estudo geofísico estudo geofísico

Entenda o que é o estudo geofísico e seus diferentes métodos

4 minutos para ler

O que são os estudos geofísicos?

O estudo geofísico é uma ciência que estuda a estrutura, a composição e os processos dinâmicos da Terra, buscando fazer análises e avaliar as propriedades físicas do subsolo.

É muito comum confundir a Geofísica com a Geologia, porém, embora as duas disciplinas sejam semelhantes, elas operam de formas diferentes. Enquanto a Geologia estuda a Terra de maneira direta, a Geofísica estuda o subsolo de maneira indireta através dos métodos de investigação geofísicos.

Quais são as aplicações do estudo geofísico?

O estudo geofísico possibilita a localização de poços de petróleo, depósitos de minerais, água subterrânea, fósseis, artefatos arqueológicos, áreas contaminadas e etc. A Geofísica também é responsável por estudar fenômenos como terremotos, erupções vulcânicas, a gravidade e o campo magnético da Terra, mudanças climáticas, entre muitos outros. Além de tudo isso, os estudos geofísicos podem auxiliar em áreas como engenharia, arqueologia e em assuntos relacionados ao meio ambiente.

Maneiras de realizar o estudo geofísico

Os estudos geofísicos podem ser realizados de 3 formas diferentes:

  • Terrestre: É o tipo de levantamento mais comum e todos os métodos geofísicos podem ser feitos através de levantamentos terrestre.
  • Aérea: Também conhecida como aerogeofísica ou geofísica aérea. Nela os dados são coletados por meio de aviões, helicópteros e drones. É um tipo de levantamento com baixo custo e que permite obter resultados com rapidez. 
  • Marinha: Levantamentos realizados no mar, rios ou lagos através de diferentes tipos de embarcações. Normalmente, esse tipo de levantamento está associado à investigação de petróleo.

Métodos do estudo geofísico 

Como mencionamos anteriormente, os métodos de investigação geofísicos ocorrem de maneira indireta. Para isso, eles se baseiam em características que envolvem o campo eletromagnético das superfícies, a propagação de ondas que atuam sobre ela, e a emissão de radiação por parte delas.

Existem diferentes métodos de investigação geofísicos, entre os principais podemos destacar:

Método Gravimétrico

O método gravimétrico consiste na análise das variações no campo gravitacional terrestre. Ele pode ser realizado tanto por levantamento terrestre quanto por levantamentos aéreos.

Métodos elétricos

Os métodos elétricos se baseiam nas propriedades elétricas dos metais que compõem a superfície, levando em consideração características como a condutividade, a resistividade, o potencial espontâneo e a polarização induzida.

Métodos eletromagnéticos

Esse método leva em consideração as propriedades elétricas e magnéticas da superfície. Através do fenômeno de indução, condutores elétricos provocam distorções no campo eletromagnético do local que são detectadas por determinados aparelhos fornecendo informações sobre a superfície.

Método Magnetométrico

Os métodos geofísicos eletromagnéticos são baseados nas variações do campo magnético da superfície e na susceptibilidade magnética das rochas que existem naquele local, que podem fornecer diversas informações.

Radiométrico

O método radiométrico, também chamado de gamaespectrométrico, leva em consideração fontes de radiação gama detectadas na superfície, que são emitidas a partir da desintegração natural de certos elementos químicos.

Métodos sísmicos

Os métodos sísmicos se baseiam na propagação de ondas. Eles são divididos em dois tipos: o método sísmico de reflexão, que faz uso das ondas refletidas, e o método sísmico de refração, que faz uso das ondas refratadas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp