagem de sucata da Gerdau impacta positivamente cerca de 1 milhão de pessoas que tiram suas rendas nesta atividade, como catadores, sucateiros e cooperativas. A Gerdau, aliás, conta com cooperativas em todo o Brasil para trazerem essa sucata. À sociedade, também fica o convite para contribuir com a correta destinação de itens do dia a dia que contém aço e que podem ser reciclados quando em desuso, como uma panela, bicicleta enferrujada, lata de leite condensado, entre outros, para reciclagem.
Ação social na Favela do Haiti
Como parte das ações no festival, a Gerdau – junto ao The Town, Gerando Falcões e a Fundação Grupo Volkswagen – está em andamento ao projeto de revitalização da Favela do Haiti. A comunidade está localizada em São Paulo, no bairro de Vila Independência, na divisa da cidade de São Caetano do Sul e o distrito do Ipiranga.
O projeto recebeu cerca de R$ 5 milhões. O investimento no desenvolvimento social da área faz parte do projeto Favela 3D que a ONG Gerando Falcões gerencia em outras regiões, e conta ainda com o Instituto Vozes das Periferias, suporte do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo.
Além da capacitação, o projeto tem ações de saneamento, alfabetização e auxílio empregabilidade, impactando positivamente 290 famílias da comunidade e em média mil pessoas, se estendendo por mais 18 meses adiante.
Adicionalmente, a Gerdau e a Gerando Falcões lançaram um chaveiro exclusivo, feito em aço Gerdau 100% reciclável, cujas vendido apenas durante o The Town (nas lojas oficiais e no espaço da Gerdau na área VIP) e cujas vendas foram revertidas aos projetos de desenvolvimento da Favela do Haiti.
Uma longa jornada que abraça a economia circular
Sem dúvida, a transparência das empresas em relação ao modo de operar as suas principais atividades se transformou em um ativo nos dias de hoje. O valor que uma empresa pode atingir está diretamente ligado ao quanto de sustentável o operacional pode ser.
Sabendo disso, a Rock World preparou o The Town 2023 como vitrine de sustentabilidade, com foco na Geração Z, que são os investidores atuais e futuros. É primordial que a população se informe a respeito de toda atividade que tem em sua essência um impacto na natureza. Empresas que não direcionarem seus produtos a serem mais “limpos” estão fadadas ao fracasso.
Além das empresas, cada um de nós pode destinar de forma correta os resíduos para cooperativas que podem ajudar essas mesmas empresas a despertarem mais e mais para o desenvolvimento sustentável.
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