fbpx
festa sustentável

Festa sustentável: descubra 5 formas de comemorar também com o meio ambiente

Comemorar um aniversário, formatura, casamento, churrasco ou alguma razão de felicidade, sempre é muito bom compartilhar com pessoas fazendo uma festa. No entanto, esses eventos geralmente geram muitos desperdícios desnecessários. Porém, é possível comemorar os momentos de felicidade também com o meio ambiente. Saiba então como fazer uma festa sustentável.

Escolha utensílios ecológicos

Pratos descartáveis, talheres e toalhas de papel são muitas vezes a primeira coisa que vem à mente quando se organiza um evento. Talheres de plástico e papel podem parecer mais fáceis de usar, mas geralmente geram muito lixo. Alternativas sustentáveis, como pratos e talheres reutilizáveis, podem ajudar a reduzir o desperdício. Alternativas ao plástico estão sendo desenvolvidas com, por exemplo, copos, pratos e talheres de fibra de coco que podem substituir os utensílios tradicionais de plástico.

Evite o uso de canudos plásticos , que são muito difíceis de reciclar e muitas vezes acabam em nossos oceanos, impactando a vida marinha. Troque-os por uma alternativa mais sustentável, como de inox, de bambu, papel biodegradáveis ou até canudos comestíveis. (Saiba onde comprar)

Planeje um cardápio consciente

Banir o plástico do seu evento é o primeiro passo para uma festa sem desperdício, mas você também pode optar por simplesmente evitar a necessidade de pratos e talheres e optar por alimentos que não estejam embalados em embalagens de plástico.

Planeje um cardápio fácil de comer. Essas alternativas reduzirão a necessidade de talheres descartáveis ​​e embalagens desnecessárias e reduzirão o impacto ambiental de seu evento, ao mesmo tempo que impressionam seus convidados com receitas de dar água na boca. Caso seja realmente necessário embalagens para algum alimento, substitua o plástico pelo papel reciclado e no fim não esqueça de separar para reciclagem. Lembre-se é uma festa sustentável.

Repense o tema da sua festa sustentável

As decorações de festas não são obrigatórias, mas às vezes podem ser uma boa adição quando se deseja organizar um evento temático ou especial. Para aniversários infantis, casamentos, chás de bebê ou simples reuniões ao ar livre para aproveitar o bom tempo, algumas dicas fáceis podem ajudá-lo a reduzir o desperdício ao mesmo tempo em que organiza um grande evento. Você pode, por exemplo, substituir os balões tradicionais por biodegradáveis , guirlandas e confetes com flores ou usar balas e guloseimas para decorar a mesa de aniversário das crianças. Você também pode optar por fazer suas próprias decorações de festa , há muitos vídeos que podem ajudá-lo a criar decorações de festa criativas e pessoais. Por exemplo, você pode criar arranjos de mesa com garrafas de vidro ou usar prendedor de roupa para criar decorações personalizadas com fotos.

Festa Sustentável

Substituir convites de papel tradicionais

Para casamentos e grandes eventos, a primeira alternativa aos convites tradicionais de papel que vem à mente é usar papel reciclado . Você pode comprar papel reciclado em vez do papel tradicional ou até mesmo fazer convites criativos usando papel que você já possui ou papel feito de bambu ou algodão. Você pode até usar o “papel semente ”, que permite plantá-lo após o evento e observar as flores crescerem . Para festas de aniversário infantil, envolva seus filhos na confecção de convites criativos e personalizados. Também é possível evitar completamente o papel criando um evento on-line no qual as pessoas possam responder e dizer se podem participar ou não ou enviar convites por e-mail, mensagens personalizados.

Aumentar a conscientização: explique o que é uma festa sustentável

Por que não aproveitar o evento para conscientizar as pessoas ao seu redor sobre gerenciamento e reciclagem de resíduos ? Antes do evento, explique às pessoas que você pretende sediar uma festa sustentável e sem desperdício. Se você está planejando uma festa de aniversário, pode pedir ao seu convidado que traga presentes ecológicos. Da mesma forma, você pode sugerir que eles prefiram garrafas de vidro em vez de garrafas de plástico.

Você pode até mesmo torná-lo o tema da sua festa criando um evento de zero desperdício e convidando as pessoas a pensar sobre a gestão de resíduos e maneiras de evitar desperdícios desnecessários. No final da festa, pense em separar e reciclar o seu lixo . Você pode até pedir aos seus convidados e filhos para participarem da reciclagem para aumentar a conscientização sobre a gestão de resíduos e o impacto de nossas escolhas de consumo.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e que você esteja ansioso pela sua próxima festa verde e com desperdício zero! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.