Monitoramento ambiental Monitoramento ambiental

Entenda o que é monitoramento ambiental e como ele é feito

4 minutos para ler

O que é monitoramento ambiental?

O Monitoramento Ambiental é uma ferramenta que visa controlar os impactos causados no meio ambiente. Ele consiste em um conjunto de processos e parâmetros que coleta dados que acompanham e ajuda a controlar as alterações (sejam elas positivas ou negativas, naturais ou causadas pelo homem) que ocorrem em determinado local.

Essa é uma ferramenta indispensável para a criação de leis e políticas que auxiliam na conservação e preservação das florestas. Além disso, é uma forma de permitir uma relação mais harmoniosa entre a natureza e os seres humanos.

O Monitoramento Ambiental está previsto na Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), regulamentada pela Lei Federal nº. 6.938/1981, que estabelece “a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana(…)”. 

Para que serve o monitoramento ambiental?

O Monitoramento Ambiental tem o objetivo de avaliar e controlar as condições de determinada área visando fornecer informações que auxiliem na criação de medidas de recuperação conforme a necessidade do local. Ele é responsável por dar um diagnóstico, através de métodos qualitativos e quantitativos, do estado da área e do que pode ser melhorado.

Através da coleta de dados, são observadas as mudanças que ocorrem no local e analisados os impactos causados na área. A partir das informações obtidas é possível identificar os fatores necessários para que a qualidade ambiental da área seja mantida ou, se for o caso, as ações necessárias para que o local seja recuperado. 

É com base nessas informações que são definidas políticas ambientais e medidas de controle, planejamento, recuperação, preservação e conservação.

Dessa forma, podemos dizer que o monitoramento ambiental é importante para:

  • desenvolver medidas de mitigação dos impactos ambientais;
  • reduzir e minimizar o impacto gerado pela atividade humana;
  • a recuperação e o gerenciamento de áreas degradadas e contaminadas;
  • conservação da cobertura florestal;
  • manter a qualidade do ar, do solo e da água;
  • corrigir possíveis desequilíbrios nos ecossistemas da região;
  • o controle e proteção da fauna local;
  • auxiliar na definição de políticas ambientais.

Como é feito o Monitoramento Ambiental?

A maneira como o monitoramento ambiental será realizado depende da área e do objetivo pretendido. De forma geral o monitoramento pode ser realizado de duas formas:

  • Micro escala: A monitorização em micro escala acontece quando se pretende focar em uma área ou situação específica, monitorando um contexto geográfico pequeno e limitado. Por exemplo, o estudo dos impactos causados pela emissão de gases poluentes de uma indústria em uma determinada região.
  • Macro Escala: a monitoração em macro escala, embora também possua objetos de estudo específicos, ela lida com contextos vastos e mais amplos, acompanhando áreas extensas. Podemos citar como exemplo o controle da qualidade das águas de um rio.

Parâmetros gerais de monitoramento

Os parâmetros gerais de monitoramento são características e informações básicas sobre a área determinada que serão utilizados como base durante a monitoração. Essas informações são indicadores selecionados previamente que demonstram as condições qualitativas ou quantitativas do que será medido e avaliado. Eles são importantes pois são os fatores que servirão como base para comparar e analisar os resultados.

São diversos os parâmetros que são analisados quando se está monitorando um determinado local. A escolha desses parâmetros vai depender da área monitorada, do objetivo do que será analisado e das informações que se pretende obter, mas de forma geral os parâmetros levam em consideração aspectos que englobam características físicas, químicas e biológicas do local, a fauna e a flora e a situação socioeconômica da área.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp