Publicidade

Dia mundial do veganismo

O Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial Vegano (World Vegan Day, em inglês),  comemorado no dia 1º de novembro, celebra a consciência vegana, ou seja, um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. O veganismo não aconselha a ingestão de alimentos de origem animal e derivados, como leite e ovos, por exemplo.

O Dia Mundial Vegano foi estabelecido em 1994 por Louise Wallis, então presidente da Vegan Society da Inglaterra (instituição vegana mais antiga do mundo)  a que oficializou o termo “vegano”. Louise estabeleceu que todo dia 1º de novembro seria comemorado o Dia Mundial Vegano justamente no aniversário de 50 anos da Vegan Society, criada em 1944.

Veganismo 

O Veganismo é um  estilo de vida adotados por muitos que consiste  em não consumir  nenhum tipo de produto ou alimento de origem animal ou seus derivados. Isso inclui  todos os tipos de carnes, todos os laticínios, ovos, mel e tudo que tenha em sua origem o sofrimento de algum animal. Nenhum produto de origem animal é livre de sofrimento e é por isso que os veganos não os consomem.

Além da alimentação, os veganos  não apoiam ou colocam o seu dinheiro em nada que envolva sofrimento, inclusive de outros seres humanos. Circos com animais, roupas com peles de animais – incluindo couro –, rodeios, cosméticos e produtos de higiene testados em animais, produtos sabidamente produzidos por trabalhadores em condições desumanas e tantos outros itens estão fora da vida de uma pessoa vegana.

Então, os veganos opõem-se, obviamente, à caça e à pesca, ao uso de animais em rituais religiosos, bem como a qualquer outro uso que se faça de animais.

Segundo a National Geographic, ao escolher uma alimentação vegetariana estrita, você consome 60% menos água do que uma pessoa com uma dieta à base de carne. Por ano, são quase um milhão e meio de litros de água economizados. É aí que dá pra perceber a verdadeira relação entre uma alimentação sustentável e o vegetarianismo.

Alimentação e o veganismo 

Muita gente questiona a alimentação dos veganos em relação às vitaminas e proteínas presentes na carne. Porém, a marca da culinária vegana são receitas lindas, criativas, saborosas e saudáveis.

As fontes de proteínas na alimentação são as leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico, por exemplo) e as oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim). O único nutriente ausente desta dieta é a vitamina B12, pois só pode ser encontrada em produtos de origem animal. Para obtê-la, os veganos podem fazer suplementação e consumir produtos enriquecidos com ela, como leites vegetais.

Brasil e o veganismo 

Em relação ao ranking mundial da plataforma, o Brasil aparece na 30º posição no interesse de buscas pelo termo veganismo. Um levantamento do google revela que nos últimos cinco anos, o interesse mais que triplicou (+345%). Em 2015, o interesse por veganismo ultrapassou a curiosidade sobre vegetarianismo.  Os internautas elaboram perguntas como ‘O que é comida vegana?’, ‘O que é ser vegano’ e ‘O que os veganos comem’. 

 Os países que estão em primeiro lugar na lista de interesse são, pela ordem: Austrália, Israel, Nova Zelândia, Canadá e Reino Unido. A Irlanda, que abriga Dublin, a capital do veganismo segundo o TripAdvisor, está na 10ª colocação

Siga o Meio Sustentável:

Adicione o texto do seu título aqui

Publicidade

Notícias Mais Lidas

Publicidade

Conteúdos Relacionados

mirtilo

Mirtilo: saiba como consumir e todos os benefícios para sua saúde 

Aveia: conheça os 11 principais benefícios e saiba como consumir

tâmara

Tâmara: saiba o que é, como consumir e quais são os benefícios

Proteína vegetal

Proteína vegetal: o que é e quais são os 26 melhores alimentos 

Marcas Responsáveis

Conheça empresas que levam a sustentabilidade no seu DNA

Marcas Responsáveis

Últimos conteúdos

Reciclagem

Reciclagem de latas: entenda a importância  e saiba como funciona

O alumínio é um dos materiais mais eficientes quando falamos de reaproveitamento. Descubra como funciona a reciclagem de latas e
Reciclagem

Reciclagem de alumínio: importância, benefícios e como fazer

A reciclagem de alumínio é uma prática importantíssima que tem ganhado cada vez mais destaque na busca por soluções sustentáveis.
Reciclagem

Descarte de eletrônicos como fazer: tudo o que você precisa saber

Descarte de eletrônicos como fazer: o lixo eletrônico ou e-lixo, refere-se aos aparelhos eletrônicos que não têm mais utilidade. Entenda
metais recicláveis como latas
Reciclagem

Metais recicláveis: descubra como é feita a reciclagem de metal

Descubra o processo da reciclagem de metais e como transformar resíduos metálicos em novos produtos, promovendo sustentabilidade e preservação ambiental.
Planeta

ABNT PR 2030: saiba o que é e como incorporar na sua empresa

A ABNT PR 2030 surge como uma importante diretriz, promovendo ações concretas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)!
Reciclagem

Guia completo óleo de cozinha reciclagem: entenda como fazer

O óleo de cozinha é um dos resíduos mais comuns nas nossas casas e muitas vezes é descartado de maneira
Reciclagem

Guia completo sobre reciclagem de pilhas: importância e cuidados

Pilhas são essenciais, mas seu descarte inadequado pode causar graves impactos ambientais. Confira nosso guia completo sobre reciclagem de pilhas!
Biodiversidade

Biomassa: entenda o que é, vantagens e os produtos derivados

Além de ser uma opção ambientalmente amigável, a biomassa oferece uma série de vantagens, como a redução de emissões de