Recentemente, uma descoberta no Brasil chamou a atenção dos cientistas em nível mundial: uma falha geológica na cidade de Maricá, região Metropolitana do Rio de Janeiro, que teria uma capacidade promissora de jazidas de hidrogênio branco.
Muito tem se falado em hidrogênio verde como alternativa aos combustíveis fósseis para a transição energética mundial. No mundo desse gás natural, as cores são muitas, mas uma ainda é pouco explorada e se tem pouco conhecimento: o hidrogênio branco, que pode ser encontrado na sua forma gasosa em depósitos subterrâneos e é totalmente incolor. Com potencial de ser livre de carbono, também poderia ser produzido pela gaseificação de resíduos de plástico, biomassa e outros rejeitos.
O anúncio foi feito durante o 3° Congresso Brasileiro do Hidrogênio, no fim de maio, e atraiu pesquisadores e investidores nacionais e internacionais. O evento contou com cerca de 4 mil visitantes e mais de 40 expositores discutindo o potencial do hidrogênio no futuro da descarbonização. Na ocasião, também foi apresentado um protótipo de ônibus movido à hidrogênio, que foi batizado de “Vermelhinho” e desenvolvido pelo município, em parceria com a UFRJ. A iniciativa faz parte do esforço da cidade de descarbonizar toda a frota municipal até 2038.
O estudo ainda inicial da falha geológica foi realizado pelos pesquisadores internacionais Christophe Rigollet, gerente de Geociências da CVA Engineering; Alain Prinzhofer, diretor científico da GEO4U; e Paulo Emílio de Miranda Brasileiro, professor, presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio e que já vem realizando outros trabalhos no setor do hidrogênio na cidade carioca. Para a descoberta, eles fizeram pequenas sondagens em várias partes da cidade e detectaram a emissão de hidrogênio acima da capacidade de medição do próprio equipamento.
O diretor de Indústria e Energia da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Pedro Mota Di Filippo, explica que os esforços estão concentrados agora em identificar o potencial descoberta e que a Codemar está à frente desse esforço junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maricá.
“Maricá não economizará esforços para aprofundar e explorar todo o potencial dessa descoberta. Já neste ano iniciaremos um grande PD&I – Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, afirmou o diretor, em nota.
Esse artigo foi originalmente escrito pela Redação de Um Só Planeta. Leia o original.